fbpx

O que é YMS na logística? Conheça os seus benefícios de uso

O que é YMS?

O YMS – Yard Management System, ou sistema de gestão de pátio – é um software de monitoramento que atua diretamente no agendamento de docas e gestão de pátios em centros logísticos de distribuição.

O monitoramento realizado pelo YMS controla a quantidade de veículos dentro do pátio, além de informações sobre carregamento e descarregamento de mercadorias. Com o YMS é possível ter visibilidade dos veículos que estão no pátio e dos que ainda vão chegar, monitorar a entrada e saída de veículos e também localizar com precisão onde os motoristas se encontram dentro do pátio, tudo isso em tempo real.

1. Como o YMS funciona na prática

O YMS traz a visibilidade e o controle da cadeia completa de suprimentos nos pátios. Para sua boa eficiência dentro da organização, ele pode ser integrado ao WMS e o TMS – softwares de gestão de armazéns e transportes, respectivamente. O YMS também pode ser integrado aos ERPs – sistemas de gestão corporativa – que as empresas já usam no seu dia a dia, tornando assim a comunicação ainda mais abrangente e visível.

operação nos pátios

Na prática ele oferece benefícios como:

  • Agendamento de docas: um prévio agendamento de carga e descarga ajuda a diminuir as filas de espera e organizar a entrada e saída de veículos.
  • Escolha de veículos e carretas: com os romaneios em mãos, é possível fazer a escolha correta das carretas e tipos de veículos para melhor aproveitamento do espaço para transporte. Além disso, é possível traçar o leadtime de ações de carga e descarga, previsão de chegada e finalização das jornadas.
  • Planejamento: com o agendamento de docas é possível ter visibilidade de todo o fluxo no centro de operações. O YMS permite se planejar para todas as ações com antecedência, incluindo o tráfego de veículos.
  • Tomada de decisões: por fim, a visibilidade de todas as atividades que envolvem o pátio logístico permite que falhas e gargalos sejam percebidos com maior agilidade, o que traz decisões mais eficientes.

2. O YMS não é uma coisa tão nova

Talvez você pense que qualquer YMS é um sistema inovador, mas trata-se de uma solução existente há alguns anos para atender operações logísticas. A gestão de pátio é uma tecnologia nova, porém descoberta e viabilizada para o setor há algum tempo. O YMS surgiu como inovação ao setor junto a crescente evolução da Logística 4.0, que difundiu tecnologias como o WMS (Gestão de Armazéns e Estoques), TMS (Gestão de Transportes).

O que difere os fornecedores é como suas soluções são empacotadas e oferecidas ao cliente. Parte dos provedores de ERP oferece a gestão de pátio simplificada apenas pela extensão de telas a partir de sistemas existentes da empresa. Fornecedores mais inovadores como a Trackage oferecem um sistema mais completo, com serviços adicionais e interfaces mais amigáveis para o usuário. O mais importante: soluções como da Trackage têm grande foco na visibilidade logística em tempo real e detecção de gargalos na operação.

sistema yms

3. Que benefícios uma escolha correta pode te proporcionar?

Atente-se para a correta escolha do seu sistema de gestão de pátios. Quanto mais benefícios você puder conquistar com a correta escolha dos serviços, mais vantagens terá a longo prazo. Falando em vantagens, por que não citar o Trackage Maestro?

Conheça o Maestro

O Maestro é um YMS com tecnologia inovadora para o mercado. Unindo a apresentação de dados em dashboards a um aplicativo de celular, o Trackage Maestro traz um controle e visibilidade ainda mais amplos e completos. Para melhorar, o plano de uso do Maestro pode ser adaptado e moldado conforme a necessidade de cada cliente.

Integrado com os sistemas previamente usados pelas empresas, os dashboards apresentam gráficos de tempo de espera em filas, operações ativas (seja carregamento ou descarregamento), onde cada operação se encontra (carregando, esperando nota fiscal, aguardando direcionamento, entre outros estágios). O sistema também permite o cadastro de motoristas e transportadoras. Qual a vantagem disso?

Os motoristas podem baixar o aplicativo do Maestro em seus smartphones e se cadastrar no centro de distribuição. Feito isso, ao realizar o check-in de entrada no pátio, suas informações já serão recebidas pelo centro de operações e sua entrada será liberada na portaria, poupando tempo de cadastro e identificação nos portões. Além disso, essa comunicação com o motorista acontece em tempo real: ele recebe todas as informações pelo aplicativo, que já o direciona para a doca liberada, notifica-o do descarregamento, da retirada de notas e documentação e liberação para saída. Assim, o motorista tem total acesso a todos os passos, precisando apenas finalizar a jornada para sair.

Para a transportadora também há grande vantagem na parceria, visto que com os motoristas já cadastrados, ela pode logar no sistema e agendar o dia do carregamento/descarregamento na doca que estiver liberada em determinado dia e horário.

sistema de agendamento de docas

As vantagens são muitas, mas para que você aumente a eficiência da sua gestão de pátio, agende uma call conosco! Será um prazer conversar com você.

Espero que tenha gostado do texto. Não deixe de nos seguir nas nossas redes do Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Deixe um comentário