7 motivos para sua empresa usar um sistema de Agendamento de Docas

Atualmente os mercados vêm sofrendo grandes mudanças de todas as naturezas. E sua empresa no âmbito logístico, como vem se adaptando a essa nova realidade de uma maior modernização dos processos?

Para as operações logísticas internas, atualmente é possível encontrar diversas soluções em termos de sistemas de agendamento de docas, de fácil acesso e com custos reduzidos. Isso para uma maior eficiência operacional de sua área logística.

Por isso, neste artigo você vai ver 7 motivos para sua empresa usar um sistema de Dock Scheduling ou sistema de agendamento de docas.

Por que adotar um sistema de agendamento de docas?

Imagine você um depósito que todos os dias recebe milhares de volumes de materiais vindo de diferentes fornecedores. Assim, é necessário um mínimo de gestão e organização para que haja atividades mais eficientes na hora de receber esses materiais, por exemplo.

Um gerenciamento ineficiente das docas pode trazer ineficiências para todos os envolvidos numa cadeia de suprimentos, embora as transportadoras e empresas de operações logísticas sofram as maiores consequências.

Sendo assim, os fornecedores e a empresa que for receber os materiais, precisam estar alinhados e envolvidos em um sistema que permita uma comunicação integrada e em tempo real.

Sabemos que as filas e horas de espera de caminhões nas proximidades das docas para carregamento ou descarga de materiais, pode trazer baixos níveis de produtividade, desperdícios ou maiores custos, devido o tempo de espera. 

Resultando, inclusive, na insatisfação de clientes, pois os atrasos envolvem fornecedores, transportadores e abastecimento de lojas.

Nesse sentido, tem feito muito sentido adotar um sistema de agendamento de docas (Dock Scheduling).

Motivos para sua empresa usar um sistema de agendamento de docas

1 – Falta de planejamento

Pode haver atrasos e os motoristas esperarem para carregar ou descarregar, gerando atrasos nas operações. O que às vezes leva sua empresa a ter que pagar por maiores números de diárias aos transportadores.

Quando o dia de trabalho é agendado, os motoristas são condicionados a atenderem os horários de compromissos. Além disso, é possível rastrear o tempo de partida e chegadas dos motoristas.

2 – Maiores custos 

Um sistema de programação de docas eficiente permite que sua empresa crie um cronograma de carga e descarga com base no seu quantitativo de pessoal. Quando você sabe que são esperados volumes maiores de cargas, você consegue gerenciar o pessoal de forma mais eficiente, evitando pagar horas extras.

O que significa ainda que você pode fazer uma redistribuição das cargas em turnos específicos de operação de sua empresa.

Outro fator é que um estudo trazido por Mercer Management Consulting nos EUA, ressalta um sobrepreço em torno de 8% nos valores praticados por transportadoras. E, sabemos que essa conta é distribuída para toda a cadeia de suprimentos.

Jovem que trabalha em um armazém com caixas

3 – Vantagem competitiva para todos os envolvidos

Sabemos que atualmente a competividade ocorre em toda a cadeia produtiva e não apenas em um elo em específico.

Por isso, o agendamento antecipado de horário não deve ser entendido como uma simples atividade de controle.

Mas que seja um agendamento feito com precisão e eficiência, o que geralmente traz grandes benefícios para todos os envolvidos na cadeia de produção e logística, com vantagem competitiva para todos.

4 – Tempo despendido em atividades que não agregam valor

Segundo Rachel Nemecek, em um estudo conduzido por ela nos Estados Unidos, a maioria das empresas embarcadoras gastam em média 40% do seu tempo com definições de transportadoras, ajustes de horários e tarefas de responder informações por telefone, envio de e-mails etc.

E, isso não é nada produtivo. 

Mas a boa notícia é que hoje existem soluções para esses casos, como é o caso das soluções em nuvem e aplicativos fáceis de adotar e de utilizar, trazendo mais eficiência e redução de custos nas suas operações.

5 – Antecipação de erros 

Um sistema de agendamento de docas permite visualizar qualquer informação errada e erros nas operações logísticas. O que evita o retrabalho, o reagendamento e maiores custos.

Sabemos que novos espaços nas docas não são encontrados com frequência, e por isso, é sempre bom ter eles bem aproveitados.

E, com um sistema de gestão apropriado, é possível obter relatórios e insights informativos sobre os agendamentos e as ocupações das docas, com toda uma dinâmica logística.

Outro caso, nas notas fiscais das mercadorias e materiais constam tudo que será entregue. E a partir dessas informações, há uma maior possibilidade de organização dos materiais e ainda se há dados e informações incoerentes.

6 – Cliente mais exigente

Hoje, os consumidores e clientes estão mais exigentes. E com isso, eles têm ganhado mais autonomia no processo de decisão de compra e consumo, podendo inclusive rastrear suas mercadorias e produtos em tempo real.

E, se sua empresa está envolvida numa cadeia de suprimentos que não possui um sistema de gerenciamento de docas eficiente, pode haver impactos na satisfação do cliente. Isso é devido aos atrasos que podem ocorrer no recebimento dos pedidos.

E, como está mais difícil conquistar um cliente, a empresa não pode muito menos perdê-lo.

7 – Comunicação mais eficiente

Sabemos que a qualidade da comunicação é essencial para todos os envolvidos numa cadeia de suprimentos, e ter um sistema de agendamento de docas facilita os relacionamentos, trazendo maior exatidão, informações mais estratégicas e transparência na comunicação e na tomada de decisão entre todos os envolvidos. 

Concluindo

Neste artigo você viu a importância e alguns motivos para se ter um sistema de Dock Scheduling ou agendamento de docas para maiores oportunidades de eficiência e melhores resultados logísticos para sua empresa.

Acesse agora e conheça nossa solução completa para gestão  de pátio, a Trackage Maestro. Você vai garantir uma gestão do pátio e controle do agendamento eficiente das docas por meio desse aplicativo.


Deixe uma resposta