Skip to main content
como-renovar-meu-passaporte

Como renovar passaporte sem dor de cabeça em 5 passos

Depois de vivenciar boas viagens ao lado do seu passaporte, colecionar carimbos e bons momentos, o prazo dele está expirando e chegou a hora de você renová-lo? Não entre em pânico, pois ”Como renovar passaporte?” é uma pergunta bem mais simples do que parece. 

Pouco muda entre o processo de emissão e renovação pois, ao renovar, pois a Polícia Federal não reconhece como um processo de renovação, mas sim de solicitação de um novo documento. Logo, você deverá reapresentar os mesmos documentos de quando emitiu pela primeira vez e terá os mesmos custos.

Porém, ao renovar, caso você não apresente seu passaporte anterior, pagará o dobro do valor da taxa.

Dividimos o processo de renovação em 5 passos muito simples. Confira quais são e não deixe que um passaporte vencido adie seus planos de viajar.

 

1º Passo – Preencher o formulário de Solicitação de Passaporte

preencher-formulario-passaporte

Você deve entrar no site da Polícia Federal e preencher o formulário disponível para solicitação de passaporte. Seus dados pessoais, documentos e alguns dados complementares. O formulário encontra-se disponível aqui: Solicitação de Passaporte.

 

2º Passo – Pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU)

renovar-passaporte

Após preenchido o formulário, você deverá imprimir um protocolo e também a um boleto bancário referente ao GRU. O valor praticado atualmente é de R$ 257,25.

 

3º Passo – Agendar atendimento

renovar-passaporte

Após solicitar seu passaporte, é hora de agendar seu atendimento. Não se esqueça de pagar a GRU antes de iniciar esse processo, pois o mesmo será liberado apenas após o pagamento. Após o pagamento, agende clicando aqui: Agendamento de Atendimento

Hora de agendar seu atendimento. Caso sua cidade não possua posto de atendimento, recomendamos que escolha o local mais próximo disponível, pois tanto o atendimento quanto a retirada do documento deverão ser feitos de forma presencial.

Após o agendamento, o tempo de espera pode variar bastante de acordo com a demanda da Polícia Federal e a região do país na qual você será atendido. Mas uma dica valiosa é não deixar para última hora, e nem para a alta temporada.

 

 

4º Passo – Atendimento

renovar-passaporte

Compareça na data e horários marcados munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identidade;
  • CPF
  • Título de eleitor – e comprovantes de voto;
  • Quitação com o serviço militar obrigatório (Para homens);
  • Certificado de naturalização – para os naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da GRU;
  • Passaporte anterior (Importante!) ;

Será um processo bem simples. Você irá apresentar os documentos, tirar uma foto 3×4 para o novo documento e deixar suas digitais registradas no posto de atendimento. Receberá então um protocolo contendo a data em que seu passaporte será entregue, normalmente o documento ficará pronto em 6 dias úteis.

 

5º Passo- Retirada do Passaporte

renovar-passaporte

Compareça ao mesmo posto de atendimento em que foi atendido, com seu número de identidade em mãos e retire seu novo passaporte. Ele terá validade para os próximos 10 anos.

 

Quer sugestões para estrear seu novo passaporte? Temos dicas para todos os gostos:
Europa: As 10 cidades mais visitadas
7 pontos turísticos mais visitados do mundo
11 comidas de 11 países que você precisa comer

 

Todo esse processo pode demorar cerca de 2 meses. Caso você não possa esperar, existe a opção de requerer o Passaporte de Emergência, caso seja comprovada a urgência da viagem. Também temos um texto no Blog muito explicativo sobre isso. Confira clicando aqui: Saiba tudo sobre como tirar um passaporte de emergência.  

Prontinho! Agora é só fazer as malas e encher seu novo passaporte de carimbos. Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre o universo de viagens, continue acompanhando o Blog Trackage.

 

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

3 comentários em “Como renovar passaporte sem dor de cabeça em 5 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *