Skip to main content
Saiba-tudo-sobre-como-tirar-um-passaporte-de-emergencia

Saiba tudo sobre como tirar um passaporte de emergência

Já ouviu falar sobre o passaporte de Emergência?
Planejar a viagem com antecedência é essencial. Quando se trata de um destino internacional, então, as exigências costumam serem maiores: tirar passaporte, visto, ver seguro de viagem. Isso tudo leva tempo. Até você ter um passaporte comum em mãos, desde o agendamento até ele ser emitido, pode demorar mais de um mês.

O passaporte de emergência existe para aquelas situações imprevistas, como um parente que ficou doente, para algum trabalho de última hora ou em casos de catástrofes ou guerras? A entrega dele acontece em até 24h e o requerente não precisa fazer o agendamento.

Europa: As 10 cidades mais visitadas
Rio de Janeiro: Visite 6 lugares imperdíveis
10 melhores lugares do Brasil segundo os gringos

A única questão é que você precisará de algum documento que comprove a emergência e nem sempre isso também é fácil de conseguir. Mas, com isso em mãos, o processo é bem simples.

 

Passo a passo do Passaporte de Emergência:

1) Processo mais rápido: Não precisa agendar. É só ver nessa lista qual é o posto da Polícia Federal mais próximo de sua residência, se dirigir até ele com toda a documentação original exigida, que é a certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF, no caso de adultos. Para menores de idade, os requisitos incluem ainda que ambos os pais compareçam pessoalmente e assinem a autorização.

 

2) Verificação da emergência: O funcionário do posto, então, vai avaliar se o seu caso se encaixa nas condições para conseguir esse tipo de passaporte. Ou seja, vai verificar se existe realmente uma emergência. Para doenças graves, por exemplo, é preciso levar atestado médico assinado e carimbado. Algumas vezes, como nas situações internacionais, talvez precise de um selo consular, ou de um reconhecimento de firma.

 

3) Pagamento de taxa e comprovação: Se a documentação for aceita, a pessoa vai te entregar o guia de pagamento (GRU) para pagar a taxa específica para esses casos, que além do valor de R$ 257 para a emissão do passaporte, são acrescentados R$77 pela urgência. Depois de pago, é só levar novamente o comprovante.

 

4) Tempo de espera: Basta esperar entre 24h e 48h e o documento está pronto. Atualmente, o passaporte tem validade de 10 anos para adultos. E, no caso de menores de 18 anos, pode variar entre 1 e 5 anos, dependendo da idade da criança ou adolescente.

 

5) Até dois dias: No site da Polícia Federal, dizem que demora apenas 24h, mas, ao falar com um agente do órgão, eles passam a informação de que pode levar mais 24h, completando dois dias consecutivos de espera.

 

6) Só o próprio pega: É bom lembrar que apenas requerente pode retirar o passaporte depois de pronto. Se, por algum motivo, de doença ou outro qualquer, o próprio não puder comparecer pessoalmente, existe a opção de ser representado por meio de uma procuração.

 

Agora, é só correr com os outros preparativos. Mesmo em situações urgentes, não devemos nos esquecer de tomar os cuidados necessários para que o passeio não seja um desastre. Alguns destinos exigem visto de entrada para brasileiros. E é sempre bom ter um seguro de viagem. Visto Americano: como tirar o meu?

Para outros detalhes, é possível entrar em contato por um dos telefones da unidade de interesse ou pelo site da polícia federal.

E caso deseje saber mais sobre o Trackage, dispositivo que mostra a localização da sua bagagem e emite alerta em caso de violação, acesse nosso site.

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

7 comentários em “Saiba tudo sobre como tirar um passaporte de emergência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *