Inteligência Artificial na logística: como funciona e seus benefícios

inteligência artificial na logística
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A inteligência artificial é basicamente tornar máquinas e sistemas inteligentes o suficiente para que possam tomar decisões e executar tarefas baseadas em dados sem nenhuma intervenção humana.

Hoje entenderemos mais detalhadamente como funciona a inteligência artificial na logística.


1 → O que é Inteligência Artificial 

A inteligência artificial é uma parte da ciência da computação que tem objetivo de reproduzir a inteligência humana nas máquinas.

Fiquem tranquilos! 

Bem diferente do que passamos a infância vendo nos filmes de ficção científica, as possibilidades das máquinas se rebelarem e agirem contra nós humanos são quase nulas.

Isso porque por mais fantástica que seja essa parte da ciência, ainda existe um fator importantíssimo que limita a inteligência artificial das máquinas: o fator humano.

A inteligência artificial é pautada por meio de cálculos matemáticos complexos, o que é ótimo ao agir em operações que precisam de exatidão e decisões baseadas em dados

A nossa inteligência já é composta por muito mais do que cálculos.

A inteligência humana tem como base: cálculos, afetividade, consciência de erros, desejos e da sua própria história.

Por mais que quando estudada, a inteligência artificial pareça complexa, a inteligência humana é muito mais e isso a torna praticamente impossível de ser reproduzida fielmente em uma máquina.

Agora que já sabemos que as chances de sermos dominados pelas máquinas é nula, vamos nos aprofundar e entender um pouco mais sobre como a inteligência artificial funciona na logística.

2 → Como funciona a inteligência artificial na logística 

Uma coisa importante de entender na inteligência artificial, principalmente dentro da logística, é que diferente de outras ciências dentro da computação, a inteligência artificial não trabalha com modelos de solução estáticos.

O que isso quer dizer?

Quando precisamos criar uma inteligência artificial voltada para logística (não é algo restrito, mas como é a nossa área, usaremos ela como exemplo), criamos um modelo de sistema genérico e capacitamos esse modelo a aprender outras soluções com o passar do tempo.


Você sabia?

Muito da inteligência artificial está diretamente ligada à machine learning, traduzido quase literalmente como aprendizado de máquina.

A machine learning é uma categoria dentro da inteligência artificial, responsável por fazer as máquinas aprenderem a lidar com certas situações, tendo como base para seu comportamento os dados que são passados para ela, estabelecendo padrões para lidar com diversas situações.


Exemplos de IA aplicada na logística

Um exemplo consistente de IA aplicada em operações logísticas é o caso do YMS Trackage Maestro. Com ele, é possível prever com base nos dados fornecidos, o tempo de carregamento.

Existem ainda outras operações que podem ser aprimoradas com o uso da IA, como é o caso da automatização dos sistemas de tracking (rastreio), o docking schedule (agendamento de docas) e os bancos de dados que utilizam indicadores chaves de desempenho.

3 → Benefícios da inteligência artificial

Otimização na tomada de decisões

Quase sempre, quando falamos de tomadas de decisões, nos referimos aos gestores responsáveis por cada etapa do processo logístico dentro da cadeia de suprimentos.

No entanto, existe ainda uma outra forma de interpretarmos as tomadas de decisões quando falamos de inteligência artificial.

Nesse caso, nos referimos às decisões tomadas pela própria máquina através do que já citamos anteriormente: machine learning.

Quando aplicada nos sistemas, a inteligência artificial permite que ele tome decisões, sempre baseadas em dados.

Essas decisões dependem de três elementos para serem tomadas

Algoritmos – uma sequência ordenada de operações organizadas para realizar uma tarefa ou resolver um problema.

Software – responsável por dar as instruções para a execução de cada tarefa definida.

Machine learning – faz com que as máquinas configurem seu próprio funcionamento para que a mesma desenvolva a capacidade de aprender suas funções sozinha.

“A Inteligência Artificial é capaz de processar informações de forma muito rápida e precisa. Ela reúne uma quantidade muito grande de dados, organiza em modelos, apresenta cenários a serem considerados como ideais e, principalmente, aprende e evolui com esse processo de forma contínua, fazendo com que possíveis gargalos sejam evitados nas operações e muitos ganhos sejam rapidamente percebidos”, explica Victor Hugo Moreira, CEO da Trackage. 

Assertividade no planejamento estratégico 

Imagine por um momento que todo o processo logístico é um grande jogo de futebol, onde não podemos errar e arriscar tomar um gol por bobeira. 

É com essa analogia que podemos ver a importância de não haver erros dentro da gestão logística.

Ter um planejamento estratégico bem definido e ferramentas tecnológicas (management systems) que contribuam para o fornecimento de dados precisos, é a grande vantagem competitiva para evitar erros muito comuns dentro da logística, como desencontro de informações, dados desatualizados e erros de cálculos.

