Skip to main content
casal-no-aeroporto-despachando-bagagem

Bagagem no avião: tire suas dúvidas agora

Já ressaltamos várias vezes por aqui que toda boa viagem é sinônimo de planejamento. Sinônimo de se antecipar aos possíveis imprevistos, traçar roteiros, fazer reservas e não deixar nada para a última hora. Já apresentamos também 6 aplicativos e 6 acessórios essenciais no plano de ação da sua viagem. Hoje queremos tirar todas as dúvidas em relação a bagagem que você levará em sua viagem de avião. 

Consultamos o Guia do Passageiro fornecido no site da ANAC e reunimos informações sobre bagagem para que você, passageiro, não passe nenhum aperto na hora de embarcar. Confira agora e viaje tranquilo!

1- Bagagem despachada

bagagem-despachada-no-aeroporto

Voos Nacionais

Segundo o guia, na maioria das aeronaves, cada passageiro tem direito a 23Kg de bagagem. Mesmo levando mais de uma mala, é importante que esse valor não seja ultrapassado. Ou seja, planeje suas necessidades de bagagem pois, em caso de exagero, quem sofrerá será o seu bolso.

Voos Internacionais

O limite de bagagem pode ser de dois tipos: peça ou peso. Se for por peça, o passageiro poderá transportar até 2 malas de no máximo 32kg cada uma. Caso seja por peso, o passageiro pode transportar até 40kg na primeira classe, 30 kg em classe intermediária e 20 kg em classe econômica.

Vale ressaltarmos que, esta regulamentação se aplica apenas para voos partindo do Brasil. Para voos saindo de outros países, consulte a norma vigente.

2- Bagagem de Mão

bagagem-de-mao-no-aeroporto

Voos Nacionais

A bagagem de mão embarcará junto com o passageiro, no compartimento próprio do avião. Ela deve pesar no máximo 5kg e a soma de duas dimensões (comprimento + largura + altura) não deve ultrapassar 115 cm.

Voos Internacionais

No sistema por peça, a bagagem de mão também deve ser acomodada no compartimento de bagagem  e a soma de suas dimensões não pode exceder 115 cm. No sistema por peso, este será definido de acordo com a definição da companhia aérea.

É muito importante lembrar que a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes (tesouras e alicate de unha, canivete, etc).

 

3- Declaração de valores da bagagem despachada

declaração-aeroport-da-viagem

O Guia informa que é possível fazer uma declaração à empresa dos valores de objeto contidos na bagagem despachada no momento do check in, onde será permitido que a empresa verifique o conteúdo da mesma. Dependendo das normas da companhia aérea, esse serviço poderá possuir taxas extras.

 

4-  Transporte de animais

transporte-cachorro-no-aviao

Segundo as normas da ANAC, animais podem ser transportados no compartimento do avião que é destinado a carga. O transporte de animais vivos pode ser feito na aeronave, em compartimento destinado a carga e bagagem. Há também possibilidade de transporte  do seu animal junto a você, embaixo da poltrona, caso esteja de acordo com as restrições impostas pela companhia aérea. Este serviço possui custo adicional e exige atestado de saúde do animal.
Caso deseja saber muito mais sobre transporte de animais e tirar suas dúvidas, leia este post do nosso Blog:  Como viajar de avião com meu animal de estimação?

 

5- Restrições para o transporte de líquidos

como-levar-liquidos-em-viagem-de-aviao

O guia também salienta a restrição para o transporte de líquidos em bagagem de mão. São considerados líquidos gel, pasta, creme, aerosol e similares e devem ser transportados em frascos de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, de no máximo 20 x 20 cm. É permitido o transporte de apenas uma embalagem plástica por passageiro, e deverá ser apresentada na inspeção de embarque.

Os líquidos adquiridos em lojas do aeroporto ou a bordo das próprias aeronaves podem fugir a essas regras, desde que estejam em embalagens plásticas seladas e com recibo de compra à mostra (e a data deve ser a mesma do início do voo).

Medicamentos (com receita médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas poderão também exceder os limites estipulados, de acordo com a quantidade necessária à utilização no período total do voo, devendo também ser apresentados no momento da inspeção.

 

6- Problemas com bagagens

bagagem-extraviada-no-aeroporto

Extravio de bagagem

O guia orienta, em caso de bagagem extraviada, procurar a empresa aérea de preferência no momento do desembarque, ou no máximo até 15 dias depois e relatar o acontecido em um documento próprio fornecido pela empresa.

A partir dessa primeira reclamação, fique atento aos seus deveres (apresentar comprovante de despacho, registro de reclamação, dentre outros), aos seus direitos (ressarcimentos por parte da companhia, entrega a domicílio caso a bagagem seja encontrada, dentre outros) e também ao prazo de 30 (voos nacionais) e 21 (voos internacionais) dias para a bagagem ser encontrada, caso contrário será considerado o extravio e o passageiro indenizado.

Caso deseje mais informações, confira esse passo a passo do que fazer desde o momento do extravio até o momento da indenização : Extravio de Bagagem – O que fazer?

Bagagem violada

A recomendação da ANAC é procurar a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque.

Furto de bagagem

Segundo o guia, você deve procurar a empresa aérea e comunicar o fato, por escrito, pois, a empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, é bom registrar uma ocorrência na autoridade competente para averiguar o fato.

 

Bônus:

aplicativo-extravio-mala-trackage

Caso você tenha algum relato ou mais dúvidas a respeito do manuseio de malas em uma viagem de avião, é só deixar aqui nos comentários. Caso viaje regularmente e queira proteger sua mala e evitar problemas maiores decorrentes de extravio, violação e furto, convidamos você a conhecer o Trackage, dispositivo inovador de monitoramento inteligente de malas.

Nosso objetivo com esse texto foi simplificar ainda mais as informações do Guia do Passageiro da ANAC. Esperamos que sejam super úteis para melhorar ainda mais sua experiencia com a viagem, evitar imprevistos e dor de cabeça. Até a próxima e tenha uma excelente viagem!

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Um comentário em “Bagagem no avião: tire suas dúvidas agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *