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Same day delivery: logística em 24 horas ou menos

Estamos acostumados a ver a tecnologia trazendo novidades incríveis a todo o tempo, bem antes de conseguirmos assimilá-las. Mas com as transformações pós-pandemia, o movimento foi contrário: a tecnologia da logística precisou ser toda reformulada para atender à concorrência e novas demandas do novo perfil de consumidor.

Os prazos das entregas diminuem cada vez mais. As máquinas e processos passaram por mudanças e acabaram exigindo certa otimização logística. Para obedecer às restrições de circulação, fechamento de comércios e isolamento social, todo o contexto de como entregar mercadorias ao consumidor precisou ser repensado.

Uma das maiores causas de toda essa mudança é justamente o tópico deste artigo: a necessidade de cumprir o same day delivery – ou seja, a entrega de produtos em 24 horas ou menos

A pressão do e-commerce

Segundo dados da Nielsen, 13 milhões de brasileiros tiveram sua primeira experiência com e-commerce no ano de 2020. Muitas empresas precisaram se adequar a esse novo modelo de consumo, passando a adotar o e-commerce em uma loja virtual. Empresas de logística e marketplaces (como o Mercado Livre) precisaram ampliar muito o armazenamento e entrega de produtos, expandindo com a locação de galpões e novos centros de distribuição.

Foi nesse contexto e momento que os operadores logísticos, empresas intermediárias de armazenagem de mercadorias, centros de distribuição e algumas empresas do ramo do varejo passaram a buscar soluções de otimização logística para trazer visibilidade e organização nos processos.

Se até pouco tempo as entregas mais rápidas levavam dois dias úteis, hoje consideramos natural falar sobre entregas em até 24 horas, no mesmo dia e até mesmo empresas testando modelos de entregas em 1 hora.

O Mercado Livre foi um dos pioneiros a otimizar seus serviços de logística e oferecer o serviço full com entregas em 24h para a região de São Paulo. Para que isso fosse possível, a empresa abriu um grande CD (centro de distribuição) e passou a receber produtos de pronta entrega de lojas parceiras cadastradas no Mercado Livre. Com isso, todos os produtos enquadrados nessa modalidade e com estoque no CD passaram a ser entregues ao consumidor no dia seguinte da sua compra.

Esse é apenas um dos exemplos de empresas que têm otimizado seus serviços para não somente prestar esse atendimento ao consumidor, como também se tornar mais competitiva no mercado. Uma vez que uma empresa oferece o mesmo produto que outra por um preço semelhante mas com uma entrega mais ágil, acaba se tornando uma melhor opção. Dessa forma, a pressão para que cada vez mais empresas adotem o same day delivery cresce a cada dia.

Soluções de otimização logística

As alternativas são poucas: adequação para um mundo digital ou ficar para trás.

Nada disso seria possível se não houvesse uma transformação digital dentro das empresas e as consequentes mudanças na mentalidade dos gestores. Entregas em 24h ou menos só são possíveis graças à aderência de grandes tecnologias que otimizam processos dentro de armazéns, centros de distribuição e pátios logísticos. 

Vamos abordar com mais detalhes a situação em cada um deles.

Grandes armazéns com estocagem de produtos

Um centro de armazenamento lida com diversas atividades ao longo do dia, desde a chegada de caminhões para descarga de produtos até a conferência, separação e estocagem no lugar certo dentro do armazém.

Soluções de otimização logística, como o Trackage Maestro, podem ajudar com agendamento prévio dos caminhões que precisam entrar e descarregar. Essa solução permite à transportadora agendar um horário para a operação no armazém, e assim que o motorista chega com seus dados já pré-cadastrados no sistema tem sua entrada liberada na portaria. Rapidamente, também acompanhado pelo sistema, o motorista é avisado e direcionado para a doca de sua descarga. 

O uso de sistemas como o Maestro permite uma maior visibilidade de veículos em rota, medir a duração das operações e agilizar o processo de liberação, direcionamento e descarga – onde o motorista costuma perder horas ociosas, ao ir de um passo para o outro.

Em paralelo, o recebimento, conferência e separação são amparadas por outras soluções integradas ao Maestro para agilização e controle. O uso de etiquetas RFID agiliza a conferência de produtos e auxilia no controle de separação. Um WMS (software de gestão de armazéns) permite rapidamente identificar corredores de produtos e sua posição na prateleira. Indo além, a solução é capaz de identificar produtos que precisam de reposição, itens com alto volume no estoque e níveis de estocagem – e quando integrado a um YMS (sistema de gestão de pátio), é possível mensurar quantidade de caixas movimentadas por hora, paletes por hora e tempo médio de descarregamento.

Centros de distribuição

Os CDs são um pouco diferentes dos armazéns: recebem caminhões para descarga, mas também liberam caminhões carregados para distribuição de produtos.

Nesse contexto, o agendamento de carga e descarga se faz altamente necessário pois a entrada e saída de caminhões é constante (normalmente, envolvendo mais de uma transportadora). O agendamento controla a autorização e aumenta a agilidade na identificação de motoristas e transportadoras.

O cadastro prévio de motoristas no Trackage Maestro – reforçado pelo uso do aplicativo no smartphone do motorista – permite incluir foto, documento, CNH e transportadora daquele caminhão. Ao chegar na portaria do CD, o motorista faz check-in no seu aplicativo e os dados aparecem na tela do computador da portaria. Nela, o responsável realiza a conferência visual dos dados e libera o caminhão rapidamente para entrada. Em seguida, o aplicativo direciona o motorista à doca correta para realização da operação.

Com esse controle da atividade nas docas, é possível calcular o tempo médio de carregamento e descarregamento e níveis de produtividade e ociosidade de cada operação.

Pátios logísticos

Um espaço intermediário e anexo ao armazém e centro de distribuição é o pátio logístico. Quando o motorista chega para carga ou descarga, normalmente se depara com enormes e demoradas filas na portaria. Esse é um dos problemas que o Trackage Maestro resolve, reduzindo esse tempo de espera em 60% em média.

ausência da gestão de pátio

Como os atrasos são constantes e nem sempre há uma doca disponível para atendimento, o motorista normalmente é obrigado a esperar por sua vez no pátio. Esse tempo ocioso é um dos maiores problemas da logística hoje… e por isso essa etapa do processo é tão importante para o Trackage Maestro

Numa situação comum, o operador teria de procurar o motorista em um espaço externo muito amplo, alongando ainda mais o tempo de direcionamento à doca, Com o Maestro, basta informar qual doca foi liberada e o motorista será notificado pelo aplicativo sobre seu destino. Isso proporciona um enorme ganho em termos de tempo, otimização e controle da operação logística.

Quanto investir para atingir o same day delivery?

Quando há controle e otimização nos processos envolvidos na entrega ao consumidor, consegue-se ganhos de tempo e eficiência nas operações. Somente assim se torna possível cumprir com o desafio das entregas em até 24h. 

O investimento em uma solução como o Trackage Maestro também reduz consideravelmente as falhas de operação em outros pontos do processo. Os tempos de espera diminuem e contribuem para maior eficiência e produtividade nos armazéns e CDs. 

Grandes empresas que já fazem uso do Trackage Maestro, como 3M, DHL e outras, relatam um aumento concreto da capacidade de suas operações. O volume de entregas é ampliado e por isso gera aumento na receita, maior satisfação do cliente e visibilidade de ponta a ponta do processo logístico.

Quer entender os ganhos no investimento em tecnologia para otimização logística? Entre em contato com a Trackage e tire suas dúvidas.

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