Skip to main content
5-atitudes-que-comprometem-sua-seguranca-em-viagens

5 atitudes que comprometem sua segurança em viagens

O que você anda fazendo em nome da sua segurança em viagens?

Quando você viaja você está sempre atento? Fala no celular andando na rua? Carrega todo o seu dinheiro na carteira? Você sabia que em muitos destinos turísticos há pessoas que conhecem o comportamento do turistas, e sabem identificar os que são mais cuidadosos, dos distraídos? 
Sem saber, você pode estar tendo atitudes durantes suas viagens que comprometem a sua segurança. Continue lendo para saber quais são estas atitudes e como evitá-las.

 

1- Andar distraído tirando fotos

tirar-fotos-atitudes-que-comprometem-sua-seguranca-em-viagens

A cidade é tão nova, as ruas tem tantos detalhes interessantes, os cheiros e cores daquele mercado roubam a sua atenção. Nisto você não percebeu a aproximação de pessoas estranhas que podem roubar a sua câmera, ou mesmo abrir a sua bolsa sem você perceber.
Mesmo viajando acompanhado é fácil se distrair e descuidar da segurança. Esteja sempre atento ao que está acontecendo ao redor, mesmo em países ricos. Se estiver viajando sozinho, visualize a cena que quer fotografar e apenas tire o celular ou câmera no momento do clique. Volte a guardá-lo em seguida.

 

2- Usar roupas e acessórios caros

roupas-acessorios-caros-atitudes-que-comprometem-sua-seguranca-em-viagens

Bolsas e relógios de marca podem cair muito bem nas suas fotos de viagem, mas são um péssima ideia do ponto de vista da segurança. Fazem de você um alvo preferencial para mal intencionados, já que eles buscam bens de valor para roubar.
Chame menos atenção para você: use roupas discretas e acessórios que não pareçam muito caros. Ao atender o telefone, ou usar algum outro eletrônico caro, o faça dentro de um restaurante ou outro lugar reservado.

 

3- Deixar seus pertences sozinhos

objetos-atitudes-que-comprometem-sua-seguranca-em-viagens

Alguns poucos minutos que a sua bagagem fica sozinha pode ser o suficiente para um ladrão experiente retirar algum objeto de valor ou, o que pode ser até pior, colocar algum produto proibido para passar pela segurança no aeroporto.
Nunca se afaste da sua bolsa, nem por poucos minutos, principalmente em locais de grande concentração de pessoas.

 

Nos taxis, se precisar descer para pedir alguma informação, e for inviável levar junto toda a bagagem, pelo menos tenha consigo os documentos e os objetos de maior valor. Há relatos de turistas que desceram para perguntar o preço de um hotel, e o taxista fugiu com toda a bagagem.

 

4- Não se informar antes de sair para passear

nao-se-informar-atitudes-que-comprometem-sua-seguranca-em-viagens

O desejo de explorar a cidade e ser surpreendido pelo inesperado pode levar alguns turistas a caminhar pela cidade sem saber exatamente a que partes estão entrando. Se por um lado a atividade realmente é interessante, por outro você se arrisca a passar por lugares que são conhecidamente inseguros, onde é comum a ocorrência de violência urbana.
Esta situação é facilmente evitada se, antes de sair para explorar o novo destino, você perguntar ao recepcionista do hotel onde está hospedado quais são as regiões onde é seguro passear, e se há algum horário em que passa a não ser seguro. Para se organizar melhor, confira 6 aplicativos essenciais para você viajar.

 

Carregar muito dinheiro vivo

dinheiro-vivo-atitudes-que-comprometem-sua-seguranca-em-viagens

Dinheiro vivo pode ser a maneira mais barata de levar dinheiro para o exterior, mas é também a menos segura. Diferente do que os cartões de crédito ou dos travel money (cartões pré-pagos), em caso de roubo ou perda você não conseguirá recuperar o valor perdido.
A melhor forma de se proteger ao carregar grandes valores, é não guardar todo o montante no mesmo lugar. Distribua em diferentes bolsas, e ao sair para passear, sempre deixe dinheiro no hotel. Assim, caso aconteça algo você provavelmente não perderá todo o valor.
Além disso, evite contar dinheiro em locais públicos. Deixe os trocados para pequenos pagamentos separado das notas grandes e, se precisar manusear, vá para um local seguro, seja dentro de uma loja ou de um banheiro.

 

Esperamos que nossas dicas te ajudem a ter uma viagem mais segura. Temos também um guia prático do que se deve fazer em caso de Extravio de Bagagens em aeroportos. Você pode conferir clicando aqui: Extravio de Bagagem – O que fazer?.

Demais dicas e destinos de viagem, você vai sempre encontrar aqui no Blog Trackage.

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

2 comentários em “5 atitudes que comprometem sua segurança em viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *