Skip to main content
mulher-segurando-passagem

Stopover: Saiba como conhecer dois lugares pagando apenas uma passagem

Já imaginou comprar uma passagem para um destino, mas conhecer dois?  Sensacional, não é mesmo?
Conheça e faça já um Stopover, que ocorre quando o passageiro faz, de forma voluntária, uma conexão com duração maior que 24 horas em voos internacionais antes de sua parada final.

E o melhor: essa parada programada não tem nenhum custo adicional, você passa uns dias no destino intermediário (podendo levar suas malas) e depois segue viagem normalmente.

 

Como funciona o Stopover

como-funciona-stopover

 

Exemplo: Vamos supor que você esteja indo passar um mês na Austrália. Nossa equipe pesquisou uma viagem de São Paulo a Sidney em um site de buscas. Como o percurso é bem extenso, a empresa opta naturalmente por fazer uma escala (parada para abastecer, você continua no mesmo avião) ou conexão (você trocará de avião). Até aqui tudo normal.

Acontece que essa escala é nada mais, nada menos do que em Londres, a cidade mais querida e visitada da Europa. Vamos supor que você nunca foi a Londres.
Então que tal aproveitar a oportunidade e fazer um Stopover de alguns dias na majestosa capital britânica antes de seguir viagem para Austrália?

 

Quando o Stopover pode ser realizado

quando-stopover

 

Depende totalmente da autorização e normas da Companhia Aérea. A empresa pode, de acordo com sua demanda, oferecer o Stopover como benefício adicional ao passageiro ou então cobrar taxas pela parada. Normalmente você terá essas informações fazendo o passo a passo ou poderá obtê-las entrando em contato com a Companhia Aérea.

 

Como fazer um Stopover – Passo a passo

stopover-passo-a-passo

 

Vamos voltar ao nosso exemplo de uma viagem São Paulo x Sidney, estando interessado em conhecer Londres.

1- Pesquise o trecho São Paulo x Sidney e procure os melhores preços e voos que tenham conexão. Opte pela empresa cuja conexão seja em Londres;

2- Grave o valor da tarifa;

3- Defina agora quantos dias pretende ficar em Londres e se essa parada será na ida ou na volta. Supomos que você escolha o trecho de ida;

4- Procure novamente no site escolhido, dessa vez acrescentando a opção ”Acrescentar outro destino” e selecione São Paulo x Londres (1º trecho) + Londres x Sidney (2º trecho) + Sidney x São Paulo (3º trecho);

5- Agora verifique se não houve alteração na tarifa. Se o valor tiver permanecido igual em relação à pesquisa original, parabéns, você conseguiu fazer um Stopover. É possível que o valor aumente de forma simbólica, devido às taxas do aeroporto local. Todavia, se o preço se alterar muito, repita a operação alterando datas e trechos.

 

Onde é mais fácil fazer Stopover

stopover-on-london

 

Os Stopovers são feitos em conexões, então a forma mais fácil de se fazer um é procurando quais empresas utilizam a cidade escolhida como base para suas operações.
Para te ajudar, listamos a seguir os principais centros de conexão de companhias aéreas que operam no Brasil:

American: Miami, Nova York, Los Angeles e Dallas;
Delta: Nova York, Atlanta e Detroit;
United: Nova York, Chicago e Houston;
KLM: Amsterdam;
Singapore: Barcelona e Singapura;
British: Londres;
Lufthansa: Frankfurt e Munique;
Air France: Paris;
TAP: Lisboa e Porto;
Alitalia: Roma;
Copa: Cidade do Panamá
Air Canada: Toronto;
LAN: Bogotá, Santiago e Lima;
Avianca: Bogotá e Lima;
Emirates: Dubai;
Turkish: Stambul;

Nada mal dar uma paradinha em alguma dessas cidades, não é mesmo?
Mas fique atento: Para fazer um Stopover, planeje com antecedência antes de comprar sua passagem, faça inúmeras combinações de datas e horários e procure ser o mais flexível possível em suas opções: isso garantirá melhor custo-benefício em sua viagem.

 

Stopover dentro do Brasil

stopover-no-brasil

 

Infelizmente, as normas das companhias aéreas não permitem Stopover em voos domésticos, ou seja, dentro do Brasil. Conseguimos, em alguns casos, fazer longas conexões em algumas passagens, porém isso não acontece por opção do passageiro, mas sim por logística do sistema. No entanto, você pode optar pela opção ”vários trechos/cidades” e montar roteiros de viagem para vários lugares, porém, a custos maiores, sem se beneficiar do Stopover.

 

Já aproveitou um Stopover em sua viagem? Nos conte como foi sua experiência nos comentários.
Para receber todas as novidades do Blog Trackage, clique aqui.

 

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/trackage/www/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Um comentário em “Stopover: Saiba como conhecer dois lugares pagando apenas uma passagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *