A logística brasileira desempenha um papel vital na economia do Brasil, sendo responsável pelo gerenciamento eficiente do fluxo de bens e serviços.
Em um país de dimensões continentais e uma vasta rede de transporte e distribuição, o setor enfrenta inúmeros desafios, desde a infraestrutura precária e as grandes distâncias geográficas, até questões de tecnologia e gestão.
Nesse cenário, a realização desta pesquisa surgiu, principalmente, a partir da necessidade de obter dados mais amplos e completos sobre o setor, para entender melhor o panorama atual da logística no país.
Esperamos que os resultados e insights desse material contribuam para o desenvolvimento de estratégias e políticas que possam aprimorar a eficiência e qualidade da logística brasileira.
Boa leitura!
Sobre a pesquisa
Sob iniciativa da Trackage, o Raio X da Logística no Brasil é uma pesquisa setorial que contou com mais de 40 questões sobre gestão, tecnologia, operação, ESG, entre outros temas.
O questionário ficou disponível, em formato online, entre 23 de maio e 05 de junho de 2023 e estava destinado a todos os profissionais e empresas logísticas brasileiras.
Para a metodologia, foi considerada a análise quantitativa com amostragem probabilística, cujo método permite que os resultados sejam extrapolados para a população mais ampla com um certo grau de confiança estatística.
Com isso, este relatório está dividido em duas partes: a primeira referente aos resultados da pesquisa e a segunda traz insights com base no cruzamento dos dados.
Resultados
Nesta primeira parte do relatório serão apresentados os dados obtidos a partir das respostas de profissionais e empresas do setor logístico.
Suas contribuições oferecem uma visão ampla do panorama atual do mercado no país, além da identificação de algumas das principais tendências e oportunidades de crescimento e inovação.
Confira na sequência os resultados de cada uma das questões de acordo com os temas abordados.
Dados demográficos
Faixa etária
Do total de respondentes da pesquisa, a grande maioria possui entre 35 e 54 anos e não houve nenhuma resposta para as opções “18 a 24 anos” e “Mais de 65 anos”.
Gênero
De acordo com o recorte da pesquisa, 76,2% dos respondentes são homens e 23,8% são mulheres, expondo um cenário em que o gênero ainda é predominante no setor.
Estado
Em relação aos Estados brasileiros, mais da metade dos respondentes são da região Sudeste do país.
Grau de instrução
Referente ao grau de instrução (ou nível de escolaridade), a composição das pessoas participantes é a seguinte:
Não houveram respostas para as opções “Ensino fundamental” e “Mestrado”.
Faixa salarial
Com base no salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.320,001, os respondentes assinalaram que ganham por mês:
1MPV 1172/23
Dados específicos
Segmento de trabalho
Atualmente, as maiores fatias do mercado logístico são indústrias (38,1%) e transportadoras (33,3%).
Hierarquia do Cargo
Referente à hierarquia de trabalho dos respondentes, os cargos de Analista e Gerência são os que mais se destacam, representando mais da metade do total dos participantes.
Área de atuação
Afunilando um pouco mais em relação ao perfil dos participantes, a pesquisa mostrou que a atuação da grande maioria está concentrada em três principais áreas: Supply Chain Management, Armazenagem e Transporte.
Tempo de atuação
Do total de respondentes, 40,5% têm entre 10 e 20 anos de atuação na área.
O destaque aqui também vai para o grupo de respondentes que possuem entre 1 e 5 anos de atuação, cuja fatia é a segunda maior, de 23,8%.
Número de funcionários
De acordo com os resultados, 35,7% são empresas de porte Enterprise, com mais de 1.000 funcionários.
Regiões de atuação
As regiões de atuação das empresas respondentes que mais ganharam destaque foram Sudeste e Norte.
Mas sua presença não se restringe apenas ao Brasil, cujos dados mostram a presença das empresas principalmente no restante da América Latina e Europa.
Vale ressaltar que nenhuma região do mundo ficou zerada2.
2A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode atuar concomitantemente nas regiões Norte e Sul, na Europa e Ásia, por exemplo.
Modais
Reforçando dados de inúmeros outros levantamentos, o modal rodoviário continua sendo o principal modal de transporte de carga3 do país.
Resultado que é esperado, uma vez que a malha rodoviária possui uma extensão de quase 2 milhões de quilômetros de estradas e rodovias, onde as rotas cortam o país de norte a sul e, até mesmo, cruzam fronteiras de nações vizinhas.
