Skip to main content
como-a-internet-das-coisas-_iot_-melhorara-a-experiencia-dos-viajantes (1)

Como a Internet das Coisas (IoT) melhorará a experiência dos viajantes

A Internet das Coisas, do termo em inglês Internet of Things, ou simplesmente IoT, é basicamente a conexão de qualquer aparelho à internet. Ela tem proporcionado melhoria nas atividades de várias pessoas e empresas no mundo.
É uma realidade que só tende ao crescimento. Hoje possuímos mais dispositivos conectados à internet ao nosso redor do que no ano passado. E, com certeza, este número será maior no ano que vem.

 

Mas onde nós, viajantes, entramos nessa história?

Segundo o relatório The Internet of Things: What Travel and Hospitality Marketers Need to Know Now, da eMarketer, ligar dispositivos inteligentes a pessoas e sistemas, está permitindo  às empresas de turismo entregar experiências aprimoradas ao usuário, ou seja, a IoT está tornando o mercado mais competitivo e orientado às necessidades do viajante, através de novas funcionalidades, recolhimento de grande quantidade de dados e da rápida transformação de informação em ação.

 

Confira alguns exemplos:

1- Geladeiras Inteligentes

internet-das-coisas

O uso de geladeiras inteligentes significará não deixar hotéis sem estoque. O produto terá autonomia própria para fazer um novo pedido quando o estoque atual se esgotar, sem necessidade de interação humana e sem perder tempo.

 

2- Cadê minha mala?

internet-das-coisas

Já teve sua bagagem extraviada? Roubada? Ou apenas pega por engano por um outro passageiro ? Pois esses dias acabaram! Com uma tecnologia de baixo custo que detecta extravios e violações em malas, a Trackage desenvolveu um dispositivo similar a um chaveiro que é colocado dentro da mala ou caixa transportada. Todos os movimentos, impactos e violações são mostrados em tempo real em aplicativo mobile no Smartphone do viajante, do início ao fim da viagem, tornando-a muito mais segura.

O Trackage já é uma realidade e você pode adquirir clicando aqui: bit.ly/2ajcrFo.

 

3- Bares conectados

internet-das-coisas

Mini-bares conectados podem alertar quando produtos forem removidos sem necessidade do hotel conferir o quarto do hóspede no momento de check-out, acelerando este processo. Inclusive, para que check-out na recepção? Este pode ser feito online através de aplicativo mobile, reduzindo filas e melhorando a experiência do hóspede. A ideia de armazenar dados de consumo do hóspede também é interessantíssima, pois permite que a rede de hotéis saiba as preferências  do cliente e garanta que estarão sempre disponíveis em suas próximas hospedagens.

 

4- Você sabe qual é a qualidade do seu sono?

internet-das-coisas

O SLEEPsense da Samsung já é uma realidade e, quando conectado ao colchão, é capaz de analisar fatores como padrão de sono e movimentos ao dormir, para, em tempo real, determinar a qualidade de seu sono e gerar relatórios sobre isso. A tecnologia monitora inclusive seus batimentos e respiração. Imagine isso sendo usado como diferenciação competitiva por hotéis que ofereçam sonos extremamente tranquilos. Saiba também: 4 passos para achar um hostel seguro em qualquer lugar do mundo.

 

5- Quero visitar o Cristo Redentor, mas não gosto de lotação!

internet-das-coisas

Imagine um viajante de passagem pelo Rio de Janeiro, mas que detesta multidões e lugares lotados. A IoT pode ser a solução para controle de capacidade nos principais pontos turísticos. Basta conectar as catracas de entrada e saída a um aplicativo mobile e pronto, o viajante que detesta multidões saberá em tempo real quantas pessoas estão em determinado ponto turístico.

Rio de Janeiro: Visite 6 lugares imperdíveis

Sem contar que o aplicativo pode oferecer dados históricos de lotação do lugar, além de dicas de dias e horários com menor movimento. E com certeza essa tecnologia também pode funcionar de forma contrária para os turistas que querem entrar em um barzinho ou balada e desejam que o mesmo esteja o mais cheio possível.

 

Legal, né?

Os exemplos não param por aí e apenas comprovam que a Internet das Coisas está com tudo e será um marco da nossa geração para a humanidade. Não nos imaginamos mais desconectados, pois a conexão nos permite inúmeras possibilidades, facilitando e tornando a vida mais prática. Veja também: 6 aplicativos essenciais para você viajar.

Com isso, nossa experiência em viagens tende a ser cada dia mais fantástica, com um atendimento cada vez mais personalizado, dinâmico e eficiente. E tudo isso sem nunca mais perder a mala, pois teremos um Trackage.

Seja muito bem-vinda, Internet das Coisas!

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

8 comentários em “Como a Internet das Coisas (IoT) melhorará a experiência dos viajantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *