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Entendendo KPIs na Logística

No último dia 16 de abril transmitimos nosso webinar KPIs na Logística, no qual tivemos dois convidados da 3M: Felipe Luz, LATAM Logistics Projects, Lean & Reporting, e Gustavo Soares, Gerente de Distribuição para a América Latina. Patrícia Cicci, COO da Trackage intermediou o bate-papo. 

O objetivo foi conhecer mais sobre a operação da 3M e mostrar que KPIs são ferramentas importantes para monitorar a produtividade de um centro de distribuição (CD).

O evento pode ser visto na íntegra aqui.

Parceria a quatro mãos: como surgiu o Trackage Maestro

“Sonho em ter a Trackage implantando soluções como o Maestro em todos os nossos 23 centros de distribuição, em 18 países na América Latina.”

Gustavo Soares, 3M

kpis na logística
Patrícia Cicci – COO da Trackage e Gustavo Soares – Gerente de Distribuição LATAM no ao vivo “KPIs para Logística”

Trackage e 3M começaram a trabalhar juntas em 2017, através do programa Conexão Startup Indústria realizado pela ABDI. A 3M selecionou a Trackage entre 100 startups e formalizou uma parceria para ter mais visibilidade da operação logística.

O projeto original que se tornou o Trackage Maestro em 2018 surgiu a partir da necessidade da 3M em visualizar melhor os processos nos pátios do CD e nas docas de carga e descarga. Tradicionalmente, esses processos são fortemente manuais. Eles envolvem o deslocamento físico de pessoas entre diferentes áreas, além de precisarem localizar o motorista a todo momento desde a entrada no pátio até a liberação da saída.

Gustavo formalizou um projeto inicial para melhorar esses processos, e a Trackage ficou encarregada de trabalhar em conjunto para criar essa solução em software. Durante 18 meses, o time de processos e logística da 3M trabalhou integrado à equipe da Trackage: de um lado, fornecendo informações e a visão de futuro; do outro, materializando e combinando tudo em uma tela digital, seja no celular, desktop ou tablet.

Como o sistema passou a orquestrar as operações e fluxos no pátio, foi batizado de Trackage Maestro. 

A partir da implantação do sistema, dados que antes não eram sequer vistos passaram a ser monitorados e tempos começaram a ser medidos. Algumas atividades passaram a ser controladas como um indicador de desempenho. Segundo Felipe Luz, foram:

  • Comunicação prévia de chegada, o que permite que o motorista seja rapidamente liberado na portaria 
  • Tempo de permanência e localização do veículo no centro de distribuição
  • Tempo de gestão de pátio
  • Impacto na produtividade do armazém

Com esse resultado, a 3M passou a estimar melhor o aumento da capacidade do armazém. Se a produtividade aumenta, mais produtos podem ser repassados aos caminhões no mesmo intervalo de tempo. Por isso, se a capacidade de armazenamento de produtos aumentar e mais docas forem instaladas, mais receita pode ser obtida.

Você gerencia uma operação logística ou um centro de distribuição? Agende uma call conosco e se surpreenda com o tempo de retorno sobre investimento no Trackage Maestro.

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