3A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode ter mais de um modal.
Faturamento médio
A logística é uma área de extrema importância para o desenvolvimento do país e isso se reflete no faturamento das empresas do setor, em que mais da metade delas fatura em média mais de R$ 5 milhões por mês.
Gestão logística
Digitalização da gestão
Embora em determinadas áreas da logística alguns processos específicos ainda sejam feitos manualmente, a pesquisa mostrou que a adesão ao digital se tornou uma forte tendência no setor, com 42,9% das empresas contando com três ou mais softwares de gestão logística.
Totalmente digital4 | Digital em algumas áreas5 | Parcialmente digital6 |
42,9% | 38,1% | 19% |
4Uso de 3 ou mais softwares logísticos. 5Até dois softwares para gestão de áreas específicas. 6Com uso de planilhas no excel.
Softwares utilizados
Essa aderência a uma gestão mais digitalizada7 é evidenciada no uso dos softwares logísticos, destacando o ERP, o WMS e o Sistema de Rastreamento como as três principais soluções entre as empresas logísticas.
7A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode contar com um ou todos os sistemas.
Visibilidade de ponta a ponta
A visibilidade de ponta a ponta da operação se refere à capacidade de controlar e monitorar toda a cadeia de suprimentos, desde a produção e distribuição, passando pelo transporte e entrega ao cliente final e, em alguns casos, terminando com a logística de devolução.
Nesse tópico, mais da metade das empresas respondentes indicaram que possuem essa visibilidade em suas operações.
Sim | Não |
64,3% | 35,7% |
Definição de KPIs
Em relação à presença de indicadores-chave de desempenho, também chamados de KPIs, novamente mais da metade das empresas participantes indicaram que possuem indicadores bem definidos.
Sim | Não |
85,7% | 14,3% |
Uso e investimento em tecnologia
Investimento médio anual
Apesar da crescente adaptação ao digital no setor logístico, apenas 31% do total de empresas participantes investem mais de R$ 100 mil por mês em tecnologia.
Contudo, os investimentos em tecnologia são realizados por 71,5% das empresas entrevistadas.
Não houve nenhuma resposta para a opção “De R$ 501 a R$ 1.000.000 mi”, além disso 28,6% não souberam responder.
Ferramenta de maior necessidade
Entre as perguntas, também foi questionado quais as ferramentas a empresa mais precisa atualmente e os resultados destacaram a Torre de Controle como a solução mais necessária para a maior fatia dos respondentes.
Barreiras de investimento
Apesar de mais da metade das empresas respondentes apresentarem algum tipo de investimento em tecnologia8, ainda existem barreiras para o investimento (ou investimento mais alto), a principal delas é justamente o orçamento limitado.
8A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode enfrentar uma ou todas as barreiras de investimento.
Desenvolvimento interno de software
Um dos dados mais interessantes sobre o uso e investimento em tecnologia é referente ao desenvolvimento interno de soluções e ferramentas logísticas, em que ambas as opções tiveram exatamente a mesma quantidade de respostas.
Sim | Não |
50% | 50% |
Possui Torre de Controle
38% do total de empresas respondentes contam com uma Torre de Controle em sua operação logística ou estão em processo de implementação, enquanto que 50% não possuem a ferramenta mas consideram importante contar com a tecnologia.
Dados de operação logística
Tipo de operação
Entre os modelos de operação logística9, o Inbound e Outbound foram as principais opções assinaladas pelas empresas respondentes.
Além disso, o Frete dedicado também foi uma opção apontada por mais da metade das empresas.
9A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode contar com um ou mais modelos de operação.
Quantidade de centros de distribuição
64,3% das empresas contam com uma operação de pequeno porte, com até 5 centros de distribuição.
Quantidade de docas
Em relação à quantidade de docas, as duas maiores fatias dos resultados indicam os dois extremos das opções de resposta, em que 50% das empresas possuem até 5 docas e outros 31% contam com mais de 20.
Tamanho da frota
Quase a metade das empresas respondentes possui uma frota com mais de 30 veículos. Em contraponto, o interessante a ser ressaltado nessa questão é que a segunda maior fatia dos resultados se refere a operações que contam com até 10 veículos.
Perfil da frota
Ainda relacionado à frota, o perfil que mais ganhou destaque é terceirizada.
Quantidade de caminhões atendidos por dia
Quanto ao número de caminhões atendidos na operação, a maior fatia das respostas aponta para uma quantidade de mais de 100 cargas e descargas realizadas diariamente.
