Gestão de docas: uma estratégia vital para a otimização do seu negócio

As empresas, de modo geral, todas elas têm buscado implementar processos de renovação e modernização para se manterem competitivas.

A gestão de docas tem sido uma importante alternativa dentro dos armazéns para as empresas que buscam maior eficiência operacional ao reduzir o tempo de espera dos caminhões.

E, você como administra seu sistema de docas?

Neste artigo você vai ver como a gestão de docas é importante para otimizar os resultados do seu negócio, além de conhecer algumas práticas que favorecem a eficiência das operações das docas.

A importância das docas

No armazém de sua empresa, tudo que entra ou sai, passa pela doca, ou seja, as operações de logística sempre passam pela doca.

Por isso, a importância de ter um gerenciamento apropriado das docas.

Por exemplo, um agendamento de docas feito em duplicidade pode trazer para a empresa grandes transtornos. Qualquer transportadora que ficar com um caminhão no pátio sem poder descer a carga tem como consequência a ineficiência de suas operações e perdas.

Assim, ter um sistema de gestão de pátios e agendamento de docas pode trazer para a empresa mais autonomia, redução de custos e erros, e mais eficiência operacional.

Visando ressaltar mais a respeito desse assunto, recomendamos que você precisa considerar esses fatores, a fim de melhorar a gestão do seu pátio e docas.

Como melhorar a gestão do seu pátio e docas?

  1. Flexibilidade na projeção das docas

Hoje, as docas precisam ser pensadas para ter uma capacidade de recebimento e expedição de cargas muito maior.

Além disso, com as novas práticas de just in time, as mercadorias e cargas saem numa velocidade maior. Portanto as docas, atualmente, precisam ser projetadas de modo a oferecer maior flexibilidade.

  1. Quantidade de docas

Trata-se de uma estratégia a ser pensada, pois o número apropriado de docas depende de alguns fatores, como a quantidade de recebimentos e expedições; os tipos de carregamentos e descarregamentos; os tipos de veículos que vão ser utilizados; os diferentes espaços nos quais os materiais serão utilizados, armazenados ou preparados para serem expedidos.

E, se houver maior número de turnos operacionais, isso reduz o total de portas que são necessárias.

  1.  Local das docas

O ideal é que as docas (recebimento e expedição) fiquem no mesmo espaço, para assim, reduzir a necessidade de controle e supervisão.

Hoje, com a maior utilização do just in time e com a necessidade dos materiais ficarem mais próximos do local de produção, elas estão sendo projetadas com múltiplas portas tanto de recebimento como de expedição, com o intuito de reduzir o fluxo de material numa mesma instalação.

  1. A disponibilidade das docas

A disponibilidade das docas é fator chave na gestão de pátios. Os gestores precisam levar esses fatores em consideração:

  •  a disponibilidade das docas para expedição e recebimento a qualquer momento
  • as que estão sendo usadas e seu cronograma de desocupação.

Por isso, para maior visibilidade e controle em tempo real das operações de pátio atuais e futuras, os gestores das empresas precisam fazer uso de modernas ferramentas e softwares que hoje são projetados para tal finalidade.

Carregando caminhão na Doca
  1. Equipamentos de doca

Sobre o equipamento certo para sua doca, isso depende de alguns fatores, tais como a capacidade de suas instalações físicas, frequência do recebimento e expedição de material, necessidades específicas de movimentação de mercadoria e material, dentre outros fatores.

Quanto ao espaço físico das docas, é necessário observar demandas específicas, como:

*equipamentos de movimentação: veículos motorizados; transportadores contínuos; características físicas dos materiais, custo dos equipamentos etc. 

*niveladores de docas: avaliar o custo benefício de cada opção, bem como se mecânicos, hidráulicos ou movidos a energia elétrica. Quantas vezes a formação de pontes será necessário; quantas vezes a formação de pontes será demandado, dentre outros.

* quanto as travas de docas: observar a quantidade e variedade de veículos e a frequência das expedições e recebimentos.

* iluminação: observar a luz natural disponível; quanto tempo os veículos ficarão nas docas; tipos de veículos etc.

Além de outros fatores na hora de escolher os equipamentos certos para suas docas.

  1.  Níveis de produtividade 

Os níveis de produtividade da doca vão variar em função dos tipos de volumes, equipamentos utilizados para movimentar materiais e tipos de tarefas em cada espaço físico.

Assim, é interessante que exista as áreas anexas às docas de forma perpendicular, o que otimiza a produtividade.

Ou seja, tudo depende da realidade de sua empresa.

Como otimizar o layout das docas? Esse é nosso próximo assunto.

Oportunidades de otimização do layout das docas

Entre as oportunidades, temos:

  • quanto aos estoques temporários, devoluções, produtos para descarte e outros semelhantes, não devem ser estocados na área de docas.
  • uma programação apropriada das docas pode elevar os rendimentos das docas, reduzindo congestionamentos e melhor utilização da mão de obra.
  • nem todo o pessoal deve ter acesso à área de docas, bem como não deve ser permitido a reunião informal de grupos.
  • quanto a iluminação, é preciso pensar numa boa iluminação para uma melhor precisão nos níveis de produtividade de cada doca.
  • quanto as capacitações dos funcionários, é preciso um programa de treinamento abrangente e bem executado, incluindo procedimentos de segurança, manuseio dos equipamentos e ações de emergência de doca.
  • por questões de segurança, para evitar acidentes, por exemplo, é preciso projetar uma condição mais satisfatória do espaço físico das docas, para evitar docas com alto estoque de materiais. Além de ter outras boas ações de segurança, claro.

Concluindo

Neste artigo você viu a importância de ter um gerenciamento apropriado das docas e oportunidades de otimização das mesmas.

Agende uma demonstração e conheça nossa solução completa para gestão de pátio, o Trackage Maestro.

Você vai garantir uma gestão do pátio e controle do agendamento eficiente das docas por meio desse aplicativo.


Deixe uma resposta