O YMS Trackage Maestro é uma ferramenta de Gestão de Pátio ideal para qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte controlar suas operações de carga e descarga e monitorar tudo que está ligado ao pátio logístico.
Esse controle e visibilidade fornecidos pelo sistema, ainda acompanham uma economia que ao fim de cada mês, se mostram cada vez mais eficientes para os gestores.
Neste artigo, confira na prática a economia gerada pelo YMS Trackage Maestro.
1 → Gastos adicionais de performance
Quando falamos em gastos adicionais dentro da Gestão de Pátio, quase sempre eles estão relacionados à segurança e redução de riscos.
E quando falamos dessa redução de risco, nos referimos desde os riscos aos quais qualquer profissional de transporte está sujeito ao encarar a jornada de trabalho na estrada (como assaltos) até os riscos de perder uma carga de alto custo, pelos mais diversos motivos.
Automaticamente, esse gasto excedente com segurança impacta na performance, pois garante que as mercadorias não se percam às custas de mais investimento em tecnologias, monitoramentos, mão de obra (vigilância) qualificada, etc.
Não é incomum, por exemplo, que grandes franquias tenham que lidar com menos mercadorias chegando aos pontos de descarga do que o acordado.
Como o YMS Trackage Maestro ajuda
O YMS Trackage Maestro, responsável pela Gestão de Pátio, ajuda a economizar com esses gastos adicionais de performance.
Com o Trackage Maestro, conseguimos ajudar um cliente a reduzir em R$25.000,00 os gastos com segurança, ao perceberem que não era necessário uma equipe com 3 vigilantes armados por turno ao receber os veículos no pátio, mas apenas 2.
Outra importante economia relacionada aos gastos excedentes, que embora não sejam com segurança, ainda impactam na performance, é a de horas extras ou mal distribuídas entre os funcionários e equipes.
No estudo, tivemos um gasto diário de R$ 1.890,00 e um mensal chegando em R$ 56.727,27.
Com a otimização de 10 minutos de diários nas operações, foi possível alcançar uma economia de nada menos que R$ 17.018,18.
2 → Caminhão parado custa dinheiro
Quando falamos em caminhões parados, obviamente a primeira coisa que vem em mente é o gasto gerado com multas, diárias de motoristas e tudo que é pautado pela Lei 13.103, também conhecida como Lei dos Motoristas, que estabelece diversas normas e requisitos para a profissão Brasil.
No entanto, existe ainda um gargalo gerado em algun casos, como o de empresas que tem uma produção constante cujas operações de cargas precisam acompanhar, como é o caso de fábricas de chocolate que a todo momento estão produzindo, mas muitas vezes não conseguem equilibrar a vazão de mercadorias para os clientes (supermercados e outros).
Como o YMS Trackage Maestro ajuda
Especializado em agilizar a gestão de pátio e suas operações de carga e descarga, o YMS Trackage Maestro fornece ao cliente a capacidade de equiparar a produção com a saída de mercadorias, desafogando o estoque e evitando perdas desapontamento com clientes.
Falando de números, temos uma economia bem sólida. De acordo com os estudos, em uma empresa cujo custo diário com motoristas é de R$ 30.000,00 mensais, conseguimos uma economia de até R$ 9.000,00.
Outro ponto importante que o Maestro influencia positivamente é na locação de alguns lugares.
Não é incomum que algumas empresas precisem alugar um local específico para suas operações de pátio.
Nesses casos, o metro quadrado tem seu preço. Vamos imaginar um cálculo simples para entendermos.
Suponhamos que um local alugado por R$ 10.000,00 tenha definido como 1 real por m² ocupado.
Uma carreta com 42 m², teoricamente custará R$ 42,00.
Em um mês de locação, temos 720 horas.
Se pegarmos o valor do aluguel e dividirmos igualmente pelas horas gastas no mês, temos um valor de R$ 13,88 por hora do m² ocupado.
Agora vamos pegar aquela carreta de 42 m² que está parada no pátio alugado e multiplicarmos seu custo (42) pelo valor da hora do m² nesse pátio (13,88).
Temos nada menos do que R$ 582,96 de custo por espaço ocupado dentro desse local. E estamos falando apenas de um custo diário, considerando uma carreta.
3 → Ruptura de produção e financeira
Quando falamos de rupturas tanto na produtividade quanto financeiramente, estamos falando sobre imprevistos.
Entre os principais, podemos citar por exemplo, as diárias dos motoristas e multas por permanência, além de problemas com expedição de notas no mesmo mês de faturamento.