Destaque também para as operações que atendem entre 6 e 24 cargas e descargas por dia, segunda opção mais indicada pelos respondentes.
Volume de carga por dia
Referente à carga movimentada, 38,1% das empresas respondentes apontaram um volume de mais de 100 toneladas diárias.
Aqui notamos novamente que as duas maiores fatias dos resultados indicam os dois extremos das opções de resposta, já que 26,2% movimentam até 10 toneladas de carga por dia.
Tamanho da equipe de operação
Sobre a equipe de operação, quase a metade das empresas contam com a atuação de mais de 30 pessoas.
Principais dores
Os desafios da logística tendem a crescer conforme as empresas avançam na competitividade da cadeia de suprimentos.
Nesse cenário, as dores enfrentadas pelo setor são inúmeras, com destaque para a falta de visibilidade em tempo real, que, segundo os dados, atinge metade das empresas do setor.
Serviços de consultoria logística
Contratação de consultoria logística
Para alcançar um nível mais alto de qualidade, performance e competitividade, os serviços de consultoria estão ganhando espaço no setor, oferecendo um olhar externo e especializado para implementar mudanças estratégicas e reduzir custos da operação.
De acordo com os resultados, 35,7% das empresas já contrataram ou atualmente contam com o serviço, enquanto outros 28,6% ainda estão no processo de consideração sobre a contratação.
Sim, uma ou mais de uma vez | Sim, atualmente recebe consultoria | Não, mas considera contratar | Não, não considera importante |
21,4% | 14,3% | 28,6% | 35,7% |
Consultoria para superação de desafios
Em contraponto, 78,6% dos respondentes afirmam que um serviço de consultoria logística especializada poderia ajudar a empresa a superar os desafios e dores atuais.
Sim | Não |
78,6% | 21,4% |
ESG
Conhecimento sobre ESG
A sigla ESG significa, em inglês, Environmental, Social and Governance, e cada vez mais é recorrente no setor logístico, cujas ações propõem melhores práticas empresariais nos aspectos ambiental, social e de governança.
Com isso, foi perguntado aos participantes da pesquisa se sabem o significado e conceito da sigla:
Sim | Não |
76,2% | 23,8% |
Ações ligadas ao Meio Ambiente
Ainda que não estruturadas em um programa ESG, as principais ações ligadas ao aspecto ambiental10 (Environmental) apontadas pelas empresas foram:
Apesar da importância da sustentabilidade e redução de impactos ao meio ambiente, 7,1% das empresas respondentes apontaram que não investem em nenhuma ação.
10A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode investir em uma ou mais ações.
Ações ligadas ao Social
Novamente, ainda que não estruturadas em um programa ESG, as principais ações ligadas ao aspecto social11 (Social) apontadas pelas empresas foram:
E mesmo com a ampla discussão sobre as responsabilidades trabalhistas e sociais no meio corporativo, 11,9% das empresas participantes ainda não investem em nenhuma ação relacionada ao tema.
11A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode investir em uma ou mais ações.
Ações ligadas à Governança
Já com relação à governança (Governance), as principais ações apontadas foram:
Novamente, apesar de ser fundamental a implementação de processos competentes de administração focados em transparência e ética, 19% das empresas declaram não investir em nenhuma prática de governança.
12A pergunta possibilitava mais de uma opção de resposta. Dessa forma, uma única empresa pode investir em uma ou mais ações.
Insights
Nesta segunda parte do relatório serão apresentados alguns insights valiosos para a compreensão da realidade e das demandas desse setor dinâmico e em constante evolução.
Compreender as perspectivas e experiências dos profissionais e empresas da logística é essencial para impulsionar a competitividade, promover melhorias operacionais e estimular o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis.
Perfil respondente
Salário x Grau de instrução
64,3% do total de respondentes que recebem mais de 5 salários mínimos possuem um grau de instrução mínimo de Graduação.
26,2% do total de respondentes que recebem mais de 10 salários mínimos possuem especificamente Pós-graduação.
Salário X Gênero
14,3% do total de respondentes que recebem mais de 5 salários mínimos são mulheres.
52,4% do total de respondentes que recebem mais de 5 salários mínimos são homens.
Tempo de empresa X Cargo
54,8% do total de respondentes trabalham há mais de 10 anos na área e 78,3% destes, possuem cargos de Analista, Coordenação ou Gerência (opções que tiveram o mesmo número de respondentes).
Entre os que trabalham especificamente há mais de 20 anos (14,3% do total de respondentes), 50% possuem cargo de Gerência, enquanto que entre os que trabalham há menos de 10 anos (45,2% do total de respondentes), 36,8% possuem cargos de analista.
Dados do negócio
Faturamento X Investimento em tecnologia
26,9% das empresas que faturam mais de R$ 5 milhões por mês investem mais de R$ 1 milhão em tecnologia anualmente. Isso representa 16,7% do total de respondentes.
Faturamento X Gestão Logística
92,2% das empresas que faturam mais de R$ 5 milhões por mês possuem sua gestão logística digital em algumas áreas ou totalmente digital.
Isso representa 57,1% do total de respondentes.
Faturamento X Torre de Controle
Entre as empresas que faturam mais de R$ 5 milhões por mês, 42,3% possui uma torre de controle implementada ou em processo de implementação, enquanto que das outras 57,7% que não possuem torre de controle, 86,7% delas consideram implementar a ferramenta.
Faturamento X Consultoria Logística
Entre as empresas que faturam mais de R$ 5 milhões por mês, 50% recebe ou já contratou uma ou mais de uma vez serviços de consultoria logística.
Entre as outras 50% que nunca contrataram o serviço, 53,8% delas consideram contratar.
Faturamento X ESG
Entre as empresas que faturam mais de R$ 5 milhões por mês:
92,3% investe em ações ligadas ao Meio Ambiente
88,5% investe em ações ligadas ao Social
88,5% investe em ações ligadas à Governança
Torre de Controle X Visibilidade
38,1% do total de respondentes afirmam que a empresa possui uma torre de controle, destas, 56,2% possuem visibilidade de ponta a ponta da operação (da produção e armazenagem até o transporte e entrega ao consumidor final).
61,9% do total de respondentes afirmam que a empresa não possui uma torre de controle, destas, 69,2% afirmam que possuem visibilidade.
Torre de Controle X KPIs
De 38,1% das empresas que possuem ou estão em processo de implementação de uma torre de controle, 93,7% delas possuem KPIs bem definidos.
Destaque para 100% das empresas que possuem uma torre já implementada e rodando e também KPIs bem definidos.
Das 61,9% de empresas que não possuem torre, 80,8% afirmam que ainda assim possuem KPIs bem definidos.
Ferramentas utilizadas X KPIs
Das 85,7% de empresas que possuem indicadores de desempenho bem definidos, 66,7% delas contam com a utilização de ao menos 3 sistemas softwares logísticos em sua operação.
E entre as 14,3% de empresas que não possuem indicadores de desempenho bem definidos, 66,7% contam apenas com um ou dois softwares em determinadas áreas e 33,3% fazem seus processos de forma parcialmente digital (com planilhas no excel).
Aqui, corroborando com o dado anterior, pode-se inferir que apesar da maioria das empresas respondentes não possuírem uma torre de controle, a maioria possui KPIs bem definidos provavelmente por meio da utilização de várias soluções logísticas.
Ao integrar todas as soluções com uma torre de controle, a performance seria ainda maior e os dados ainda melhores.
Visibilidade X Ferramentas necessárias
Das 35,7% de empresas que não possuem visibilidade de ponta a ponta de sua operação, a maior parte delas têm a necessidade de uma Torre de Controle Logística.
Ferramenta necessária | Número de respondentes |
Torre de Controle Logística | 33,3% |
TMS | 20% |
YMS | 13,3% |
Sistema de Gestão de Frotas | 13,3% |
Sistema de Rastreamento (GPS, RFID, radiofrequência, etc.) | 6,7% |
WMS | 6,7% |
Principais dores X Segmentos
Entre as 12 opções de dores apresentadas na pesquisa, é possível destacar as principais dificuldades de cada segmento respondente:
- Indústria: falta de visibilidade em tempo real | 62,5%
- Transportadora: altos custos operacionais | 42,8%
- Operador Logístico: falta de visibilidade em tempo real | 80%
- Aeroporto: falta de centralização de informações | 66,7%
- Varejo: problemas de comunicação com a equipe | 100%
- Farmacêutica: atrasos de entrega | 100%
Principais dores X Porte da empresa
Já pelo porte da empresa, as dores que mais se destacam são: falta de visibilidade em tempo real, dificuldade na previsibilidade de demanda, falta de centralização de informações e falta de gestão digitalizada.
A partir disso é possível inferir que entre as pequenas e médias empresas há mais necessidade de controle e monitoramento operacional, enquanto que as empresas de maior porte têm mais necessidade de tecnologia para integrar toda a sua cadeia.
- De 1 a 50 pessoas: falta de visibilidade em tempo real | 50%
- De 51 a 500 pessoas: dificuldade na previsibilidade de demanda | 63,6%
- De 501 a 1.000: falta de visibilidade em tempo real | 62,5%
- De 1001 a 5.000: falta de centralização de informações | 83,3%
- Mais de 5.000: falta de gestão digitalizada | 55,6%
Dados da operação
Tipos de operação X Ferramentas necessárias
Entre os 7 tipos de operações assinaladas, para 6 delas a ferramenta que a empresa mais necessita no momento é a Torre de Controle (correspondente às maiores fatias de resposta).
Exceção para as operações com característica Just in Time, cujos respondentes assinalaram o TMS como solução mais necessária atualmente, para estes a TC ficou em segundo lugar.
- Inbound: Torre de Controle Logística | 32%
- Outbound: Torre de Controle Logística | 32%
- Frete dedicado: Torre de Controle Logística | 30,5%
- Cross Docking: Torre de Controle Logística | 33,2%
- Just in Time: TMS | 30,8%
- Fulfillment: Torre de Controle Logística | 40%
- Milk Run: Torre de Controle | 40%
Caminhões atendidos por dia X Volume de carga por dia
Referente à relação entre caminhões atendidos e volume de carga movimentada, os resultados destacaram que operações que atendem a partir de 25 caminhões por dia movimentam mais de 100 toneladas de carga diariamente.
- 50% das empresas que atendem até 5 cargas e descargas movimentam até 10 toneladas.
- 54,5% das empresas que atendem de 6 a 24 cargas/descargas movimentam até 20 toneladas.
- 57,1% das empresas que atendem de 25 a 100 cargas/descargas movimentam mais de 100 toneladas.
- 83,3% das empresas que atendem mais de 100 cargas/descargas também movimentam mais de 100 toneladas.
Volume de carga X Tamanho da equipe
Entre as empresas que movimentam mais de 50 toneladas de carga por dia (52,4% do total de respondentes), 68,2% delas contam com uma equipe com mais de 30 pessoas.
Contudo, as outras 31,8% não possuem uma equipe grande, contando com uma média de 11 a 20 pessoas para movimentar a mesma quantidade de carga.
Embora faça sentido que um alto volume de carga precisa da atuação de uma equipe grande, fato reforçado pelos dados, isso não é necessariamente uma regra no atual cenário do mercado. E aqui pode haver a influência da automação.
Volume de carga X Ferramentas utilizadas
Corroborando com os dados anteriores, 61,9% do total de empresas respondentes utilizam no mínimo 3 soluções em sua gestão logística.
Com relação ao volume de carga, esses valores variam entre 45,5% e 71,4%, mas não são crescentes, ou seja, a gestão digitalizada não necessariamente aumenta de acordo com o volume de carga movimentada.
A ferramenta mais utilizada em empresas que movimentam até 100 toneladas é o ERP. A exceção é para empresas que movimentam mais de 100 toneladas, cuja solução principal é o Sistema de Rastreamento.
- 0 a 10 toneladas: 45,5% utilizam pelo menos 3 ferramentas | Destaque para ERP, com 54,5%
- 10,1 a 20 toneladas: 71,4% utilizam pelo menos 3 ferramentas | Destaque para ERP, com 85,7%
- 20,1 a 50 toneladas: 50% utilizam pelo menos 3 ferramentas | Destaque para ERP – 100%
- 50,1 a 100 toneladas: 66,7% utilizam pelo menos 3 ferramentas | Destaque para ERP – 83,3%
- Mais de 100 toneladas: 68,7% utilizam pelo menos 3 ferramentas | Destaque para Sistema de Rastreamento – 68,7%
Considerações Finais
Todo o panorama apresentado neste estudo reforça a importância da Logística como um dos principais impulsionadores da economia brasileira.
Os dados apresentados evidenciam a necessidade de priorização no desenvolvimento do setor ao mesmo tempo que comprova que ainda há um espaço amplo e com potencial para oportunidades e novas tendências.
Por fim, esperamos que estes números sejam insumo para um crescimento sustentável, que conte com soluções inovadoras para maximizar a eficiência do segmento e beneficiar todos os envolvidos na cadeia produtiva.
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