Gestão de Pátio e Agendamento de Docas

Gestão de pátio e agendamento de docas: sua empresa só tem a ganhar

A otimização das operações de armazenamento e de distribuição são um dos fatores mais cruciais relacionados ao processo logísticos. É por esse motivo que muitas empresas têm buscado alternativas para fazer uma gestão eficiente de pátio e de agendamento de docas.

A otimização desses processos garantem a fluidez na operação e diminuem a ocorrência de problemas que podem comprometer a produtividade, causar prejuízos e elevar os custos logísticos.

Por esse motivo, precisamos estar atentos a dois pontos importantes: o primeiro, é o setor de Supply Chain, que apesar de complexo e gigante, não é digital como os outros. No Estudo das Consultorias PwC e Plunkett Research, de 2018, foi apontado que a ineficiência logística acarreta perdas de US$ 80 bilhões às empresas, em nível global. Além disso, 85% dos gestores afirmam estar com tecnologias desatualizadas e que, muitas vezes, o controle dos processos são manuais.

O segundo ponto importante a ser observado, mostra que os custos logísticos estão no topo das preocupações das empresas devido ao seu impacto nos negócios, conforme revela a pesquisa da realizada pela Fundação Dom Cabral, em 2018.

De acordo com o levantamento dos Custos Logísticos no Brasil em 2018, feito junto a 130 empresas brasileiras de diversos setores (com exceção as de serviços), foi constatado que os custos logísticos consomem 12,37% da receita das empresas.

Não por acaso, a maioria das empresas consultadas afirmaram que a redução dos custos e o aumento da produtividade são os maiores motivadores de investimentos para melhorar os processos logísticos. Além disso, foram indicadas como prioridades o investimento em sistemas de gestão, controle e informação e em centros de distribuição.

Quais são os principais benefícios de uma boa gestão de pátio e do agendamento de docas:

1 – Visibilidade de todos os processos dentro da planta, o que permite aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança.

2 – Eliminação de filas de espera e maior fluidez do processo logístico, evitando congestionamentos de veículos.

3 – Controle do tempo da operação de carga/descarga, desde chegada o veículo ao pátio, estacionamento na doca, carregamento/descarregamento, até sua saída.

4 – Otimização do processo de escalonamento de docas para carregamento e descarregamento da carga.

5 – Identificação dos gargalos em cada etapa dentro da planta e observação dos pontos cujo tempo médio de permanência do veículo é maior que o recomendado.

6 – Aderência à Lei 13.103/15, que estabelece o prazo máximo de cinco horas para operações de carga/descarga.

7 – Eliminação dos custos decorrentes de aplicação de multas no caso de não observância da exigência legal.

São por esses e vários outros motivos que têm levado várias empresas a buscarem a Trackage como a solução perfeita na hora de fazer uma gestão eficiente de pátio e agendamento de docas.

Conheça o Trackage Maestro, plataforma exclusiva para Gestão de Pátio e Agendamento de Docas. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores.


Deixe uma resposta