Skip to main content
o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-turbulencia

Turbulência: O que você precisa saber sobre ela?

Você, que viaja frequentemente de avião, já deve conhecê-la. O terror de muitos passageiros: a turbulência. Normalmente ela ocorre quando a aeronave atravessa nebulosidade e chuvas, mas pode acontecer também em céu claro, devido à variação de pressão e velocidade dos ventos.

Devo me preocupar com Turbulência?
Sim, bastante. Mas por motivos mais simples do que você imagina. Selecionamos alguns pontos relativos a turbulência que merecem a sua atenção. Aperte os cintos e saiba quais são:

1 – Afinal, o que é Turbulência?

o-que-e-turbulencia

 

O avião se apoia no ar. Então quando ocorre movimentação do ar, com correntes de ar ascendentes e descendentes, ele balança de acordo com a pressão que sente. A este balanço damos o nome de turbulência.

 

2 – A Turbulência derruba o avião?

turbulencia-pode-derrubar-um-aviao-seguro

 

O avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem, apenas um voo em cada três milhões acaba em desastre com vítimas fatais. Aliás, muito mais seguro do que um automóvel. Normalmente, em uma turbulência, os aviões se deslocam entre 3 e 6 metros. O deslocamento máximo já visto foi de 12 metros, ou seja, é insignificante considerando que o avião está a mais de 10 mil metros de altitude.
A conclusão é que a turbulência em si não causa um acidente, porém pode agravar um problema prévio da aeronave.

 

3 – Posso me machucar em uma Turbulência?

apertar-os-cintos-turbulencia-aviao

 

Sim. Deperdendo do grau da Turbulência, passageiros podem se machucar em meio ao solavanco do avião. Mas, na grande maioria das vezes, o passageiro que se machuca não estava devidamente sentado e nem com cintos afivelados. Recomendamos fortemente obedecer sempre ao aviso de apertar os cintos e a todas as demais regras de postura durante o voo.

 

4 – Alguma poltrona é melhor do que outra em caso de Turbulência?

poltrona-mais-segura-em-caso-de-turbulencia-rumo-da-asa

 

Não será uma melhoria extremamente significativa, mas, se você se sente incomodado com as turbulências, procure sentar o mais próximo das asas da aeronave que puder. É a área em que se encontra o centro de gravidade e sustentação do avião, então poderá atenuar um pouco o efeito da turbulência. O oposto acontece na traseira do avião, onde a chance de se incomodar é maior.

 

5 – Como relaxar em meio a uma Turbulência?

relaxar-durante-turbulencia-aviao

 

Sente-se de forma confortável, afivele seus cintos e esvazie os copos de suco e refrigerante para evitar que eles caiam. A turbulência já está acontecendo e você nada pode fazer para ajudar, então nada de entrar em pânico.

Relaxe, esteja com suas músicas preferidas em mãos e escute-as em momentos mais tensos. Ajuda também controlar sua respiração e concentrar-se em respirar de forma tranquila e pausada. Ler revistas e livros também é uma forma de se distrair.

Conclusão: Não precisa ter medo da turbulência

Turbulência não derruba avião. Ela é apenas desconfortável para os passageiros, principalmente aqueles que não se sentem tão à vontade em voos. Como não controlamos nossas emoções, se o medo persistir, que tal olhar para os comissários de bordo? Inúmeros voos e turbulências já fazem parte da rotina deles e, se os mesmos estiverem com semblante tranquilo, por que você vai ficar nervoso?

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog Trackage e viaje tranquilo sempre.

Você poderá gostar também:

Pré-venda Trackage
Newsletter

2 comentários em “Turbulência: O que você precisa saber sobre ela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *