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Monitoramento para redução de custos: o case Trackage + LATAM

Você com certeza já ouviu falar da LATAM, a maior companhia aérea da América Latina, sediada em São Paulo. Ela também faz parte do LATAM Airlines Group, uma holding chileno-brasileira com operação em toda a América do Sul.

Este artigo conta um pouquinho da nossa experiência fantástica que tivemos com a companhia e de como ela abriu portas e proporcionou aprendizados para a Trackage.

Vem descobrir com a gente!

 

Trackage + Latam

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A Trackage tem uma história muito especial com a LATAM.

Como todos sabem, surgimos em 2014 com o objetivo de monitorar malas de viajantes, evitando extravio e violação das mesmas.

Foi exatamente essa a nossa proposta no primeiro contato com a LATAM: monitorar malas dos clientes da companhia aérea.

 

Mudança de Planos

Ainda no primeiro contato com o Sérgio, diretor na época, apresentamos nossa tecnologia para ele: dispositivo GPS, aplicativo e dashboard focados em rastreabilidade em malas.

Rapidamente os tomadores de decisão na época enxergaram uma grande oportunidade, que definiria completamente o destino da Trackage naquele ano e pra sempre.

Fomos direcionados para outra área da companhia aérea, com uma demanda real e urgente de monitoramento dos tratores que circulavam no solo dos aeroportos.  Nosso primeiro cliente corporativo. E era a LATAM.

Foi uma notícia maravilhosa para toda a equipe saber que teríamos a maior companhia aérea da América Latina como cliente. E uma grande surpresa também saber que, justamente em uma companhia aérea, a Trackage não iria monitorar malas e sim tratores.

Mas como?

 

Área Estratégica

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Entramos em uma fase de entendimento de como operavam os tratores no solo do aeroporto. Enxergamos que não havia controle e mensuração dos tempos de operação dos mesmos.

Quanto tempo um trator demora para se deslocar no aeroporto? Com qual velocidade ele se desloca? Em qual região ele fica parado por mais tempo? Quando tempo ele demorava para sair do local quando solicitado? Quais os padrões de ociosidade dos tratores? Faltava essa visão, de como funcionava.

Pode ter certeza: a falta de visão sempre impacta em custos desnecessários e até prejuízos operacionais. Não há como melhorar o que não se consegue mensurar.

A partir do momento que os gestores da LATAM tivessem controle e visão de tudo que acontecia na operação, ficaria mais fácil identificar onde poderiam otimizar e reduzir custos.

Faltava informação. E estávamos prontos para fornecê-la em tempo real.

 

Projeto Piloto

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Projeto Piloto é um projeto experimental onde se analisam diversos aspectos de uma solução dentro de um determinado prazo. A partir desta análise, funcionalidades podem ser acrescentadas e escopo alterado, para posteriormente implementar a solução.

Em janeiro de 2017 começou o primeiro piloto Trackage + Latam nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, que contemplava o monitoramento de 20 tratores.

Foi extremamente necessário fazermos um projeto piloto para entendermos como nossa tecnologia iria se adequar e ser útil para a LATAM.

 

Piloto validado com sucesso!

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Assim que começamos o projeto piloto, fornecemos para a área estratégica acesso a informações básicas de rastreabilidade:

  • Geolocalização dos tratores em tempo real;
  • Rota e tempo de deslocamento;
  • Velocidade e aceleração;
  • Tempo que cada trator ficava parado (ociosidade) em cada ponto do aeroporto;

Validado o piloto, era hora de começar o projeto real.

 

Área de Operações

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Com várias informações já coletadas, identificamos várias novas oportunidades de agregar valor também à área de operações da LATAM.

Iniciamos o desenvolvimento de uma solução para alocar atividades para os tratores que estivessem ociosos e mais próximos da tarefa a ser executada.

Recebemos também da companhia aérea, diversas sugestões de funcionalidades  para agregarmos e customizarmos nossa plataforma (que até então monitorava objetos) às expectativas do setor de operações. Uma delas era a necessidade da visualização do trator se mexendo no mapa em tempo real (similar aos aplicativos de táxi).

Os próximos meses foram de entendimento de problema, vivência na área de operações e criação de soluções para resolver os gaps da companhia aérea, além de agregar e otimizar processos.

Já no 2º semestre, definimos uma estratégia junto à área de operações para expandirmos nossa operação em Guarulhos e monitoramos todos os tratores em operação da companhia aérea.

 

Nascia o Trackage Autos

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Monitorar tratores era totalmente novo para nós. Foi quando a Trackage teve seu momento ”eureca” e entrou de vez no mercado automobilístico, o qual já havíamos mapeado mas não atuávamos até então.

Foi um aprendizado gigantesco, tivemos diversos desafios para operacionalizar bem no setor e nos adequarmos ao monitoramento de autos.

Podemos dizer que a LATAM acelerou e muito este processo e o início da nossa expertise em monitoramento de veículos, eficiência logística e otimização de processos, que correspondem hoje à maioria do portfólio e atuação da Trackage.

 

Resultados

tratores

 

Área Estratégica

  • A tecnologia Trackage proporcionou à LATAM a oportunidade de visualizar dados acerca da movimentação dos tratores, o que gerou mais informação para a tomada de decisão dos gestores da área estratégica.

Área Operacional

  • Otimizamos processos operacionais com a alocação de atividades para os tratores. A partir da nossa solução, a LATAM pode entender gargalos da operação e planejar de forma mais eficiente seus processos.

Redução de Custos

  • Otimização de processos vem sempre acompanhada de redução de custos. Em 1 ano de operação, a LATAM diminuiu em 15% sua necessidade de mão de obra e em 40% seus custos de manutenção de tratores;

 

Potencial 4.0

Graças ao nosso extenso aprendizado com o Projeto LATAM, pudemos enxergar um mercado gigante à vista, indo muito além do monitoramento de objetos que fazíamos antes.

A chamada indústria 4.0 chegou com tudo e exige justamente a tecnologia que utilizamos com os tratores: rastreabilidade, geração de conhecimento estratégico e otimização de processos.

 

industria40

Com isso, a Trackage se reinventou, abandonamos o mercado de turismo e, em pouco tempo, replicamos nossas soluções em grandes nomes da indústria, tais como: Whirlpool, Mercedes Benz, Votorantim Cimentos, 3M e Ultragaz.

São imensuráveis nossa gratidão e aprendizado por termos participado do Projeto Trackage-LATAM.

Temos certeza que foi ele que nos abriu as portas e gerou insights que nos fizeram explorar cada vez mais nosso potencial.

Valeu, LATAM!

Até o próximo!

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