Skip to main content
maio-amarelo

3 impactos negativos da Direção Insegura (Além dos acidentes!)

Os impactos da Direção Insegura são muito maiores do que os acidentes de trânsito.A campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida acontece todos os anos no mês de maio e carrega a mensagem de que todos são responsáveis por fazer do trânsito um lugar seguro.

Ela tem o objetivo de conscientizar toda a sociedade para o gigantesco número de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Acidentes de trânsito matam cerca de 1,25 milhão de pessoas todos os anos e a direção insegura é o principal fator causador desses acidentes.

Em 2017, a campanha levou como tema ”MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA”. É um estímulo para que condutores de qualquer veículo (carros, caminhões, ônibus, vans, motocicletas e bicicletas) e também os pedestres pratiquem uma conduta segura no trânsito.

Afinal, a maioria dos acidentes possuem esse nome, porém são resultado de más escolhas (direção insegura) que fazemos.

Indicadores apontam que 90% dos acidentes tem como motivação falhas humanas, tais como imprudência e desatenção. Esses acidentes, no Brasil, além do prejuízo incalculável à vida, também são responsáveis por um custo de 56 bilhões de reais por ano.

 

Em números

velocidade-media

Nem sempre é possível prevenir um acidente, mas, com certeza, pode-se evitar que ele seja fatal.

“Se um veículo anda a 50 km/h e toca em um pedestre, a probabilidade de morte vai ser de 20%”, afirma. No entanto, se a velocidade de uma via for de 80 km/h, a probabilidade de óbito acaba triplicando — chegando a quase 60%.

Etienne Krug, diretor de Prevenção de Violência, Lesões e Incapacitações da Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

O que é um perfil de direção insegura?

direcao-insegura

Um Perfil de Direção segura compreende uma série de hábitos do motorista que, realizados com frequência, proporcionam maior segurança a ele e pessoas ao seu redor. Alguns desses hábitos são: velocidade reduzida, atenção às curvas, não frear bruscamente, uso de cinto de segurança, cuidado ao ultrapassar, não dirigir quando estiver com sono, dentre muitos outros.

Logo, um perfil de direção insegura compreende uma conduta totalmente contrária. O motorista que pratica direção insegura, normalmente dirige a altas velocidades, não presta atenção no trânsito, faz freadas bruscas, dirige além do seu limite – colocando em risco as pessoas em volta e ele próprio.

 

Impactos Negativos

Selecionamos 3 impactos negativos provocados pela direção insegura e, consequentemente, pelo trânsito cada vez mais perigoso.

Veja quais são:

 

1- Crianças presas dentro de casa

crianca-jogando-videogame

Perdemos mais para o trânsito caótico, direção insegura e para as altas velocidades dos carros do que podemos perceber. Em cidades maiores, é uma utopia que as crianças possam brincar na rua assim como brincávamos antigamente – o que vem gerando pouco a pouco crianças cada vez mais sedentárias e viciadas em equipamentos eletrônicos.

 

2- Periferia sem acesso à cidade

acesso-a-cidade

Cidadãos de baixa renda sofrem com os altos custos de transporte público, porém também não se sentem seguras para andar de bicicleta. Para piorar, devido aos poucos recursos que possuem, concentram-se na periferia da cidade – longe de praças, parques, museus e demais atrativos gratuitos que poderiam estar sendo aproveitados por todos.

Esse cidadão irá, com muita dificuldade, apenas do trabalho para casa, sendo o trânsito engarrafado e a falta de segurança para se locomover fatores determinantes para o isolamento do cidadão da periferia.

 

3- Economia

economia

É importantíssimo associar aumento de qualidade de vida a melhorias na Economia. Vários estudos já foram feitos e comprovaram que cidades com mais qualidade de vida para pedestres e ciclistas são economicamente mais bem-sucedidas.

Os benefícios são facilmente observados a curto prazo: Nas regiões onde são feitas melhorias de segurança na infraestrutura visando um trânsito mais seguro, ocorre um aumento do valor imobiliário de suas casas. Outro ponto observado é que há maiores gastos com varejo e serviços na região ao redor de onde foram feitas as melhorias.

Ou seja, quanto maior e mais facilitado for o acesso das pessoas à cidade, melhores são os índices econômicos da região.

O que não vem acontecendo no Brasil, com altos índices de acidentes causados pela direção insegura e índices econômicos desanimadores.

 

Esses impactos negativos são ainda mais intensos nos países em desenvolvimento, onde um rápido aumento na posse de veículos e motocicletas está ocorrendo, sem necessariamente haver aumento de medidas de segurança.

Os números são claros: com a prática da Direção Segura, é possível melhorar a qualidade de vida de todos os moradores da cidade. (Dados retirados do portal The City Fix Brasil.)

 

Gestão de Frotas

gestao-de-frotas

É muito importante chamar a atenção tanto dos motoristas, quanto de empresas que possuem frotas, para que direcionem sua atenção para realizar uma Direção Segura.

Mais do que isso, o ideal é que cada motorista da frota possua acompanhamento individual por parte do gestor responsável, garantindo que o mesmo não saia da linha e ofereça riscos a si mesmo a demais pessoas.

Pode ser muito prejudicial à imagem da empresa que o motorista leve sua marca no carro e pratique direção insegura. Pode até não ser ”culpa” da empresa, mas já existem diversos meios de se evitar isso.

Existe uma solução no mercado que proporciona a empresa o acompanhamento do Perfil de Direção de seus motoristas de forma facilitada, contendo um alerta para quando seus colaboradores praticarem direção insegura.

 

Trackage Autos

perfil-de-direção

Essa é a solução Trackage Autos, que fornece diversas informações tais como velocidade, aceleração, ociosidade, relatório de viagens, dentre outras.

Caso você tenha uma frota para acompanhar, basta solicitar orçamento aqui.

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Um comentário em “3 impactos negativos da Direção Insegura (Além dos acidentes!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *