Skip to main content
gestao-de-frotas

5 exemplos de como fazer Gestão de Frotas inteligente

Nunca se falou tanto sobre Internet das Coisas e formas de deixar processos mais inteligentes. Dentre estes processos, está a Gestão de Frotas. 

A consultoria PwC analisou 150 inovações e selecionou 8 que vão afetar fortemente as empresas nos próximos anos. São elas:  internet das coisas (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain, drones, robôs, realidade virtual e impressão 3D.

O conceito connected car, ou carro conectado, não está passando despercebido frente a empresas inovadoras. Elas já estão utilizando o monitoramento de veículos como forma de reduzir custos e obter vantagem competitiva.

Nós, da Trackage, sentimos rapidamente essa demanda e ampliamos nossa atuação. Antes éramos restritos ao mercado de Turismo, porém passamos a abranger monitoramento de frotas, cargas, objetos, pessoas e veículos no geral.

Selecionamos 5 exemplos de como fazer Gestão Inteligente de Frotas. Caso você seja gestor de uma empresa que utiliza frotas em seus processos ou simplesmente entusiasta do assunto, vale a pena conhecê-los.

 

1- Determinar perfil de direção do motorista

perfil-de-direção

Mesmo tendo milhares de veículos na frota para controlar, graças a Gestão de Frotas inteligente, o gestor tem acesso a dados de segurança, tais como velocidade, aceleração e ociosidade dos veículos.

Mais do que isso, é possível combinar dados e traçar um perfil de direção para cada motorista. Além de auxiliar na gestão, o perfil de direção promove hábitos de direção segura em toda a empresa, fornecendo informação estratégica para tomada de decisão do gestor.

Essas informações aliadas a um bom treinamento são essenciais para vantagem competitiva de uma empresa. Geram aumento da produtividade dos condutores, detectam direção insegura e previnem má conduta associada ao nome da empresa. Isso só é possível em um sistema de Gestão de Frotas inteligente. Veja mais.

 

2- Controlar rotas

internet-das-coisas

Já imaginou quanto de dinheiro uma empresa gasta a mais por não ter controle da rota realizada pelos seus motoristas? São muitos quilômetros a mais rodados a mais, muito combustível gasto sem necessidade e, claro, custos que não precisavam existir. É essencial que a alta gestão tenha controle das rotas realizadas por seus colaboradores.

Por meio da Gestão de frotas inteligente, o gestor responsável pode acompanhar de forma simplificada e automatizada as rotas executadas pelos motoristas. Ele poderá visualizar facilmente quando um motorista sair da rota estipulada, além de conseguir visualizar o histórico geral de rotas realizadas.

 

 

3- Controlar custos operacionais

gestão-de-frotas

A Gestão Inteligente de frotas também permite um controle mais rigoroso dos custos decorrentes de cada operação. Fornece informação estratégica para o gestor, que pode usá-la no planejamento e gestão de custos operacionais da frota.

 

4- Acompanhar manutenções

frota-inteligente

Ao deixar uma frota inteligente, o gestor consegue monitorar a realização de manutenções periódicas nos seus veículos, auxiliar o agendamento do serviço, configurar o disparo de alertas de manutenção, bem como acompanhar todo esse processo.

Dessa forma, é possível controlar de forma eficiente as informações a respeito de cada veículo, evitar imprevistos e reduzir custos de manutenção.

 

5- Evitar roubos de veículos e cargas

perfil-do-motorista

Ao conectar o veículo à internet, o gestor consegue monitorar a posição de toda a sua frota facilmente através de computadores ou smartphones.

Outro problema enfrentado por gestores de frota é a violação da carga transportada, seguida de furtos que só são percebidos quando o veículo chega ao destino final. Para resolver esse problema, já é possível conectar cargas à internet. Funciona assim: O gestor recebe um alerta no exato momento em que a carga for violada, informando horário e localização. Saiba mais sobre a tecnologia clicando aqui.

 

Gestão de Frotas é coisa séria.

A Trackage já conseguiu diminuir cerca de 40% dos custos de uma empresa implementando Gestão de Frotas inteligente. Com os avanços da tecnologia, não é mais opção da empresa conectar ou não sua frota. É uma necessidade que representa redução real de custos, informação estratégica e vantagem competitiva sem precedentes.

A Gestão de Frotas inteligente é uma prática que veio para ficar e a Trackage já percebeu isso.

Caso queira saber mais sobre Gestão de Frotas inteligente, converse com um consultor Trackage.

Até o próximo texto.

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *