Skip to main content
extravio-de-bagagem

Extravio de Bagagem – O que fazer?

Não sabe o que fazer em caso de extravio de bagagem? Esse guia irá te orientar passo a passo como proceder caso isso aconteça.

Viajar é maravilhoso. Você se desliga da realidade, diminui o estresse e sua preocupação passa a ser a de planejar itinerários, procurar restaurantes e fazer compras. Tudo lindo, nada pode dar errado… até que dá! A viagem mal começou e você já enfrenta um problema muito comum e que pode acontecer com qualquer pessoa que viaja: o Extravio de Bagagem.

 

extravio-de-bagagem

Péssima situação. Estar em um lugar longe de casa, cansado e frustrado, sem bagagem e pertences pessoais. O que era para ser uma viagem tranquila se transformou em um pesadelo. Para saber mais sobre a frequência com que extravios de bagagem acontecem, acompanhe as estatísticas nessa matéria do nosso blog.

Após o ocorrido, se você ainda desejar aproveitar a viagem, ser indenizado e ter a chance de reaver seus pertences, é fundamental agir o mais rápido possível. Quer saber exatamente o que fazer caso isso te aconteça? Acompanhe o nosso guia em 4 passos:

 

1º Passo: Reclamação

extravio-de-bagagem

Procure imediatamente o responsável da companhia aérea e informe o desaparecimento da bagagem. Não aproveite o prazo de 7 dias que o cliente tem para informar o extravio para postergar esse passo, pois isso dificulta as chances de encontrar a mala e conseguir indenização.

É procedimento da empresa lhe entregar um documento para preenchimento, o RIB – Registro de Irregularidade de Bagagem. Caso seja um vôo internacional, o documento a ser preenchido é chamado de PIR – Property Irregularity Report.  Nessa hora é importante fazer uma lista do que havia dentro das malas. Para formalizar a reclamação, envie um e-mail para o SAC da empresa aérea. É válido ainda registrar o ocorrido na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

2º Passo: Reparação

extravio-bagagem

Esperamos que a empresa rapidamente encontre sua mala e a devolva, permitindo-lhe continuar normalmente sua viagem, de forma tranquila, conforme o planejado.

Porém, infelizmente, não é sempre que isso acontece. Frequentemente o extravio se dá quando são feitas conexões, especificamente quando feitas com tempo apertado. Então sua bagagem tem grandes chances de estar no local onde foram realizadas essas conexões.

Caso isso tenha acontecido, sua bagagem irá demorar. Você deve então respirar fundo e requerer uma reparação financeira da companhia aérea, pois vai precisar comprar artigos de primeira necessidade.

 

3º Passo: Espera pela bagagem

extravio-de-bagagem-companhia-aerea

Infelizmente, as companhias aéreas tem o prazo de 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais) para localizar a sua bagagem. Caso encontrem, você a receberá no destino que escolher.

Apenas depois de passados esses dias é que o extravio será oficializado. Então sua única opção será esperar encontrarem sua bagagem durante este período.

 

4º Passo: Extravio de bagagem oficializado

extravio-de-bagagem

Sua mala está oficialmente perdida. A empresa não conseguiu encontrar no prazo, então provavelmente a sua mala se perdeu. A companhia realizará um cálculo para estimar o valor da indenização a ser paga pela perda da mala e objetos que estejam contidos nela. A indenização geralmente é calculada pelo peso da bagagem.

Caso você considere injusto o valor da indenização, você deve procurar o Procon ou a justiça. Caso a causa não ultrapasse 40 salários mínimos, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível (JEC). Se o viajante sentir que foi lesado, ele tem direito a receber também indenização por danos morais além do valor de ressarcimento pela perda da bagagem. Para esclarecimentos específicos, sugerimos procurar um Advogado especialista em Direito do Consumidor.

 

Com o Trackage você fica livre desse transtorno

aplicativo-bagagem

Como já vimos, o Extravio de Bagagem pode causar uma dor de cabeça tremenda, tanto para o passageiro quanto para a companhia aérea.

Visando eliminar esse péssimo contratempo de sua viagem , criamos um aplicativo para rastrear as bagagens e enviar notificações para o celular ou qualquer aparelho móvel. O funcionamento do Trackage é bem simples: o usuário coloca um dispositivo com GPS dentro da mala e consegue localizar seus pertences em tempo real, através de um aplicativo.

Além disso, caso a bolsa seja aberta, dá para ficar sabendo onde e quando isso aconteceu. É ótimo para quem viaja com frequência. Se quiser saber mais, é só visitar o nosso site.

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

7 comentários em “Extravio de Bagagem – O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *