Skip to main content
Woman walking in airport with hand luggage suitcase

Passagem Aérea: 5 dicas para economizar

Quem nunca comprou uma passagem aérea e, apenas algumas horas depois, encontrou-a por um valor mais baixo?

Ou então quem nunca encontrou um bom preço, demorou um pouco para se decidir e quando tentou comprar já era tarde?

Primeiramente, para se economizar é preciso entender um pouco como funciona o sistema de precificação das companhias aéreas. Funciona de maneira diferente de outros serviços, que possuem um preço pouco variável. A lógica é a seguinte: As empresas dividem os aviões em blocos, onde cada bloco tem um valor. Funciona de maneira similar aos lotes de ingresso para eventos e você acaba pagando um valor maior ou menor de acordo com a oferta e demanda para o voo.

Além disso existem alguns critérios que interferem no preço, tais como: temporada, dia da semana, horário, dentre outros. E a partir deles, confira nossas 5 dicas para economizar em suas passagens, podendo com isso viajar mais gastando pouco:

 

Dica 1: Compre sua passagem aérea fora de temporada

passagem-aérea

Como o sistema de precificação funciona de acordo com a oferta e demanda, em janeiro, fevereiro, julho, dezembro e feriados, você encontrará passagens com um custo maior, pois muitos podem viajar apenas nessas épocas. Se você puder, prefira viajar em meses como maio e setembro.
 

Dica 2:  Tente comprar em dias da semana diferentes

passagem-aérea

Alguns dias da semana possuem valores promocionais. Na maioria dos casos, os dias são terça, quarta e quinta, já que estão distantes da alta demanda do final de semana. Caso você não tenha muita restrição quanto ao dia de viajar, faça pesquisas alterando o dia do seu voo. Pode fazer uma diferença enorme no valor final da passagem.
 

Dica 3: Compre com antecedência

passagem-aérea

Você está cansado de saber que deve comprar suas passagens com antecedência. Quanto antes melhor, certo? Errado. Antecedência demais também te faz pagar mais caro pela passagem aérea, pois, nenhuma companhia fará promoções imperdíveis para daqui um ano. Normalmente os preços estão promocionais cerca de 3 meses antes da data de viagem.

Segundo o site Melhores Destinos, é ideal comprar sua passagem aérea nacional com antecedência de 25 a 40 dias na baixa temporada e de 60 a 90 dias na alta temporada. Já as internacionais, o site recomenda adquirir cerca de 30 a 60 dias antes na baixa temporada e de 60 a 120 dias antes na alta temporada.
 

Dica 4. Comece a converter gastos do cartão de crédito em milhas

passagem-aérea

Normalmente, nas faturas de cartão de crédito, você pode acumular pontos e que sua vez podem ser transformados em milhas em programas de fidelidade das companhias aéreas. Se você utiliza bastante seu cartão de crédito, é uma ótima forma de se economizar em passagens.
 

Dica 5. Pesquisar, pesquisar e pesquisar.

passagem-aérea

A pesquisa de passagens é muito importante. Principalmente se você não tem um alto grau de fidelidade a uma companhia aérea específica. O preço da passagem varia muito de companhia para companhia.

Você pode pesquisar em agências virtuais (Decolar ou CVC online) ou sites que comparam os preços (Voopter, Orbitz ou Skyscanner). Pode também ir direto aos sites das companhias (LATAM, Azul ou Gol).

Indo direto aos sites das companhias, você garante um preço atualizado e somente com a taxa mínima que a própria companhia cobra. Porém, você terá que abrir várias abas e fazer diversas pesquisas em cada site, o que pode tomar bastante de seu tempo e ser um pouco complicado de organizar.

No caso das agências virtuais, os preços de diferentes companhias são ranqueados de acordo com o menor preço disponível, porém é cobrada uma tarifa de serviço por passagem, o que pode acabar não compensando no custo final.

Os comparadores de preço são os que mais recomendamos, pois o serviço também ranqueia as passagens de acordo com seu custo para o viajante e, depois de selecionada a opção, o site te direciona diretamente para o site da companhia aérea escolhida. E este serviço é gratuito.

Se você estiver atento a esses 5 fatores, vai sempre estar na frente de outros viajantes e quem sabe ter oportunidade de viajar mais vezes apenas com o dinheiro fruto de algumas economias.

Acompanhe sempre as dicas do Blog Trackage que, além de te ajudar a economizar, te orienta em questões de segurança, hospedagem, roteiros, dentre outros. Tudo para você viajar tranquilo sempre.

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

6 comentários em “Passagem Aérea: 5 dicas para economizar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *