Tempo de espera em pátios: como eliminar as filas de caminhões

Como eliminar filas de caminhões no pátio logístico
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As filas de veículos no pátio logístico podem causar atrasos nas entregas, prejuízos financeiros e diminuição da eficiência das operações.

Por isso, é importante adotar medidas para eliminar ou reduzir essas filas.

Neste artigo, serão abordadas algumas maneiras de gerenciar o fluxo de veículos no pátio logístico como o uso do YMS, otimizando o tempo de permanência dos caminhões e garantindo a eficiência das operações.


1 → Filas dentro e fora do pátio

Encabeçando a lista de problemas recorrentes dentro dos pátios logísticos, estão as filas de caminhões.

E quando falamos de filas de veículos, nos referimos tanto às filas que acumulam do lado de fora da portaria, aguardando para entrar no pátio, quanto às filas que se forma já dentro do pátio logístico, quando os caminhões estão aguardando operações de carga ou descarga terminarem para que suas docas sejam liberadas.

Dentro do pátio, essas filas podem se formar quando a demanda de carga e descarga é alta e a capacidade do pátio é limitada, ou quando os processos de carga e descarga são lentos.

Já do lado de fora, podem ocorrer na entrada ou saída do pátio, onde os caminhões aguardam sua vez para entrar ou sair do local.

Essas filas podem se formar quando o pátio tem uma capacidade limitada de recebimento ou quando os processos de entrada e saída são lentos, o que pode levar a congestionamentos no tráfego próximo ao pátio.

As filas de caminhões podem causar atrasos e custos adicionais para as empresas transportadoras e seus clientes, bem como impactar negativamente a eficiência do transporte e logística em geral.

Por isso, é importante implementar processos eficientes e planejar adequadamente a capacidade dos pátios para minimizar as filas de caminhões e seus impactos.

2 → Multas por tempo de permanência do veículo no pátio 

Além dos problemas operacionais gerados pelas filas de caminhões, um dos principais revés dentro da Gestão de Pátio é o impacto financeiro que essas filas trazem para a empresa.

A legislação brasileira é bem clara e rígida quanto a isso.

A Lei 13.103, também conhecida como Lei dos Motoristas, foi promulgada em 2 de março de 2015 e estabelece diversas normas e requisitos para a profissão de motorista no Brasil.

A lei regulamenta aspectos relacionados à jornada de trabalho, à segurança no transporte de cargas e de passageiros, à formação e à capacitação profissional, dentre outros pontos relevantes.

Dentre as principais mudanças trazidas pela Lei 13.103, destacam-se:

  • Jornada de trabalho: a lei estabelece que a jornada de trabalho do motorista profissional não poderá exceder 8 horas diárias, podendo ser prorrogada por até 2 horas em casos de força maior ou necessidade imperiosa. Além disso, o motorista deve ter um intervalo mínimo de 1 hora para refeição e descanso a cada 6 horas de trabalho.
  • Tempo de direção: a lei estabelece limites para o tempo de direção do motorista, que não pode ultrapassar 4 horas e meia contínuas, devendo haver um intervalo mínimo de 30 minutos para descanso a cada 4 horas de direção.
  • Transporte de cargas: a lei estabelece requisitos específicos para o transporte de cargas, como a obrigatoriedade de fixação de placas de sinalização e a proibição do transporte de produtos perigosos em veículos que não atendam às normas de segurança.
  • Formação e capacitação: a lei exige que os motoristas profissionais passem por cursos de formação e capacitação específicos, com carga horária mínima de 160 horas, além de atualizações periódicas a cada 5 anos.
  • Penalidades: a lei prevê penalidades para o descumprimento das normas estabelecidas, que podem variar de multas até suspensão ou cassação da habilitação do motorista.

3 → Caminhão parado custa dinheiro 

Para se ter uma ideia do impacto que um veículo parado pode trazer para os bolsos dos contratantes, vamos a um exemplo prático.

Imagine uma carreta parada por 6 horas em um pátio aguardando desocupar uma das docas. Perante a Lei do Caminhoneiro, o prazo máximo que um veículo pode ficar parado nas operações de carga e descarga é de 5 horas.

A lei determina que o valor devido ao motorista ou transportadora, será do total de horas e não apenas das horas gastas a mais.

Nesse caso, calcula-se:

Peso da carga x Valor por tonelada da capacidade total do veículo (definido na última atualização por R$ 2,12)

Logo após, multiplicamos esse resultado pelo número de horas totais gastos na operação.

No caso de um veículo com capacidade total de 27 toneladas que ficou parado por 6 horas:

27 x 2,12 = R$ 57,24

57,24 x 6 = R$ 343,44

Além disso, um estudo feito pela Trackage constatou que um caminhão parado tem um custo médio de R$ 2.500 por dia, sem considerar as diárias com motoristas e ajudantes.

4 → Como eliminar as filas de caminhões no pátio com um YMS 

O YMS (Yard Management System) é uma ferramenta útil para ajudar a eliminar as filas de caminhões em pátios logísticos, através da gestão mais eficiente do tempo de permanência dos veículos no pátio e da otimização do processo de carga e descarga.

Com o YMS, é possível realizar o agendamento prévio das atividades de carga e descarga, reduzindo o tempo de espera dos caminhões no pátio e aumentando a eficiência das operações.

Além disso, o sistema permite a comunicação eficiente com os motoristas, fornecendo informações importantes em tempo real e evitando atrasos nas entregas. 

Também é possível monitorar e controlar os indicadores de tempo dos veículos no pátio, permitindo identificar gargalos e atrasos nas operações logísticas e tomar medidas para otimizar o tempo de permanência, carga, descarga, espera e acomodação dos veículos. 

Abaixo, algumas das principais funcionalidades e características do sistema que ajudam a eliminar filas de veículos no pátio.

Agendamento de carga e descarga 

Uma das principais funcionalidades do YMS é o agendamento de carga e descarga, que permite aos transportadores agendar o horário em que desejam realizar suas operações no pátio.

Com isso, é possível evitar que haja muitos caminhões chegando ao mesmo tempo e gerando filas, otimizando assim o fluxo de veículos e aumentando a produtividade.

Previsibilidade de entradas e saídas 

Com o agendamento de carga e descarga realizado pelo sistema, é possível prever com maior precisão a chegada e saída de caminhões no pátio, permitindo que os gestores planejem as atividades de forma mais eficiente e evitem a sobrecarga de operações em determinados horários.

Dessa forma, a previsibilidade de entradas e saídas de veículos proporcionada pelo YMS pode trazer benefícios tanto para as transportadoras quanto para os centros de distribuição ou terminais logísticos.

Para as transportadoras, a possibilidade de agendar horários de carga e descarga reduz o tempo de espera dos caminhões no pátio, o que pode resultar em uma maior produtividade e uma redução nos custos de operação.

Para os centros de distribuição ou terminais logísticos, a previsibilidade de entradas e saídas permite uma gestão mais eficiente dos recursos, com uma melhor distribuição de pessoal e equipamentos para atender a demanda.

Além disso, a previsibilidade de entradas e saídas de veículos também pode contribuir para um melhor planejamento do fluxo de transporte como um todo, permitindo que as transportadoras se organizem melhor para cumprir os prazos de entrega acordados com seus clientes e evitando atrasos.

Check-in de motoristas na portaria 

Com esse recurso, o sistema permite o registro de informações importantes sobre o motorista e o veículo, como dados do motorista, da transportadora, do veículo e da carga transportada, de forma eletrônica, o que pode trazer benefícios como:

  1. Maior rapidez e eficiência no processo de entrada de caminhões no pátio: com o YMS, os motoristas podem realizar o check-in na portaria de forma rápida e eficiente, sem precisar preencher formulários ou esperar em filas. Isso permite um fluxo mais ágil de entrada e saída de caminhões no pátio, reduzindo o tempo de espera e aumentando a produtividade.
  1. Maior segurança: com o registro eletrônico das informações do motorista e do veículo, é possível ter um controle mais rigoroso sobre a entrada de caminhões no pátio, verificando se as informações estão corretas e se o motorista e a transportadora são de confiança.
  1. Maior rastreabilidade: com o registro eletrônico das informações, é possível rastrear facilmente a entrada e saída de caminhões no pátio, bem como as atividades realizadas por cada um deles. Isso permite uma gestão mais eficiente das operações e uma melhor tomada de decisão em caso de imprevistos.
  1. Maior precisão no controle de estoque: com o registro eletrônico das informações sobre a carga transportada, é possível ter um controle mais preciso sobre o estoque, evitando perdas e garantindo a disponibilidade dos produtos para entrega aos clientes.

Comunicação eficiente com motoristas durante a jornada

Com o YMS nós podemos manter uma comunicação mais ágil e eficiente com os motoristas, fornecendo informações importantes em tempo real.

É possível informar aos motoristas, por exemplo, sobre o status da carga que estão transportando, como se ela já foi descarregada ou se está em processo de carregamento.

Isso permite uma melhor gestão do tempo dos motoristas e uma redução no tempo de espera no pátio. Além disso, é possível informar aos motoristas sobre eventuais mudanças no agendamento de carga e descarga, permitindo que eles se adaptem à nova programação e evitando atrasos nas entregas.

Indicadores de tempo do veículo no pátio 

Com a dashboard de um YMS eficiente, nós podemos analisar estatísticas sobre o tempo de permanência dos veículos no pátio logístico, ajudando a identificar gargalos com muito mais precisão.

Dois dos principais KPI’s (indicadores de desempenho logístico) fornecidos pelo YMS são o “tempo médio do motorista” e o “ranking de permanência” (podendo variar os nomes de YMS para YMS).

No tempo médio dos motoristas, como o nome sugere, é exibida uma soma total do tempo que cada motorista passa dentro do pátio, dividido pelo número de motoristas. Isso ajuda a ter uma noção – embora ampla – assertiva, sobre como tem sido de modo geral, a permanência dos motoristas no pátio.

No Ranking de permanência, temos dados semelhantes aos fornecidos no Tempo médio dos motoristas no pátio, porém, aqui isso é individualizado, mostrando em ordem de permanência quais motoristas levam mais tempo, em média, dentro do pátio.


Eliminar as filas de veículos no pátio logístico é essencial para garantir a eficiência das operações logísticas e evitar prejuízos financeiros.

O uso de tecnologias como o YMS Trackage Maestro, garante que as medidas corretas de prevenção, ou mesmo correção, sejam aplicadas. Cabe às empresas identificar as melhores práticas para sua operação e implementá-las de forma consistente.

Com uma gestão eficiente do pátio logístico, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação dos clientes.