Skip to main content
rastreamento-de-veículos

Rastreamento de veículos como forma de reduzir custos

Poder conectar, monitorar e rastrear automóveis sempre foi uma tecnologia do futuro, algo que iria melhorar o modo de fazer as coisas. Hoje a conexão e o rastreamento de veículos já é uma realidade.

Carro Conectado

carro-conectado

Como Internet das Coisas é o assunto do momento, o conceito connected car, ou carro conectado, não está passando despercebido frente a empresas inovadoras, que já estão utilizando o rastreamento de veículos em sua Gestão de Frotas como forma de reduzir custos e obter vantagem competitiva.

 

Rastreamento de Veículos

rastreamento-de-veiculos

Utilizar Internet das Coisas para rastrear frotas gera inúmeros resultados positivos. As empresas já estão começando a perceber que o monitoramento de veículos vai muito além de localizar automóveis furtados, tornando-se uma ferramenta essencial para a produtividade e redução de custos. Vamos explicar como isso é possível logo abaixo.

 

Rastreamento dos tratores da LATAM

latam

A LATAM adquiriu recentemente uma solução de rastreamento já presente nos Aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. E não foi de rastreamento de aviões, mas sim de seus tratores.

A empresa possui tratores rebocadores em aeroportos, que levam as malas das rampas aos aviões. Um problema apontado inicialmente pelo gestor responsável, foi a falta de controle desses tratores – tempo de uso, operação, velocidade com que eram dirigidos – e também de seus condutores, principalmente ao que diz respeito à produtividade dos mesmos no cumprimento de suas tarefas.

A Trackage desenvolveu uma solução de rastreamento de veículos exclusiva para a LATAM, onde são coletadas todas as informações para controle dos tratores, tais como velocidade, aceleração, posição, ociosidade, dentre outras, o que já está sendo muito efetivo no controle, aumento de produtividade e redução de custos da empresa.

 

Soluções de Monitoramento de Veículos

dashboard-trackage

A Trackage já está oferecendo soluções inteligentes de monitoramento e rastreamento de veículos para empresas, independentemente do tamanho de sua frota.

A solução oferece informações estratégicas para tomada de decisão, baseadas em big data, analytics e workflows automatizados. Veja o que já está sendo feito pela startup:

  • Geolocalização em tempo real de todos os veículos da frota;
  • Perfil de direção do condutor, baseado na velocidade média, aceleração, frenagens, manobras bruscas, bem como em ações que fogem de um perfil de direção seguro;
  • Dispositivo portátil, não invasivo e que não altera a configuração elétrica do veículo;
  • Relatório de viagem contendo rota, locais visitados, tempos de parada e velocidade média do condutor;
  • Tempo de ociosidade do veículo;
  • Quilometragem percorrida;

 

Redução de Custos

rastreamento-de-veiculos

São inúmeras as possibilidades de redução de custos com o rastreamento de veículos. Veja algumas:

  • Diminui de roubos de veículos e prejuízos na substituição;
  • Evita que o condutor simule um número menor de quilômetros rodados;
  • Evita acidentes e prejuízos com consertos do veículo;
  • Detecta direção insegura por parte do condutor, prevenindo má conduta associada ao nome da empresa;
  • Evita possíveis multas por má condução do veículo;
  • Aumenta a produtividade dos condutores monitorados e consequentemente o lucro da empresa;
  • Fornece informações à alta gestão que orientam no treinamento dos condutores, tornando mais eficientes as atividades dos veículos da empresa;

 

Incrível, não é mesmo? O mais incrível ainda é saber que essa é uma tecnologia totalmente brasileira e está disponível para qualquer empresa que deseje otimizar sua gestão de frotas.

E mais: a Trackage trabalha com diversos tipos de rastreamento. Tanto para veículos, quanto para malas, cargas, bikes, ativos, dentre outros.

Se você tem interesse em levar alguma dessas soluções para sua empresa, basta falar com um consultor Trackage.

 

Esse texto lhe pareceu muito futurista? Muito parecido com o desenho ”Os Jetsons”? Era exatamente esse o objetivo.
Seja bem-vindo ao futuro!

Para receber textos como esse, basta se cadastrar no Blog Trackage.

 

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Um comentário em “Rastreamento de veículos como forma de reduzir custos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *