Skip to main content
startups de hardware

5 vantagens competitivas de Startups de Hardware

Startups de Hardware estão com força total. A revolução da Internet das Coisas e do Movimento Maker abriram caminho para que empreendedores construam dispositivos capazes de se comunicar à internet e transformar objetos comuns em objetos inteligentes.

startup-de-hardware

O que sempre caracterizou uma Startup foram pessoas talentosas, modelos de negócio disruptivos e, claro, desenvolvimento de software.

No entanto, startups de hardware estão seguindo um caminho diferente: continuam firmes no Canvas, treinando o pitch e desenvolvendo um software cada vez mais poderoso.

 

Porém, é essencial incluir sensores, chips, placas, engenharia e firmware nesse pacote.

Quem desenvolve do zero uma startup de hardware enfrenta muitas dificuldades estruturais, burocráticas e o custo é geralmente bem mais alto que as de software.

Sem contar a dificuldade maior em se escalar a startup, por isso ainda existe um gap muito grande de startups e profissionais de hardware no Brasil.

 

Startups de Hardware e as 5 forças de Porter

O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido pelo autor em 1979, destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, chamados de forças competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.

O modelo das Cinco Forças de Porter engloba os seguintes elementos:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Poder de negociação dos clientes;
  • Ameaça de novos entrantes;
  • Ameaça de produtos substitutos

Baseados nas 5 forças de Porter, selecionamos 5 vantagens para ter ou investir em uma Startup de Hardware:

 

1ª Força de Porter: Rivalidade entre concorrentes

tech

Em uma startup de hardware, a concorrência é definitivamente menor. Há muito campo no setor de Internet das Coisas e dificilmente podemos encontrar 2 startups de hardware prestando exatamente o mesmo serviço, sendo seu grau de diferenciação muito maior.

 

2ª Força de Porter: Poder de negociação dos fornecedores

placa

Por existir um numéro bem menor de startups de hardware no Brasil, a negociação com fornecedores se torna mais facilitada. E não faltam bons fornecedores de placas, peças e chips no Brasil e no mundo.  Bem diferente do que se existisse apenas um fornecedor.

 

3ª Força de Porter: Poder de negociação dos clientes

hardware-startup

Como a entrega de produtos e serviços da startup envolve um hardware e, dificilmente o cliente poderá recorrer a um produto/serviço totalmente substituto, a startup de hardware terá mais vantagem competitiva. Não haverá grande pressão de clientes por preço baixo e entrega ultra-rápida.

Isso não quer dizer que sua startup de hardware não deva satisfazer ao máximo seu cliente, apenas quer dizer que a pressão será menor do que em relação a uma empresa com vários concorrentes.

 

4ª Ameaça de novos entrantes

costumer

Uma startup de hardware possui enorme barreira de entrada para novos entrantes. Não é da noite pro dia que uma startup de hardware pode entrar no mercado, pois, além dos custos serem bem altos, são necessárias regularizações por órgãos competentes, aprovação em políticas públicas, domínio de canais de distribuição, dentre outros.

Não se trata apenas de desenvolver um aplicativo e disponibilizar seu download em app stores.

 

5ª Ameaça de produtos substitutos

patente

Há um grande grau de diferenciação de produto no caso do hardware. E, mesmo que uma startup concorrente consiga chegar exatamente no seu produto, ele não pode ser copiado devido ao registro de patente, essencial em uma startup de hardware.

A Trackage é exemplo claro de Startup de Hardware, tendo desenvolvido uma solução única de Monitoramento. Para entender um pouco mais, sugerimos a leitura dos textos A era da Internet das Coisas: Tudo pode ser conectado! e  Internet das Coisas (IoT): 15 Startups brasileiras para ficar de olho.

Até o próximo texto!

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *