Skip to main content
alugar-carro-em-viagens

7 dicas fundamentais para alugar carro em viagens

Nada se compara à liberdade de alugar um carro para se deslocar durante a viagem. Ele permite que você faça seus horários, tenha flexibilidade para ir aonde quiser, espaço para guardar compras e comida. Tudo no seu tempo.
Por mais as pessoas estejam viajando cada vez mais de avião, o número de carros alugados nos locais de destino só aumentam. 

É claro que a necessidade de alugar um carro deve ser avaliada. Caso você vá para um Resort descansar, ficar na mesma praia e fazer suas refeições no hotel, não há necessidade de alugar um carro. Os Transfers entre aeroporto e hotel podem facilmente ser feitos de Uber ou Táxi.

Agora, se você estiver saindo para uma longa viagem, para conhecer vários lugares distantes uns dos outros, praias, restaurantes, pontos turísticos – se estiver com crianças – pode ter certeza que o aluguel de um carro é a melhor pedida.

Principalmente se você não gostar muito de cumprir os horários e roteiros das agências de turismo receptivo.

O aluguel é ótimo para se locomover, contudo, é preciso estar atento para não haver problemas de segurança com você, com o automóvel ou com a legislação de trânsito local.

Para te ajudar, separamos algumas dicas certeiras para quem irá alugar um carro. Confira:

 

1- Planeje seu roteiro!

planejamento-roteiro

Não é por que irá alugar um carro que não planejará seus principais destinos, dias da semana, horários, etc.

Caso não faça um roteiro, pode se perder em trânsito, chegar em algum local fora do horário de funcionamento ou até acabar não conhecendo o que queria, por não administrar bem o tempo.

Não caia nessa. Flexibilidade e e falta de planejamento são duas coisas diferentes, ok?

 

2- Escolha um carro com o qual esteja acostumado.

carro

Não faz sentido se iludir e escolher um carro ultra-moderno, automático e de última geração para dirigir nas férias se você não for acostumado a dirigir um automóvel do tipo.

Isso pode gerar insegurança e até pequenos acidentes, o que, além de elevar os custos com aluguel, fará você arcar com os custos de um eventual reparo no veículo.

Escolha um carro que proporcione conforto para você e sua família, porém sem exageros.

 

3- Pesquise e reserve antecipadamente seu carro.

casal-planejando

Como a maioria dos serviços, o aluguel de carros também fica mais em conta se for fechado pela internet. Mas não se esqueça de avaliar MUITO BEM a reputação da locadora,ok? não alugue de qualquer lugar somente pelo fato preço.

Você deve também pesquisar muito e ler todos os termos de aluguel, pois os preços e benefícios variam muito de uma locadora para outra. Veja também opiniões de viajantes que já alugaram carro com a locadora que estiver em vista.

 

4- Quanto mais proteção, melhor.

rastreador-de-carros

Verifique junto a locadora de veículos se o carro possui seguro e rastreador de automóveis.

O rastreador de automóveis não substitui o seguro, porém uma proteção complementa a outra.

O seguro será importante em caso de batida ou pane elétrica, já o rastreador terá importância fundamental para a recuperação imediata do carro, nos casos de roubo ou furto.

Veja mais sobre o rastreador aqui: www.trackage.com.br

 

5- Em caso de viagem ao exterior, estude bem as regras de trânsito.

placa-eua

É importante prestar muita atenção nas regras locais quando se viaja ao exterior. Desatenção quanto às placas, estacionar sem querer em local proibido pode render grandes multas. A Itália, por exemplo, proíbe a entrada em áreas consideradas históricas, com multa de até 100 euros.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é extremamente proibido ultrapassar um ônibus escolar que estiver parado para desembarcar crianças.

Também é proibido carregar bebidas alcoólicas no carro, mesmo que o motorista não esteja bebendo. Carregue sempre no porta-malas.

Fique atento e saiba as regras de seu destino antes de alugar um carro por lá.

 

6- Carteira de Habilitação Internacional

permissao-internacional

Verifique com antecedência se, no país de destino, é necessário carteira de motorista internacional.

Ela é exigida em alguns países da Europa e deve ser solicitada no Detran do seu Estado e seu vencimento será o mesmo da sua carteira de habilitação nacional.

 

7- Combustível – Atenção Máxima!

combustivel

Ande sempre com pelo menos 1/4 de tanque cheio no seu carro alugado.

Afinal, você não conhece o local, não conhece o horário de funcionamento dos postos de combustível e corre maiores riscos de se perder no caminho. Prevenir é a melhor saída para ter uma viagem tranquila.

 

O que você achou das dicas?

Acha que faltou alguma coisa? Quer compartilhar algum perrengue com aluguel de carros?

Use os comentários e vamos debater!

Acompanhe também todas as nossas publicações se cadastrando aqui.

Até a próxima!

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Um comentário em “7 dicas fundamentais para alugar carro em viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *