fbpx

78% das empresas têm uma visibilidade inadequada na sua cadeia de suprimentos. Como melhorar isso?

A produtividade na logística é fator fundamental e totalmente relacionada à visibilidade da empresa. Sendo assim, como solucionar esse problema interligado a produtividade da cadeia de suprimentos?

Estudos recentes demonstraram que esse número aponta para sistemas de controle logístico ineficazes, ou muitas das vezes falhos e com grandes espaços de tempo no repasse da informação.

Antes de tudo, um recente levantamento da LPI (Índice de Performance Logística) apontou que 13% a 35% das cargas acabam não correspondendo aos requisitos de qualidade exigidos. 

Sendo assim, um importante fator para corrigir e reparar esses danos, é apostar na conectividade e compartilhamento de informações em tempo real.

Como investimentos em tecnologia podem aumentar sua produtividade na cadeia de suprimentos

Com os crescentes investimentos na área logística, além da logística 4.0, muitas inovações têm chegado ao mercado – tudo isso no intuito de aumentar a produtividade e o faturamento das empresas, como também diminuindo seus processos manuais.

Dados de uma pesquisa recente divulgada pela CGE (Center for Global Enterprise) apontam que investimentos em novas tecnologias podem diminuir cerca de 50% dos custos de processos da cadeia logística! Além de aumentar cerca de 10% o faturamento das empresas. Tudo isso usando a conectividade e sincronização entre processos. 

novas tecnologias

Mas afinal, quais são esses tipos de tecnologias?

Um dos produtos já inseridos no mercado para viabilizar o sistema da cadeia de suprimentos é o YMS. Um YMS é um tipo de software padrão de mercado que atua diretamente na gestão de pátio, interligando a comunicação e gerando conectividade entre os processos e sistemas.

O YMS interliga o sistema de comunicação das empresas, unindo dados e otimizando processos: funciona para gerir pátios e realizar agendamento de docas, cargas e transportes.

Tudo isso, que antes demandava trabalho manual, pranchetas para controle de entrada e saída de cargas, procura e comunicação entre motoristas e empresas, pode hoje ser otimizado na palma da mão.

A economia de tempo e o gerenciamento correto de operações podem privar erros humanos, além de facilitar muito a mão de obra. Um dos aplicativos que hoje a Trackage oferece, informa, em tempo real aos motoristas a liberação nos portões e as docas que estão liberadas para carga/descarga – assim como também volumes carregados, tipo de material carregado, localização em tempo real entre outros benefícios.

visibilidade cadeia de suprimentos

Benefícios que o YMS e outras tecnologias trazem para a cadeia de suprimentos

Ao passo que, essas soluções tecnológicas chegam junto à Internet das Coisas e a Logística 4.0 para aumentar essa conectividade entre processos, trazendo uma maior visibilidade para as empresas. Em consequência, aumentam sua produtividade e diminuem erros logísticos que podem custar caro.

Além disso, a sincronia de informação entre funcionários internos e externos torna-se mais fácil e mais segura. Erros de comunicação tendem a desaparecer.

Isso também proporciona decisões muito mais rápidas e eficazes por parte dos gestores. Visto que há uma base de dados que permite uma consulta rápida e precisa de forma prática através de dashboards que conectam outras plataformas ao YMS.

Eles são responsáveis pelo cruzamento de dados importantes em tempo real, deixando assim as faltas e erros mais evidentes.

Para mais informações, não hesite de entrar em contato conosco. Para mais novidades não deixe de nos se seguir através da nossa página no Instagram ou LinkedIn.

Fonte: Atech, Grupo Embraer

Deixe um comentário