Por que utilizar um sistema de gestão de pátio (YMS)?

Hoje, as atividades logísticas são responsáveis por boa parte do sucesso de uma empresa. Pode-se dizer que qualquer empresa que necessite de um armazém ou transporte de materiais, pode se beneficiar de um sistema de gestão de pátio (Yard Management System).

Tradicionalmente, as empresas deixaram de lado o pátio de uma empresa, mas recentemente elas vêm percebendo a importância para seus resultados de ter um sistema de gestão de pátio bem gerenciado.


Um sistema de gestão de pátio pode ajudar qualquer empresa em suas necessidades operações logísticas a ter muito mais eficiência em suas operações.Neste artigo você vai ver porque é necessário um sistema de gerenciamento de pátio.

A importância de um sistema de gestão de pátio

Um pátio é um espaço físico na empresa onde ocorre a carga e descarga de materiais diversos. Sua gestão correta é fundamental para evitar atrasos e prejuízos, o que tem impactos diretos nos resultados da empresa.


Um sistema de gestão eficiente permite um gerenciamento em tempo real em forma de notificações e alertas, e identificação de gargalos, ajudando a manter o controle das operações logísticas de forma proativa.
Essas atualizações em tempo real trazem para o pátio todo um dinamismo e mais eficiência nos processos internos e na gestão das docas.
E, uma programação apropriada das cargas permite manter os fornecedores da empresa a cumprirem com os prazos acordados, reduzindo perdas de tempo e até de produtos.

Por exemplo, hoje ainda é comum ver caminhões aguardando para descarregar ou carregar e parados há horas. Vemos até filas de veículos em algumas docas e outras ociosas.


Por isso, a necessidade de um sistema de gestão de pátios.
A seguir, as vantagens de um sistema de uma gestão de pátio eficiente e moderno.

1 – Melhorias dos processos internos


Um sistema de gestão de pátios permite ter processos automáticos e dinâmicos em todo o processo logístico interno e evita, inclusive, as ações manuais e demoradas, com por exemplo, abertura de portões, entradas e saídas das docas etc.


Para empresas que geralmente possuem grandes filas de esperas de veículos, um sistema de gestão de pátio permite identificar e resolver tais problemas, trazendo mais produtividade em todos os processos.
Os dados, informações e relatórios trazidos por um sistema de gestão de pátio são estratégicos para a gestão do processo de distribuição, sendo possível ainda calcular as Key Performance Indicators ou indicadores chaves de desempenho, as quais são medidas de desempenho de seus processos logísticos.


Inclusive, é possível identificar a quantidade de funcionários envolvidos em todo o processo.

2 – Maior controle

Um sistema de gestão de pátios nos trazem visibilidade em tempo real, com monitoramento preciso de onde estão os veículos e se estão ou não em movimento.

Com os avanços que vêm ocorrendo no setor de logística interna, não se faz mais necessário o uso de pranchetas, controles e operações manuais, o que, às vezes, deixa as pessoas mais perdidas e com processos mais lentos.

Como todos os dias, circulam dentro do pátio uma grande quantidade de materiais, a precisão e a conferência manual de documentos e notas fiscais pode ser muito ineficiente.

E, a automação desse processo através de aplicativos e sistemas específicos de gerenciamentos de pátio, evita erros e processos burocráticos e confusos.

3 – Redução de custos

Um sistema de gestão de pátios reduz o passivo da sua empresa ao evitar custos com multa, devido os caminhões ficarem parados.

No Brasil, a lei 13.103/2015 trouxe um prazo máximo para as operações de carga e descarga, o que tem sido um desafio para muitas empresas.

Um sistema de gestão de pátio evita ainda atrasos nas entregas e perda de produtos, devido os veículos ficarem aguardando para descarregar.

Um bom sistema de gestão de pátios permite inclusive reduzir custos com empregados, pois é possível fazer um melhor remanejamento deles conforme as programações logísticas, incluindo o tamanho de carga e descarga.

tempo-carregamento-caminhao-carga-descarga

4 – Informações precisas para a tomada de decisão

É possível através do sistema de gestão de pátios para as transportadoras saberem se os motoristas estão parados ou carregando, assim como a quantidade de volumes, tipos de cargas etc. Isso tudo traz segurança no processo de gerenciamento logístico e evita erros e retrabalhos.

Com as informações e dados em tempo real, os gestores podem reduzir tempo de permanência de veículos no pátio e reduzir gargalos no espaço físico, com o processo de carga e descarga.

5 – Qualidade do serviço


Quem efetua uma compra ou espera pelo recebimento dos produtos, não fica tranquilo enquanto não recebe suas mercadorias.
A maior visibilidade e otimização dos processos dentro do espaço de pátio no processo todo aumenta a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

O cliente pode rastrear sobre o que está acontecendo no processo de carga e descarga e com monitoramento da carga em tempo real, o que aumenta a confiança do cliente em todo o processo.

6 – Evita o aumento do preço do serviço prestado

Sabemos que várias transportadoras recebem de acordo com a entrega efetuada ou pelo tempo despendido em trânsito. E, os gargalos como atrasos nas cargas e descargas, fazem com que haja menos produtividade, o que pode resultar na elevação do preço do serviço prestado, visando compensar o tempo parado.

Concluindo


Neste artigo você viu a importância e porque é necessário um sistema de gerenciamento de pátio. A eficiência logística interna hoje é assunto do momento, pois grande parte dos resultados de uma empresa depende disso.


Acesse agora e conheça nossa solução completa para gestão de pátio, a Trackage Maestro. Você vai garantir uma gestão e controle mais eficiente do pátio por meio desse aplicativo.


Deixe uma resposta