Aumento de produtividade e redução de custos 

Música para os ouvidos de qualquer gestor, a redução de custos com uma alta produtividade é uma das grandes vantagens na utilização de uma IA aplicada na logística.

A exemplo do YMS Trackage Maestro, os números mostram que o uso do YMS da Trackage para gestão de pátio, entre outros benefícios, reduz em até 60% as filas de veículos na portaria.

Já para a gestão de ativos, o aumento de produtividade pode chegar até 13%. Metas são batidas, custos são reduzidos e seu poder de decisão é aprimorado.

4 → Desafios da inteligência artificial e como superá-los

Resistência da equipe

Já falamos aqui no Blog sobre como a resistência que alguns profissionais ainda têm para adotar medidas mais modernas, acaba sendo uma barreira no progresso das operações.

Pior ainda é saber que boa parte dessa resistência vem de gestores que, em teoria, deveriam prezar pela máxima eficiência de toda a gestão logística.

É preciso que o profissional se atualize, tanto teoricamente quanto na parte prática, para ver que ter uma operação mais tecnológica não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, torna tudo mais prático, ágil, fácil e econômico.

Falta de conhecimento técnico de usuários

Ainda relacionado aos profissionais atuantes na área, estarem atualizados e ter uma compreensão sobre como as ferramentas disponíveis para eles funcionam, é de extrema importância.

Por mais eficiente que um software de gestão possa ser dentro da cadeia de suprimentos, não terá utilidade alguma se o usuário não tiver noção de como usá-lo e principalmente, como interpretar os dados fornecidos (indicadores chaves, por exemplo) pelo sistema.

Para isso, cursos de capacitação devem ser fornecidos aos colaboradores e todos os envolvidos nas operações, de forma periódica, para que todos estejam alinhados com os propósitos da empresa e com o uso de suas tecnologias.

Não considerar os processos da empresa 

Entender os processos e principalmente as dores da logística de sua empresa é o ponto chave para poder contratar qualquer serviço tecnológico que possa auxiliar na gestão.

Essa compreensão deve vir tanto dos gestores e líderes dentro das operações, quanto dos operadores manuais. 

Esse alinhamento entre todos os envolvidos nas operações, direta ou indiretamente faz total diferença no resultado final.

Disponibilidade vs qualidade de dados

Nas palavras do cientista de dados Ailton Oliveira, um dos problemas mais evidentes dentro da implementação de uma IA na logística é a falta de dados importantes.

“Um dos maiores desafios da inteligência artificial dentro da logística é a disponibilidade de dados. Isso acontece porque muitas vezes as empresas confundem quantidade de dados, ou seja, volume de dados, com dados de qualidade. Dados que tenham significado e relevância para o aprendizado da IA.”

Ailton Oliveira, cientista de dados da Trackage.

É comum que alguns profissionais do ramo não entendam porque uma IA não está funcionando como eles esperam, quando na verdade o sistema é que não está sendo nutrido com informações que gerem impacto para os processos que serão executados.

5 → A inteligência artificial do YMS Trackage Maestro 

O YMS Trackage Maestro é uma ferramenta de Gestão de Pátio desenvolvida para tornar todas essas operações mais práticas de se controlar, fornecendo também indicadores visíveis para as tomadas de decisões.

Com uma plataforma 100% online, intuitiva e plug and play, você monitora sua operação de qualquer lugar fazendo uma gestão muito mais preditiva e proativa.

No Maestro, as informações estão na palma da sua mão, ampliando seu controle sobre suas operações em tempo real.

O Maestro pode ser usado por:

  • operadores logísticos; 
  • indústrias;
  • transportadoras e fornecedores.

Com a automatização dos processos, como por exemplo o calendário de agendamento, a economia de tempo gerada por isso evita as temidas filas de caminhões do lado de fora do pátio, onde geralmente ocorrem grandes prejuízos como multas por permanência excessiva dos motoristas, atrasos de entrega, entre outros.

Além disso, também temos os gargalos internos, aqueles ali do pátio mesmo. 

Com a visibilidade que o YMS dá para você em tempo real, você identifica que docas estão disponíveis para realocar um veículo por conta de algum problema repentino, sem perder um tempo que certamente seria desperdiçado em uma resolução manual.


A inteligência artificial é o presente e principalmente o futuro da logística

Não há motivos para fugirmos de algo que veio definitivamente para melhorar a supply chain em todos os aspectos e ainda menos motivos para duvidarmos do quanto isso pode ser útil nas operações.

Dentro da logística, a inteligência artificial ainda está no começo, com aplicações sendo implementadas ao longo da cadeia de suprimentos em diversos segmentos, mas uma certeza nós temos: ainda teremos muitos frutos dessa ciência nos próximos anos.