Para alcançar um nível mais alto de qualidade, performance e competitividade, cada vez mais empresas investem em serviços de consultoria logística, contando com um olhar externo e especializado para implementar mudanças estratégicas e reduzir custos de sua operação.
Contudo, escolher uma boa consultoria, que atenda às expectativas e necessidades do negócio, é uma das grandes preocupações de profissionais e empresas que consideram optar pelo serviço.
Frente a isso, neste artigo trouxemos as 7 principais perguntas que você deve fazer antes de contratar uma consultoria logística.
1 → Qual é a expertise e experiência da consultoria logística?
Para expandir, reestruturar e/ou melhorar o desempenho de um negócio, é necessário um estudo aprofundado de viabilidade e montagem do projeto, cujas especificidades somente profissionais experientes do segmento podem enxergar.
Por esse motivo, é importante compreender a formação, experiência e histórico da consultoria em relação a projetos de logística semelhantes aos seus. Isso pode ser feito por meio da análise de cases de sucesso anteriores, referências de clientes e qualificações da equipe de consultoria.
É fundamental verificar também se a consultoria tem experiência, sobretudo, com as ferramentas e serviços que sua empresa utiliza ou busca.
2 → Quais são os serviços oferecidos pela consultoria?
Cada consultoria pode oferecer uma variedade de serviços diferentes, que podem depender também da área a ser trabalhada (logística, supply chain, operações, gestão, cultura, etc.).
Porém, é comum à maioria contar com etapas de diagnóstico, identificação de soluções e estratégias, recomendação de melhorias e acompanhamento de resultados.
Nesse caso, é recomendável se certificar e entender quais são os serviços específicos que a consultoria escolhida pode fornecer, para garantir que estejam alinhados com as necessidades da empresa.
3 → Como será a abordagem da consultoria em relação ao meu negócio?
Outro ponto importante a entender é como a consultoria planeja abordar o projeto específico para sua empresa. Alguns exemplos de questões a serem esclarecidas antes da contratação, são:
- A equipe ou profissional terá uma compreensão profunda dos desafios e objetivos da empresa?
- Será feita uma análise completa da cadeia de suprimentos?
- Serão feitas recomendações personalizadas e soluções práticas?
4 → Quais são os custos envolvidos?
Evidentemente, é essencial conferir sobre todos os custos envolvidos na contratação da consultoria logística, principalmente para que não haja cobranças indevidas.
Isso inclui não apenas os honorários do serviço, mas também quaisquer despesas adicionais que possam surgir, como viagens ou custos de implementação de tecnologias.
5 → Qual é o cronograma e prazo de entrega esperados?
Contar com um cronograma permite organizar as atividades, estabelecer prioridades, acompanhar o andamento do projeto, gerenciar prazos de entrega e reduzir riscos de atraso.
É essencial ter isso bem definido com a consultoria para garantir que as expectativas estejam alinhadas e que o trabalho seja concluído dentro do prazo necessário para o seu negócio.
6 → Como será medido o sucesso do projeto?
Ter metas e critérios claros de sucesso para o projeto auxilia a identificar de fato as melhorias no processo, geradas a partir da consultoria.
Portanto, é preciso especificar como será medido o sucesso das soluções implementadas, isso pode incluir métricas como redução de custos, aumento da eficiência operacional, melhoria na satisfação do cliente, entre outros.
7 → Quais são as referências ou depoimentos de clientes anteriores?
Solicitar à consultoria referências ou depoimentos de clientes anteriores ajuda a obter insights sobre a qualidade do trabalho, a satisfação de quem já utilizou o serviço e os resultados alcançados.
A partir disso, é possível escolher uma consultoria logística com experiência sólida e garantia de bons resultados.