fbpx

Localizando motoristas em pátios logísticos: como resolver?

Para quem trabalha no dia a dia dos centros de distribuição e pátios logísticos, a realidade é bastante conturbada. Justamente por isso, o rastreamento de veículos e cargas dentro dos pátios se tornou um problema tão crítico. Quanto maior o pátio e maior o fluxo de veículos, maiores os problemas. 

Uma das situações mais recorrentes dentro dos grandes pátios logísticos é a procura dos motoristas, tentando acioná-los para as operações de carga e descarga nas docas. Com uma área extensa repleta de caminhões estacionados, encontrar o motorista e o caminhão corretos é uma tarefa árdua. Além disso, as docas costumam estar em um local físico distante do estacionamento. Em algumas plantas industriais, caminhoneiros chegam a se perder dentro da empresa no trajeto até a doca.

Se você é um gestor logístico, já deve estar acostumado com várias soluções paliativas (e do passado) para isso. Infelizmente elas são ineficientes, pois tomam mais tempo e aumentam custos. As mais tradicionais são:

  • Sair e procurar: a maneira mais antiga e surpreendentemente comum é enviar um estagiário ou operador a pé ou de carro, andando pelo pátio e tentando localizar o motorista. Além do gasto de tempo devido ao deslocamento físico, ainda pode gerar custos desnecessários com combustível.
  • Lanterna: quando uma doca está liberada para a próxima operação, os operadores localizam o motorista à distância e usam faroletes ou lanternas. Direcionando esse facho de luz bem forte, tentam sinalizar de longe ao motorista que é a vez dele. Essa tática exige que o motorista esteja sempre no caminhão e com a atenção focada, aguardando o tal facho de luz.
  • Ligações telefônicas: quando o operador tem o caminhão cadastrado, ele pode optar por ligar para um motorista no pátio e dar instruções para chegar à doca escolhida. Perde-se tempo encontrando o número do contato, gasta-se dinheiro com a ligação e ainda existe o risco de sinal ruim para chamadas, o motorista estar sem bateria ou algo o impedir de atender a ligação. 
operação nos pátios

Dois métodos menos originais chegaram a ser recentemente adotados em algumas operações:

  • Megafones, TVs ou sistemas de som: espalham-se telas de TV, sistemas de som ou megafones ao redor dos pátios logísticos. Com eles, é possível enviar sinais visuais ou sonoros que chamam o próximo caminhão a efetuar a operação na doca mencionada.
  • Pager: com custo muito alto, foi uma solução bastante disseminada em pátios e centros de distribuição. Quando entra na sede da empresa, o motorista recebe um pager que o alerta quando chega sua vez. Ele então se dirige à triagem e descobre a doca destinada a ele. Agora repense esse aparelho trocando de mãos o dia todo em tempos de pandemia.

Como a Trackage localiza motoristas nos pátios logísticos?

Com tecnologia, inteligência, segurança e custos baixos.

Primeiro, colocamos um aplicativo nas mãos do motorista. Mesmo em smartphones de baixo custo, é possível determinar a posição de cada motorista em tempo real. Além de facilitar sua localização física, é possível medir o tempo entre a chegada, saída e carga / descarga. Isso abre um leque de possibilidades para o gestor logístico, que pode planejar melhor os projetos de melhoria e expansão do negócio.

sistema de gestão de pátio

A geolocalização é apenas uma das ferramentas que permitem mais controle sobre as operações de pátios e docas. Usando a tecnologia com inteligência, a Trackage criou um software de gestão de pátio que traz vários benefícios ao motorista e à empresa. O Trackage Maestro torna possível:

  • Ter uma previsão de chegada dos motoristas, de acordo com sua localização no tempo
  • Permitir o agendamento organizado para chegada de motoristas
  • Alocar docas automaticamente, de acordo com as regras do negócio
  • Medir tempos e agilizar os processos de carga e descarga
  • Integrar a comunicação entre operadores e motoristas
  • Visualizar toda a operação em tempo real
  • Ter um painel de controle com métricas e KPIs

Esses fatores agilizam e otimizam a rotina de trabalho de operadores logísticos, diminuindo imprevistos e centralizando toda a informação em um único lugar.

Ficou interessado nesta solução? Agende hoje mesmo uma call conosco e tire todas suas dúvidas para começar a otimizar sua logística.

Deixe um comentário