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3 aplicações de IoT para melhorar o setor de Turismo

Não é segredo para ninguém que a ascensão da Internet está exercendo um papel de suma importância no setor de Turismo, por meio de reservas on-line, aplicativos envolvidos em toda a viagem, dentre outros fatores. O que muitos não sabem é que a modernização vai muito além disso e que a Internet das coisas (IoT, sigla originada do termo em inglês, “Internet of Things”) já é uma realidade.

O setor de Turismo já lidera o total de investimentos em IoT com mais de US$ 128 milhões empregados, segundo estudo da Tata Consultancy Services. Tanto em companhias aéreas, quanto agências de turismo e nas viagens em si, a IoT pode revolucionar processos, reduzir custos e melhorar a experiência dos viajantes, o que abre bastante caminho para a inovação no setor.

Conheça a seguir, 3 aplicações de IoT para melhorar o setor de Turismo:

 

1- Hospedagem

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A tecnologia IoT já está modificando a interação entre hóspede e hotel por meio de objetos inteligentes, tais como frigobar e televisão. A rede Virgin Hotels já permite ao hóspede acionar vários eletrodomésticos do quarto via aplicativo mobile, enquanto a Marriott pretende lançar uma tecnologia de realidade virtual, através da qual os hóspedes poderão ”testar” os serviços do hotel, antes de efetuar a reserva.

 

 

2- Avião

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Há também sensores inteligentes em motores e peças de avião que podem sinalizar para a equipe de manutenção quando essas peças deverão ser trocadas ou reparadas. Com sensores IoT, as companhias aéreas também podem otimizar o desempenho do avião, seu consumo de combustível e diminuir seus custos. A Air Asia, companhia da Malásia, já está utilizando.

 

 

3- Bagagem

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A IoT resolve facilmente um dos principais problemas enfrentados pelos viajantes, aeroportos e companhias aéreas: o extravio e a violação de bagagens. Por meio de um dispositivo inserido na mala, o viajante pode acompanhá-la e receber alertas de extravio e violação, via aplicativo mobile. O dispositivo Trackage já está à venda no Brasil e você pode adquiri-lo através do site do fabricante. Há também uma opção vantajosa para Agências de Turismo, o Grupo de Afiliados Trackage. Vale à pena conferir!

 

Legal, não é mesmo?

E essa evolução está apenas começando. Dispositivos conectados à Internet já estão por toda a parte e estima-se que serão 20,8 bilhões em 2020. Todo profissional de Turismo deverá ficar bastante atento à Internet das Coisas.

E por falar em atenção, recomendamos também a leitura do texto: A Internet irá acabar com a Agência de Turismo?

Até a próxima, pessoal. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

 

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3 comentários em “3 aplicações de IoT para melhorar o setor de Turismo

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