fbpx

Webinar: Inovação na Logística

No último dia 15 de Junho, transmitimos o webinar: Inovação na logística. No encontro, a Head de Operações da Trackage Patrícia Cicci entrevistou Lilio Rocha Neto, evangelizador-chefe de inovação na DHL Brasil.

O objetivo do webinar foi conversar sobre a inovação na logística e supply chain, e como ela é usada para agilizar e otimizar processos. O evento pode ser visto na íntegra clicando aqui.

Um facilitador de soluções inovadoras

Lilio explica que o evangelizador de inovação tem que estar sempre um passo à frente, sempre conectado com o que está acontecendo. “O evangelizador precisa criar um ambiente seguro para as pessoas estarem conectadas e emocionalmente engajadas, isso faz com que o ecossistema funcione.”, explica o especialista.

Em junho de 2021, o trabalho conjunto realizado pela Trackage e a DHL Brasil completou três anos de parceria. Unidas por um projeto de inovação aberta gerenciado por Lilio, a Trackage ajudou a renovar a operação logística da DHL com a implementação do Maestro – uma solução para gestão de pátios em centros de distribuição.

Um dos desafios iniciais era adaptar o produto para a realidade da DHL, moldando as funcionalidades existentes para a realidade da operação. Isso permitiu à Trackage trabalhar integrada à maior empresa de logística do mundo, trazendo mais robustez ao produto e uma maior eficiência para a DHL.

No Webinar, Lilio explica que atua como intermediador entre as partes. Em outras palavras, um facilitador na comunicação que estreita laços para implantação de novos processos e serviços. Seu papel é também trazer as boas novas, para evangelizar as pessoas da empresa na aceitação e uso da inovação.

No bate-papo, Lilio faz uma releitura do conselho tradicional de que as pessoas devem agir fora da sua zona de conforto. A sugestão dele é que um colaborador sempre aja dentro do contexto que lhe é confortável, mas garantir que sempre expanda essa zona com aprendizado constante. Ou seja, quanto mais se aprende, maior a zona de conforto e maior a habilidade resultante de cada profissional.

Lilio explica que quando se implementa uma nova solução de tecnologia na logística, um grande volume de dados novos passa a ser coletado e disponibilizado. Mesmo assim, nem sempre a gestão está madura o suficiente para interpretar esses dados a seu favor. A tecnologia pode ajudar a gerar e consolidar métricas, mas também pode levar ao erro caso essas métricas estejam fundamentadas da forma errada. Assim, é preciso refinar os dados para apenas analisar os que fazem sentido no contexto da gestão.

Um dos papéis de Lilio inclui facilitar a disseminação do Trackage Maestro para mais centros e pátios logísticos da empresa. A solução da Trackage já gerencia cargas e descargas no Porto de Jandira, onde se encontra o centro de operações de cross-docking da DHL, e também o pátio de Louveira, que conta com um laboratório de inovação.

Se você se interessa por inovação na logística, aproveite para conhecer mais sobre o Trackage Maestro!

Para sempre ter acesso a novidades, siga-nos nas redes sociais e conte conosco.

Deixe um comentário