Como o YMS Trackage Maestro ajuda
No último exemplo citado acima, não é incomum que uma empresa e seu time comercial tenham uma meta para bater e as dificuldades encontradas nas operações de descarga no pátio logístico acabem impactando negativamente nessa meta.
Em um exemplo prático, imagine uma empresa que precisa vender uma quantidade de 10 mil unidades de um produto em um mês.
No último dia deste mês ainda faltam 500 unidades para serem vendidas, mas que já foram fechadas com uma empresa que teve interesse.
Aparentemente tudo está certo, o problema é que para conseguir o faturamento dessas últimas 500 unidades é necessário emitir nota fiscal e a nota fiscal só pode ser emitida depois que esse pedido for, de fato, carregado no caminhão.
Entende? Algo completamente operacional impacta diretamente na economia da empresa. Aqui fica claro a estreita relação entre a produtividade e o financeiro, onde para um andar conforme o planejado, o outro precisa estar em dia.
O YMS Trackage Maestro age diretamente na produtividade do pátio logístico, com agendamento de docas impedindo atrasos nas operações de carga e descarga e eliminando rupturas na produção e no orçamento.
4 → Custos invisíveis da operação
Como o YMS Trackage Maestro ajuda
Os custos invisíveis de uma operação, podemos citar aqueles que como bem sabemos, não podem ser mensurados com exatidão, mas que em seu montante, acabam impactando no bolso ou até mesmo no meio ambiente, como é o caso da emissão de CO².
Em um cálculo simples, podemos ter 3,2 kg de CO² jogados na atmosfera por litro de diesel consumido por cada veículo pesado.
O YMS Trackage Maestro tem como uma das suas principais vantagens a eliminação de filas, dentro e fora do pátio, que como sabemos, se formam sem que os veículos sejam desligados.
Ao final de um mês, estamos falando de uma quantidade absurda de poluição sendo minimizada, graças à otimização operacional fornecida pela ferramenta.
Outro imprevisto que se enquadra como custo invisível dentro das operações surge quando por algum motivo o veículo está parado em uma doca além do seu horário previsto e automaticamente isso inviabiliza uma das docas do pátio que deveria estar servindo outros veículos e outras operações de carga ou descarga.
Quem paga o preço por essa doca ocupada é a empresa.
5 → Economia gerada com o Sistema de Gestão de Pátio
A economia gerada pelo YMS Trackage Maestro é sólida e não corresponde somente ao fator financeiro. Como mostramos antes, também impacta diretamente na produtividade, que por sua vez ajuda a economizar tempo.
Dentro da logística, tempo também é dinheiro.
A economia gerada pelo YMS Trackage Maestro no pátio logístico pode variar dependendo da situação específica de cada empresa. No entanto, algumas das maneiras pelas quais nossa ferramenta pode contribuir para a economia incluem:
- Melhoria da utilização do espaço: o YMS Trackage Maestro ajuda a rastrear a localização e o status de cada veículo e ativo dentro do pátio, permitindo que a empresa otimize o uso do espaço disponível, evitando desperdício e maximizando a capacidade de armazenamento.
- Redução do tempo de espera: fazendo com que os funcionários identifiquem rapidamente a localização de um veículo ou ativo, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência do fluxo de trabalho.
- Redução de congestionamentos: nossa ferramenta ajuda a prever congestionamentos no pátio e permite que os funcionários tomem medidas para evitar atrasos ou interrupções na operação, evitando as temidas filas.
- Melhoria da visibilidade: fornecemos uma visibilidade em tempo real das operações do pátio, permitindo que os gestores tomem decisões informadas para aumentar a eficiência e reduzir os custos.
Ao utilizar o YMS Trackage Maestro para realizar a Gestão de Pátio da forma correta, conseguimos uma economia de até 30% dos custos logísticos, o que em números, podemos traduzir como uma média de R$ 65.000,00 por mês (dependendo do tamanho da operação).
O YMS Trackage Maestro é a ferramenta mais completa para Gestão de Pátio que sua empresa encontrará no mercado nacional, fornecendo visibilidade, precisão e economia de tempo e dinheiro.
Com a qualificação de profissionais e uma praticidade de uso encontrada em poucas ferramentas no mercado, nós temos a solução para os gargalos do seu pátio logístico e principalmente para alcançar os grande objetivo de qualquer player competitivo no cenário: a satisfação do cliente e o cumprimento das metas.