3 razões para eliminar o papel da sua Gestão de Pátio

Adotar práticas de gestão de pátio sem papel é um conceito relativamente novo dentro das práticas logísticas.

Elas foram usadas pelas primeiras vezes no ano de 2005, mostravam o básico, sobre onde seus caminhões estavam durante todo o trajeto, por exemplo.

Mas sabemos que inovações chegam ao mercado o tempo todo, e para que sua empresa continue sendo competitiva, é necessário acompanhar tais avanços. Inclusive, adotando práticas logísticas mais avançadas.

Hoje, por exemplo, você pode somente com o uso do seu celular realizar e controlar operações vitais para toda a gestão de seu pátio.

Por isso, neste artigo você vai compreender 3 razões para sua empresa adotar um sistema de gestão de pátio de forma moderna e eficiente.

Por que adotar um sistema de gestão de pátio sem papel?

Cerca de 80% das empresas usam ainda um sistema antigo de anotações e controles com o uso de pranchetas, canetas e papel.

Isso leva a erros e confusão no controle do gerenciamento do pátio, além de não fornecer um processo transparente sobre onde estão os caminhões ou cargas, o que as deixam vulneráveis a perdas e prejuízos desnecessários, que podem ser evitados.

O que é possível fazer com um sistema de gestão sem papel?

 É possível: 

  • acompanhar quando os caminhões saem ou chegam; fazer comunicação em tempo real com motoristas; saber se a carga está dentro dos padrões de segurança e saber muito mais detalhes dos processos logísticos dentro do seu pátio. 

3 razões para eliminar o papel da sua Gestão de Pátio

Bem, inicialmente, é importante salientar que você estará economizando tempo e dinheiro para sua empresa.

1 – Facilidade na implementação do sistema

Você terá o apoio de uma equipe especializada para te fornecer todo o suporte no uso do sistema de gerenciamento de pátio. Isso de acordo com a realidade de sua empresa.

Todos na sua empresa poderão ser treinados sobre os objetivos e funções do sistema de gerenciamento de pátio, desde as etapas iniciais de um processo logístico, até a impressão e visualização de relatórios ou acompanhamento em tempo real, o que te ajudará a tomar as melhores providências quanto aos seus processos logísticos.

Evitando as demoras que levam a insatisfação em toda uma cadeia de abastecimento, inclusive de clientes. 

2 – Mais economia para sua empresa

O Conselho de Defesa de Recursos Naturais realizou uma pesquisa para ver como as empresas que usavam cerca de 30% a menos de papel, como elas conseguiram economizar. 

Foi descoberto que em média, as empresas de pequeno porte economizaram US$ 50.000; sendo que grandes empresas que adotaram, por exemplo, algumas transações bancárias de forma online, economizaram em torno de US$ 1.000.000.

E qual o impacto disso para sua empresa? Sua empresa estará economizando custos e despesas em âmbitos não vislumbrados ou pensados.

Hoje, ainda são poucas as empresas que consideram usar uma quantidade menor de papel ao cortar despesas e custos em seu orçamento.

E ainda, no âmbito logístico, a visibilidade de todo o processo e identificação do tipo de carga ou inventário, possibilita sua empresa garantir a priorização no recebimento de cargas, evitando perdas desnecessárias.

3 – Maior controle e eficiência

Sua equipe será muito mais produtiva. Acredite! Não haverá mais confusão ou dúvidas sobre onde estão as cargas ou contêineres. Ou até mesmo ficar procurando por um documento que até poderá ter sido descartado há tempo.

É possível fazer um controle mais preciso sobre cada carga e fazer o remanejamento ou gestão das mesmas de acordo com a realidade ou necessidade de sua empresa.

Basta para isso, fazer uma consulta no sistema de gestão de pátio. Isso economiza tempo, reduz a burocracia e ainda economiza dinheiro para sua empresa.

Um sistema de gestão de pátio garante muito mais visibilidade em tempo real de todo o processo logístico interno. 

Todo o gerenciamento de carga e descarga pode ser feito de forma moderna e eficiente, com muito mais precisão sobre o que está acontecendo, para que assim, as empresas tomem as melhores decisões e com tempo hábil.

Um sistema de gestão de pátio fornece indicadores de desempenho que são vitais para a identificação e gargalos. E, assim tomar as devidas providências. Como por exemplo, quanto ao tempo em que os caminhões ficam parados no pátio ou docas.

Enfim, hoje, as empresas podem contar com soluções de softwares (com tecnologia baseada na nuvem) de gerenciamento de pátio muito inovadora e, assim, fazer economia de recursos e dinheiro.

E isso tem impactos diretos no desempenho geral de qualquer negócio.

Concluindo

Neste artigo você viu a importância e porque é necessário adotar um sistema de gestão de pátio, mais eficiente e moderno.

A eficiência logística interna deve estar na pauta estratégica de sua empresa, pois grande parte dos resultados de uma empresa depende disso.

Acesse agora e conheça nossa solução completa para gestão  de pátio, a Trackage Maestro, garanta uma gestão e controle mais eficiente do pátio de sua empresa.


Deixe uma resposta