Skip to main content
startups-brasileiras-iot

Internet das Coisas (IoT): 15 Startups brasileiras para ficar de olho

Definitivamente já estamos no futuro. O futuro é um lugar onde Startups IoT estão em crescimento exponencial, transformando negócios e solucionando problemas complexos de todo o tipo.

Vamos falar nesse texto sobre 15 startups brasileiras que atuam no setor de Internet das Coisas. Mas você sabe o que é uma Startup? Sabe o que é Internet das Coisas?

Falaremos um pouco disso logo abaixo:

 

O que é Startup ?

Segundo o especialista em Startups Yuri Gitahy em artigo da Exame, ”uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

 

O que isso quer dizer, segundo Gitahy?

  • Modelo de negócios será como a startup irá gerar valor, ou seja, transformar seu trabalho em dinheiro.
  • Repetível é um modelo capaz de entregar o mesmo produto em escala ilimitada, sem adaptar-se muito a cada entrega.
  • Negócio escalável é aquele cuja receita cresce rapidamente e seus custos e infraestrutura lentamente, gerando lucros cada vez maiores.
  • Cenário de incerteza refere-se a incapacidade de afirmar, no estágio inicial, se aquele modelo de negócios irá realmente funcionar.

 

Gigantes do mercado como Paypal, Airbnb, Netflix e Google começaram suas trajetórias sendo startups.

 

O que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas é uma revolução tecnológica com o objetivo de conectar qualquer objeto do dia a dia à internet.

 

A origem do termo Internet of Things é atribuída a Kevin Ashton (MIT), em 1999.

Segundo ele, “se tivéssemos computadores que soubessem tudo o que há para saber sobre coisas, usando dados colhidos sem qualquer interação humana, seríamos capazes de monitorar e mensurar tudo, reduzindo o desperdício, as perdas e o custo. ’’

Internet das Coisas é possível graças à inserção de sensores e/ou sistemas em hardwares, ambientes, ruas, eletrodomésticos, veículos, linhas de produção, dentre outros, que antes estavam incomunicáveis e hoje podem ‘’conversar’’ tanto com pessoas quanto entre si, através da internet.

Essa possibilidade está transformando a forma como são feitas as coisas atualmente.

Falamos detalhadamente sobre a era da Internet das Coisas aqui: A era da Internet das Coisas: Tudo pode ser conectado!

 

Startups IoT

Bom, agora que já conversamos sobre Startups e Internet das Coisas, falaremos sobre Startups de Internet das Coisas que já fazem diferença no Brasil.

As chamadas Startups IoT são pioneiras e farão cada vez mais diferença no cenário de tecnologia brasileiro.

Fizemos uma seleção de 15 Startups IoT brasileiras que você deve conhecer e ficar de olho, pois ainda vão transformar e muito como são feitas as coisas no Brasil e no mundo.

 

Conheça as Startups brasileiras Agrusdata, ATAR, Azul Tracker, Edukamaker, Guepardo Sistemas, Hi Position, Indwise, IoTBr, Ioton, Media Glass, NETYS, Phygitall, Safe2med, TWIST e Trackage, listadas em ordem alfabética:

 

1- Agrusdata

agrusdata

A Agrusdata tem sede em São Paulo-SP. É uma startup agritech especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (IoT) no agronegócio.

O time de profissionais da Agrusdata, em parceria com o homem do campo, atua para o desenvolvimento da agricultura digital e a redução nos custos de produção.

O desafio inicial da startup é instalar a maior rede de Agricultura Digital como Serviço da América Latina. Além de outros serviços como o E-Silos, silos conectados que fornecem dados de volume e estado da armazenagem dos grãos, e o e-Tank, para a monitoração de condições dos tanques de piscicultura.

Você pode saber mais no site da Agrusdata e também em sua página do Facebook.

 

2- ATAR

atar-band

A ATAR é uma startup de Timbó, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, da área de wearables. A empresa lançou a ATAR band em maio de 2016.

A ATAR band proporciona que você deixe a carteira em casa e faça pagamentos apenas com uma pulseira.

O usuário acessa o aplicativo da ATAR e gera um boleto com o valor que deseja colocar na pulseira. Depois que este valor estiver ”na pulseira”, já é possível usar a ATAR band para fazer pagamentos nos estabelecimentos.

Por meio do aplicativo, o usuário receberá uma notificação quando realizar pagamentos, podendo acompanhar o histórico de gastos.

Você pode se informar sobre novidades seguindo a ATAR nas redes sociais Facebook e Linkedin.

 

3- Azul Tracker

azul-tracker

A Azul Tracker é uma startup de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, formada por engenheiros e mestres na área de computação e mecatrônica. Ela trabalha com rastreador de objetos indoor.

O Azul Tracker Little é o primeiro produto da startup, podendo ser anexado em qualquer objeto valioso para o usuário (celular, carteira, chaves, cachorro), fazendo com que esse objeto seja rastreado e indicando a localização (via app) do objeto perdido em relação ao usuário. O Azul Tracker Little veio para minimizar o tempo que o usuário gasta procurando objetos perdidos no dia a dia.

A startup futuramente pretende lançar outros produtos de localização, incluindo outras features para transformar os objetos perdidos em smarts devices e localizá-los via smartphone e web.

Saiba mais sobre a startup no site da Azul Tracker ou em sua página do Facebook. 

 

4- EdukaMaker

edukamaker

A EdukaMaker é uma startup de Francisco Beltrão, no Paraná. Ela trabalha com educação Maker, ou seja,  educação por experimentação. Você aprende Robótica brincando, fazendo e montando protótipos.

O objetivo da Startup é conectar crianças e adultos a novas tecnologias. Para isso, a EdukaMaker trabalha em 3 eixos:

 

1º Eixo – Robótica Educacional.

Facilitação de Kits Robóticos e cursos de robótica, programação, eletrônica e reforço multidisciplinar.

 

2º Eixo –  Criação de Makers e Labs

O objetivo é tornar a tecnologia e ferramentas acessíveis a todos, desde hobbystas a novos entusiastas.

 

3º Eixo – Projetos Especiais

Criação de projetos para empresas voltados à robótica, eletrônica e automação, bem como à programação embarcada.

 

Para saber mais e receber novidades, siga a EdukaMaker no Facebook.

 

5- Guepardo Sistemas

A Guepardo é uma startup de tecnologia com sede no Rio de Janeiro-RJ.

A startup, que faz parte do programa IBM Entrepreneur, desenvolve soluções de baixo custo e alto poder tecnológico para viabilizar a expansão da telerradiologia em países em desenvolvimento.

Atua no segmento de saúde e possui como mercado alvo unidades de saúde que realizem exames de imagens médicas (raios-x, mamografia, tomografia e ressonância) e médicos especialistas em radiologia.

Foi eleita a 3ª startup mais atraente do mercado nacional do segmento de saúde no Open 100 Startups e ficou em 2° lugar na categoria pré operação do desafio Smart Cities promovido pelo Smart Business Solutions America.

Veja mais no site da Guepardo ou então em sua página do Facebook.

 

6- Hi Position

hi-position

A Hi Position, de Belo Horizonte, criou uma plataforma de IoT que transmite informações baseadas em proximidade, trabalhando com Beacons e indo além do georreferenciamento. Atua no mercado de Smart Cities, shoppings, turismo e eventos.
A startup hoje está nos principais eventos do Estado e criou um circuito com 19 cidades, transformando-as em cidades inteligentes, com apoio do Governo.

7- Indwise

Indwise-ID

A Startup Indwise, de Belo Horizonte – MG,  possui uma plataforma focada na gestão da produtividade de indústrias.

 

A Startup ajuda gestores de linha de produção a melhorarem a produtividade de suas fábricas e operarem sem paradas. Possui um hardware que conecta maquinários à Nuvem, extraindo indicadores diretamente dos sinais de acionamento da máquina.

 

Os indicadores são processados em análises de produtividade para mostrar aos gestores onde eles devem focar esforços para melhorarem sua produtividade.

 

Caso queira acompanhar as novidades da Indwise, você pode segui-la nas redes sociais Facebook e Linkedin.

 

 

8- IoTBr

iotbr

A Internet of Things BR, ou IoTBr, está localizada em São Paulo e faz parte do Grupo OKN.
A IoTBr nasceu depois que o grupo entendeu que, devido à existência de projetos ligados totalmente a IoT, faria sentido focar esforços na criação de uma unidade independente para atender essa demanda.
Hoje, a startup oferece soluções de integração de equipamentos combinando sensores de coleta de dados, software e inteligência mobile para hotéis, indústria, hospitais, cidades, automação e entretenimento.
A IoTBr construiu também uma plataforma de gerenciamento de dados, a IoT Analytics. Saiba mais no site da IoTBr.

9- Ioton

ioton

A Ioton é uma startup de tecnologia, criada em Uberlândia – MG. Possuem como escopo desenvolver diversos produtos relacionados à Internet das Coisas.

O objetivo da Ioton é viabilizar soluções inteligentes e eficientes para o ambiente de aplicação. Tem como meta otimizar processos, diminuir custos e dinamizar a gestão.

A Plataforma criada pela startup, a TON, trabalha com aplicações inteligentes nas áreas de agricultura, cidades inteligentes e água inteligente.

Atualmente, desenvolvem um sistema de inteligência artificial para prever contaminação da água (monitorando qualidade) e controle de peso dos peixes.

Para saber mais sobre a Ioton, basta acessar o site ou seguir a startup no Facebook.

10-Media Glass

MEDIA-GLASSA Media Glass, startup carioca focada em Wearables, desenvolve aplicativos para Smart Glass e Smart Watch.

A startup desenvolve projetos customizados para empresas, mas também possui sua própria linha de produtos. Seus principais clientes são: ArcelorMittal, Queiroz Galvão e Unimed Volta Redonda.

Seus produtos principais são:

  • Check by Glass: Um aplicativo sensacional para óculos inteligente que fornece aos operários de uma indústria um passo-a-passo sobre todas as suas atividades. O usuário pode interagir com o app por meio de comandos de voz e pode até fazer uma video conferência com um gestor caso tenha alguma dúvida. O gestor pode interagir com o profissional remotamente enviando anexos, mensagens de texto e até desenhando no campo visual do usuário. Parece mágica!
  • Pick by Glass: Aplicativo para logística que indica para um funcionário onde está localizado um determinado item em um armazém ou centro de distribuição através de óculos inteligentes. Com um comando de voz a saída do produto já é registrada no sistema!Você pode saber mais sobre a Media Glass em seu site, blog ou página do Facebook.
 

11- NETYS netys

A NETYS – Solução em Eficiência Energética é de Uberlândia-MG.

A startup oferece soluções em Smart Grid e Smart Cities baseda na Internet das Coisas (IoT), realizando monitoramento de eletroeletrônicos,  máquinas e centrais de distribuição de energia.

A solução gera informações on-line com segurança, eficiência e inteligencia para tomadas de decisão. Viabiliza laudos, ligar e desligar remotamente os equipamentos controlados, enviar push quando o equipamento entrar em stand-by ou parar de funcionar por ter queimado ou devido a falta de energia.

A NETYS possui expertise em energia elétrica, eólica e solar. Atua nos segmentos comercial, industrial e residencial.

Para saber mais, visite o site da NETYS.

 

 

12- Phygitall

phy

 A Startup Phygitall, localizada no Rio de Janeiro, desenvolve sensores rastreadores para aplicações em cidades, indústria e agricultura. Oferecem também consultoria em Internet das Coisas.
Começaram no ramo de automação residencial, mas devido a mudanças globais, o foco se expandiu para o universo IoT.
Atualmente, estão em fase de testes com a tecnologia LoRa, que possibilitará o projeto Rede IoT Brasil, cujo objetivo é criar uma rede aberta e colaborativa de internet das coisas.
Saiba mais no site da Phygitall ou em sua página do Facebook.

13- Safe2med

safe2med

 A Safe2med, startup de Belo Horizonte, desenvolve dispositivos de conferência e validação de medicamentos.
Utilizam tecnologias RFID e NFC para diminuir a alta taxa de mortalidade do paciente devido à má administração de medicamentos (medicação trocada, fora de horário ou superdosagem).
A equipe é formada por profissionais da área da saúde, tecnologia e comunicação.
Visite o site da Safe2med para saber mais.

14- TWIST

twist

A TWIST Systems, startup do Rio de Janeiro, possui expertise em Data Science. Integra e processa um grande volume de dados, gerando análises relevantes.
Tais dados são extraídos por sensores, gerando informação estratégica para tomada de decisão.
Suas soluções permitem, através de poucos cliques, descobrir tendências, detectar de crises e acompanhar mercados em uma interface interativa.
Além disso, tornam possível acessar dados de diferentes plataformas em um único lugar.
Para saber mais sobre a TWIST, visite seu site.

15- Trackage

pack

 

A Trackage é uma startup de Uberaba-MG especializada em Monitoramento Inteligente.

A Startup surgiu para solucionar o problema de extravio e violação de bagagens. Através de um dispositivo inteligente, o viajante acompanha em tempo real a localização da sua mala e, em caso de violação, recebe um alerta no smartphone. É um exemplo real de como a Internet das coisas pode melhorar a experiência dos viajantes.

Rapidamente, a Trackage ampliou sua área de atuação, oferecendo soluções B2B para os setores autosturismo, cargas e ativos.

Além de rastrear objetos, a Trackage fornece dados estratégicos para tomada de decisão, como o perfil de direção do motorista ou a ociosidade de uma carga.

Grandes empresas já figuram na carteira de clientes da Trackage, entre elas Porto Seguro, LATAM e April Seguros.

Para saber um pouco mais, visite o site da Trackage e suas páginas no Facebook e Linkedin.

 

E a lista continua…

 

Se você já conhece o potencial da Internet das Coisas, sabe que essa lista está apenas começando, né?

Edit: a lista começou com 10 startups e em menos de 24h de divulgação, devido a pedidos, nós atualizamos para 15.

Enquanto estamos escrevendo esse conteúdo, estão surgindo novas Startups IoT no Brasil.

A possibilidade de aplicações IoT é imensa e a quantidade de startups do setor só aumentará daqui para frente.

 

Portanto, caso queira adicionar alguma Startup a essa lista, é só sugerir nos comentários, ok?

Esperamos que tenha gostado do texto e esteja tão empolgado quanto nós com tantas possibilidades existentes para Startups IoT. O futuro já começou!

Para não perder nenhuma postagem do Blog Trackage, cadastre-se aqui. 

 

 

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

3 comentários em “Internet das Coisas (IoT): 15 Startups brasileiras para ficar de olho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *