Como otimizar a gestão de operações de logística?

A logística de suprimentos é uma área estratégica que requer cuidado, independente do tamanho da empresa. É preciso levar em consideração a expansão do mercado, a concorrência da área de transportes e o crescimento da malha programada.

Dessa forma, o planejamento de todo o processo deve ser desenvolvido para entender a movimentação de mercadorias, a armazenagem e o transporte. Então, veja aqui algumas práticas para ajudar você a fazer a gestão de operações na sua empresa:

Faça um planejamento minucioso

Para que um processo seja bem executado é necessário que seja feito um planejamento detalhado. Ele deve contemplar desde o recebimento dos produtos até a entrega aos clientes. Desta forma, é possível identificar os gargalos existentes em cada etapa e corrigi-los. Assim, podemos ver a melhoria na eficiência, agilidade e até na satisfação do consumidor.

Estabeleça objetivos

Assim como um bom planejamento, a definição de metas também deve ser realizada. Defina metas que estão alinhadas com sua empresa e sua equipe. Seus colaboradores devem estar engajados e comprometidos, com os objetivos do seu negócio.

Mapeie processos

Verifique os procedimentos para a execução das atividades e identifique a eficácia dos métodos de trabalho e suas possíveis melhorias. O mapeamento passa pela avaliação completa de todos os processos, desde às entradas e saídas até o contato/relacionamento com clientes e fornecedores. Por isso, mapeie o fluxo de atividades e o que deve ser feito para melhorar os processos logísticos.

Conheça o perfil do seu consumidor

Conhecer o perfil do seu cliente ajuda a você a antecipar as demandas e fazer compras de insumos e planejar estratégias com seu time. Então, faça um mapeamento dos hábitos de consumo de seus clientes e saiba quando e como comprar cada produto. Dessa forma, você consegue satisfazer seu consumidor com o produto disponível em estoque, e ao mesmo tempo é evitar o prejuízo devido às condições de armazenamento e datas de validade, por exemplo.

Tenha uma equipe treinada e motivada

Uma equipe engajada e motivada é o condutor da sua empresa rumo ao sucesso. Crie um clima organizacional que estimule positivo e que estimule a integração. É importante que cada um perceba que todas as áreas estão conectadas e que umas dependem das outras. Por isso, esteja atento à equipe e promova a capacitação e treinamentos a todos os integrantes do seu time.

Crie e fortaleça parcerias

Estabeleça um bom relacionamento com seus fornecedores e parceiros, afinal são eles que irão garantir o fluxo das atividades. Tenha sempre informações sobre cada fornecedor caso haja algum problema durante as entregas, ou erro em algum dos processos. Para facilitar e fortalecer essas parcerias, utilize soluções inteligentes e eficientes que só a Trackage pode oferecer.

Use a tecnologia a seu favor

Implante um aplicativo/software para automatizar seus processos logísticos e manter mais dinâmica e fluida as atividades operacionais. Fale com a gente e conheça a solução inteligente específica para o seu negócio.

Otimize sua cadeia logística com a Trackage

Mantenha um sistema informatizado e inteligente para o gerenciamento das atividades. Veja como a Trackage pode ajudar você e a sua empresa a:

  • Automatizar a execução de tarefas
  • Aumentar a produtividade
  • Elevar a segurança de seus colaboradores
  • Consolidar relatórios gerenciais
  • Auxiliar gestores na tomada de decisão
  • Acondicionar produtos e matérias-primas de forma mais segura
  • Diminuir o índice de perdas e prejuízos
  • Calcular o estoque e o giro de produtos
  • E muito mais.

Então, já sabe: para acompanhar o fluxo e melhorar sua estratégia competitiva, a Trackage tem soluções para fazer a gestão integral de suas operações de logística.


Deixe uma resposta