Skip to main content
Extravio-de-bagagem-e-um-problema-mais-comum-do-que-se-imagina

Extravio de bagagem é um problema mais comum do que se imagina

Estatísticas mostram que 24 milhões de passageiros sofreram com pertences perdidos, decorrente de extravio de bagagem, em 2014

 
Um dos maiores temores dos viajantes de plantão é que algo dê errado. Um planejamento adequado já previne mais da metade dos problemas, mas é bom estar sempre preparado para imprevistos, principalmente em relação aos seus pertences. Dados de 2015 do Relatório de Bagagem da Sita (líder mundial em TI e comunicação de transporte aéreo) revelam que mais de 24 milhões de malas foram extraviadas no mundo no ano anterior. Isso significa que, a cada mil passageiros, 7,3 enfrentaram esse contratempo.

 
Esse resultado é alarmante, mesmo que os números estejam caindo aos poucos. Nos últimos oito anos, os extravios caíram quase pela metade. Em 2007, por exemplo, foram registrados 47 milhões de casos de passageiros que perderam sua bagagem, o que equivalia a 18,9 malas a cada mil passageiros. Esse levantamento foi feito em mais de 125 aeroportos, monitorando 500 companhias aéreas em centenas de países.

 
E, nos voos com escalas, dobra a probabilidade de acontecer esse tipo de ocorrências, ainda de acordo com as informações da Sita. Quando o passageiro faz uma parada num destino intermediário, a mudança de aeronave pode acabar ocasionando uma confusão, de forma que, quando ele vai ver, sua mala foi parar do outro lado do mundo. Além disso, outros motivos comuns que geram o extravio podem ser questões internas de restrição de aeroportos ou companhias aéreas, etiquetagem errada ou por alguma questão de segurança.
Afinal, o que é extravio de bagagem?

 
É importante entender que um caso de extravio é aquele em que a bagagem é despachada no guichê do aeroporto (ou em navios, ônibus de viagem), mas, no momento do recebimento, ela sofreu algum atraso, dano, roubo ou perda. O tipo mais comum atualmente é quando a mala demora a aparecer, o que representa 82% desse total, segundo a Sita. E tem gente que reclama que ficou dias, semanas ou até meses esperando seus pertences. Furtos e danos ficam em segundo lugar e compõem 13% das ocorrências; os outros 5% correspondem às malas perdidas ou roubadas. Saiba como evitar contratempos com sua mala

 
Mesmo que os responsáveis pelo extravio geralmente sejam os agentes do aeroporto e das companhias aéreas, existem alguns cuidados básicos que podem evitar que a pessoa passe perrengue na viagem. Portanto, seguem algumas dicas de atitudes ou aplicativos que podem ajudar desde achar seus pertences de forma mais rápida até a escapar de uma situação embaraçosa em que sua mala tenha sido aberta e algum item tenha desaparecido ou esteja danificado. Além disso, também dá para descobrir se esse tipo de coisa aconteceu:

 

Deixe sempre algumas roupas e itens básicos na sua bolsa de mão:

 
bolsa-de-mao-viagem-aeroporto

Quando estiver indo para algum lugar de viagem onde será difícil conseguir encontrar algo para se vestir, separe algumas peças (entre quatro ou cinco) para aqueles imprevistos. Em casos de extravio, é possível que o passageiro demore um tempo para reaver seus pertences. Então, é sempre bom estar prevenido.

 

Tenha um aplicativo que rastreie seus pertences:

 
aplicativo-indetifica-violacao-em-malas

Existem hoje, no mercado, opções de aplicativos para rastrear as bagagens e receber notificações sobre elas em um celular, tablete ou qualquer aparelho móvel. O Trackage, serve para isso. O usuário coloca um dispositivo com GPS dentro da mala, instala o aplicativo e consegue localizar seus pertences em tempo real. Além disso, caso a bolsa seja aberta, dá para ficar sabendo onde e quando isso aconteceu. É ótimo para quem viaja com frequência.

Caso esteja enfrentando um problema de extravio de bagagem, confira seus direitos e o que deve ser feito neste guia da Trackage:

 
Quer mais dicas para melhorar sua segurança nas viagens? Não deixe de acompanhar o Blog Trackage, que oferece uma solução de monitoramento inteligente de malas, rastreamento e identificação de possíveis violações.

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

3 comentários em “Extravio de bagagem é um problema mais comum do que se imagina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *