fbpx

O que é Supply Chain, como funciona e qual sua importância

Supply Chain, em uma tradução literal, pode ser definido como cadeia de suprimentos.

Trata-se de um conceito abrangente no setor logístico, pois integra processos que facilitam a gestão corporativa, reduzem custos e garantem a entrega de produtos com qualidade.

Nesse artigo, vamos explicar o que é supply chain e alguns detalhes que envolvem o envolvem, suas aplicações e nossa visão sobre o que deve vir nos próximos anos.

O que é Supply Chain?

De acordo com Keith Oliver e Michael Webber, autoridades do setor logístico, Supply Chain “é o processo de planejar, implementar e controlar as operações da cadeia de suprimentos, com o propósito de satisfazer os clientes, tornando todo o processo o mais eficiente possível”.

E ainda na definição da The Global Supply Chain Forum: “é a integração dos processos de negócios do usuário final através dos suprimentos que fornecem produtos, serviços e informações que adicionem valor aos clientes”.

A ideia da cadeia de suprimentos é interligar diversas empresas para que o consumidor seja atendido de forma mais eficiente e eficaz.

Vantagens do Supply Chain bem estruturado

Agora que explicamos o que é supply chain, acompanhe a seguir as principais vantagens a serem observadas em uma estrutura bem gerenciada de Supply Chain:

  1. Melhoria das finanças

O objetivo final do Supply Chain é garantir a entrega da mercadoria com qualidade ao consumidor final. 

Grande parte dos custos, atrasos e problemas envolvidos na logística estão ligados ao transporte. 

Com um processo bem estabelecido e gerenciado na cadeia de suprimentos, é possível conseguir uma redução drástica de custos. Isso contribui para uma maior agilidade na resolução de problemas, atendendo melhor ao consumidor final.

  1. Melhoria dos serviços

Investir na melhoria do Supply Chain também permite antecipar problemas e mudanças que impactam no atendimento ao cliente final. 

Além do acesso facilitado aos dados da compra, é possível também rastrear melhor o caminho de uma entrega até o consumidor. Isso aumenta não só a eficiência de entrega como também permite um melhor nível de informação prestado ao cliente final, em caso de dúvidas ou problemas no transporte.

Anticipatory Shipping
  1. Diminuição de custos operacionais

A diminuição dos custos de operação reduz por conta dos gastos no armazenamento de matéria-prima, controle de qualidade e também de custos com produção.

Como modernizar seu Supply Chain?

Embora seja bonito apreciar todos esses fatores, na prática pouquíssimas empresas do mercado conseguem aplicar à risca os detalhes abordados.

Mas afinal, é tão difícil assim? E a resposta é: Não

No entanto, veja agora um passo a passo definitivo para facilitar a aplicação prática de tudo que foi visto até aqui:

  1. Fornecedores primários

Os fornecedores primários são basicamente as empresas que executam suas atividades para agregar valor na cadeia de suprimentos, conforme explicado anteriormente.

Fazendo uso do Supply Chain, é de suma importância averiguar o perfil desses clientes, além de analisar toda sua estrutura corporativa.

  1. Indústria

A indústria fará a mesclagem dos insumos para desenvolver um terceiro produto (depende do segmento)

Certamente irão existir muitos outros no setor para competir pelos mesmos clientes, entretanto, cabe ao seu negócio conhecer bem sobre o mercado em que está atuando.

  1. Distribuidor

Os distribuidores são aqueles que participam diretamente na comercialização de bens ou serviços.

Eles são uma chave muito importante na cadeia de suprimentos para que ocorra um elo entre todos os setores envolvidos, justamente por serem os gestores da logística de distribuição, como também pela estocagem dos produtos em questão.

  1. Varejo e Consumidor

E por último a entrega para o setor varejista, que nada mais são que os estabelecimentos que os tornam acessíveis aos consumidores.

O índice de satisfação dos clientes deve ser acompanhado, com o intuito de identificar oportunidades que sejam relevantes para o Supply Chain.

Entenderam o que é supply chain? Acompanhe a Trackage no LinkedIn e esteja atualizado sobre tudo o que acontece no cenário tecnológico de transportes!

Deixe um comentário