Agendamento de carga: saiba como otimizar a sua operação

No ambiente logístico, a qualidade dos serviços e otimização dos processos sempre foram importantes. Mesmo assim, grande parte das operações ainda atende caminhoneiros conforme eles chegam, sem realizar um agendamento prévio de carga.

Como os motoristas têm prazos de entrega a cumprir entre as cargas e descargas, a chegada sem agendamento acaba gerando paradas em locais proibidos, grandes filas de caminhões e desperdício de produtos que passam da validade. Além do custo do tempo parado, motoristas ainda podem ser multados. Tudo isso pode ser resolvido com o agendamento de carga.

Como o agendamento de carga pode melhorar sua logística?

Esse tipo de serviço impacta fortemente na qualidade dos processos logísticos dentro da empresa, otimizando o fluxo de mercadorias e automatizando processos. Ele só exige uma coisa: tecnologia.

Com uma carga agendada, o processo de separação de mercadorias, carregamento, transporte e descarga passam a ter prazos e um limite de tempo para execução. Isso proporciona mais organização interna para a operação logística e também ajuda o motorista responsável pelo transporte.

Como funciona o processo agendado

O processo de carga e descarga carece de controle, usando canhotos com a hora em que o caminhão chegou ao Centro de Distribuição (CD) ou na transportadora. São contados os tempos do motorista no pátio, na doca esperando a carga e seu horário de saída.

Esses canhotos, romaneios, papéis de check-in ou check-out são importantes pois funcionam como provas que protegem a empresa ou o caminhoneiro. Existem multas para atrasos que ultrapassem 5 horas de espera (desde a chegada do motorista até sua liberação de saída), e a documentação permite que as partes possam ser ressarcidas.

Além disso, essa organização permite priorizar os atendimentos dentro das docas e armazéns por ordem de chegada, bem como organizar os processos internos para que os motoristas saiam dentro do prazo estipulado. São eles:

  • Liberação de entrada, gestão de pátio e direcionamento a doca liberada
  • Operações dentro do depósito
  • Sistema interno de logística (carregamento/descarregamento)
  • Inteligência de transporte, como rastreamento de veículos e controle de rotas

Tecnologia para gestão de pátios e agendamento de docas

Com a necessidade de otimizar todos esses processos e torná-los mais eficazes, o uso da tecnologia se faz necessário. O YMS (Yard Management System) é um sistema de gestão de pátio justamente com o objetivo de minimizar esses atrasos.

A Trackage criou um produto inovador para gestão de pátios e agendamento de docas, permitindo a gestão de todas as etapas desde a liberação na portaria até a retirada de notas fiscais e check-out do motorista. Enquanto o CD pode gerir melhor sua operação, o Trackage Maestro traz também facilidades aos motoristas, que usam um aplicativo trazendo todas as informações pelo celular.

A comunicação facilitada permite agilidade na informação, controle da localização dos caminhões no pátio e visualizar o estado geral da operação. Além disso o sistema garante a segurança de ambas as partes, uma vez que a empresa possui todos os dados dos motoristas em operação ativa e quais transportadoras estão prestando serviço. Se você é um gestor logístico, experimente nossa solução. Ganhe mais produtividade e reduza custos com o agendamento de cargas e descargas da Trackage.

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