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Como automatizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode melhorar a experiência do consumidor

Mais do que nunca, a qualidade da experiência do consumidor é determinante no consumo. Numa era em que a tecnologia tem dominado cada vez mais os processos corporativos, otimizando-os e trazendo mais facilidade no dia a dia, a digitalização e o gerenciamento da cadeia de suprimentos se tornou crítica para as empresas venderem mais.

Com isso em pauta, este artigo trabalha justamente a importância de automatizar e melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Quer entender como?

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos abrange desde o recebimento de matéria-prima pelo fabricante até sua entrega ao consumidor final, criando o grande desafio de gerir todos os processos de uma ponta a outra. Como isso envolve uma gama variada de informações, procedimentos e pessoas envolvidas, lidar com toda essa cadeia requer uma capacidade importante: a visibilidade.

Tradicionalmente nas operações logísticas, todos os processos acontecem de forma manual (ou pelo menos parcialmente). Assim, é necessário pontuar e calcular todos os custos da operação usando planilhas e anotações. Somente após avaliar tempos, custos e resultados de cada processo, é possível enxergar o desempenho da operação. Assim, quando forem implantados os processos automatizados, pode-se avaliar a variação obtida e entender qual o ganho com a gestão digitalizada.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa de líderes experientes para coordenar esses processos. Cada setor da cadeia deve ter gargalos identificados, melhorias em processos e KPIs derivados do processo manual (ou com a tecnologia atualmente usada na companhia). Tudo isso deve ser repassado aos gestores.

5 funcionalidades Software Gestão de Pátio

Com essa avaliação, é possível levantar melhorias e KPIs a serem medidos após os processos serem automatizados e eventuais sistemas implantados.

Relação com o varejo

A relação direta com o varejo se dá através da rede de fornecedores que a companhia possui para fornecimento de matéria-prima e insumos para a fabricação de produtos. Para receber esses insumos se faz necessária a entrada e saída constante de caminhões nos pátios, tanto para abastecimento quanto para distribuição para a rede de varejo.

Porém, diversos problemas surgem nos pátios e armazéns para a entrada e saída de produtos, o que precisa de atenção e que muitos gestores já conhecem. O pátio é um dos elos de ligação de uma ponta a outra da cadeia, pois é ali que chegam insumos e saem produtos pré-acabados ou acabados para distribuição.

Essa área de ligação é uma das que possui gestão mais tradicional e sem automatização. A falta de organização nos pátios reflete em filas imensas de caminhões parados, multas por atrasos, diárias de motoristas, avarias nos produtos e perda de materiais por excesso de espera na carga. Isso sem contar buracos nos estoques, falta de determinados produtos nas prateleiras e repasse de taxas extras no valor dos produtos que são fruto da falta de gestão.

Digitalização da cadeia de suprimentos

Para trazer visibilidade para a cadeia de suprimentos e identificar esses e outros problemas, a digitalização da cadeia de suprimentos é o caminho mais indicado.

Como mencionado anteriormente, os pátios são um dos principais elos de ligação e quando realizamos a automação no gerenciamento da cadeia de suprimentos implantando softwares de gestão e processos automatizados, podemos analisar dados em tempo real. Isso proporciona visibilidade em todos os processos.

A automação funciona como órgão vital na cadeia de suprimentos atualmente, o que permite mais eficiência e ganhos em termos de produtividade dentro das docas e armazéns. Uma das maiores provas de que empresas precisam se adaptar é uma pesquisa promovida pela LogisticsIQ em 2018 que mostra que a automação dentro dos armazéns deve crescer cerca de 11,7% ao ano, chegando aos US$ 27 bilhões até 2025, contra os US$ 13 bilhões já conquistados em 2018.

gerenciamento da cadeia de suprimentos

Empresas como a Trackage, focada em softwares de gestão inteligente, podem oferecer soluções que vão desde o monitoramento de cargas, pessoas e equipamentos até softwares de YMS (gestão de pátios e docas). Esses softwares são capazes de reunir os principais KPIs em dashboards que são atualizados em tempo real, dados do monitoramento e seu status, além de se apresentarem ao cliente de forma amigável e prática de acessar.

Implantação de processos de automação

Com sistemas e processos automatizados têm-se a diminuição de trabalhos manuais, muitas das vezes repetitivos e fadados ao erro. Um dos benefícios da automação também inclui o desuso de planilhas e mais planilhas dispostas em diferentes pastas e com dados alimentados manualmente, e que mais uma vez podem ser passíveis de falhas.

Ao automatizar sua cadeia de suprimentos uma atenção especial deve ser dada à gestão e agendamento de docas, pois como mencionado anteriormente, ela é a chave para que os processos das pontas possam obter seu êxito e máximo aproveitamento.

O Maestro, uma das soluções da Trackage, traz essa automação para dentro da companhia e visibilidade para a rede de fornecedores graças à agenda compartilhada. Dessa maneira o fornecedor é capaz de agendar dia e horário para fazer as operações de inbound, o que por sua vez minimiza filas de espera para entrar nos pátios.

sistema de agendamento de docas

Em contrapartida, a companhia tem acesso a todas informações desde o momento do agendamento, como: transportadora, placa, motorista. Uma vez adentrado nos pátios é possível monitorar sua localização em tempo real e seu tempo gasto em cada etapa do processo.

O mesmo acontece na operação contrária de outbound: com a visibilidade do agendamento das docas é possível reservar a doca livre para carregar o caminhão e liberá-lo para distribuição ao varejo.

Os benefícios tanto diretos quanto indiretos para a companhia são muitos, além da visibilidade que agiliza a tomada de decisões importantes em momentos críticos. A identificação de falhas e gargalos acontece em dashboards de fácil acesso em um único lugar.

Como visto, o foco na automação do agendamento de docas para melhoria da cadeia de suprimentos proporciona giro rápido de estoque, garantia de variedade de produtos nas prateleiras para o consumidor e uma prática de preço justa.

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