Como o YMS Trackage Maestro auxilia a equipe de operação

benefícios do YMS Trackage Maestro para a operação
Aqui você encontra

O YMS Trackage Maestro é o Sistema de Gestão de Pátio utilizado por grandes players do mercado para gerenciar o pátio logístico de suas operações.

Os benefícios do YMS Trackage Maestro para a operação fazem total diferença quando o objetivo é economia de tempo, dinheiro e principalmente o aumento de produtividade nas operações logísticas.

Confira mais neste artigo.


1 → O que é o YMS Trackage Maestro 

O YMS Trackage Maestro é uma ferramenta de Gestão de Pátio com monitoramento, agendamento e controle logístico, sendo uma das principais soluções do mercado.

Esse controle e visibilidade fornecidos pelo sistema, ainda acompanham uma economia que ao fim de cada mês, se mostram cada vez mais eficientes para os gestores, como vimos no artigo sobre a economia gerada pelo YMS Trackage Maestro.

Além dessas vantagens, a ferramenta também possibilita um aumento de eficiência para as equipes operacionais, como veremos a seguir.

2 → Vantagens do YMS Trackage Maestro para a operação

Gera economia para a operação

O Trackage Maestro também traz benefícios econômicos para as operações logísticas. Ele permite melhorar a eficiência e reduzir custos por meio de diversas funcionalidades.

Como isso é feito?

Um exemplo prático de como o YMS Trackage Maestro pode gerar economia é a redução do tempo de espera dos veículos no pátio.

Com ele, é possível melhorar o controle do fluxo de caminhões, agendar as operações de carga e descarga de forma mais eficiente e otimizar a alocação das docas. Isso reduz o tempo ocioso dos caminhões no pátio, evita atrasos e aumenta a produtividade.

Outro exemplo é a melhoria na gestão do espaço de estacionamento.

O YMS Trackage Maestro permite monitorar e controlar o uso dos espaços disponíveis, evitando a ocupação desnecessária e garantindo uma utilização mais eficiente do pátio.

Isso pode resultar em redução de custos de aluguel ou manutenção de áreas de estacionamento adicionais.

Em tempo, trazemos como exemplo nossa planilha ROI que mostra um pouco da economia gerada pelo YMS Trackage Maestro, dentro e fora das operações.

A ferramenta pode gerar uma economia de pelo menos 30% das operações logísticas da empresa.

É importante entender que a planilha é montada com base nas necessidades de cada cliente e os valores podem variar de acordo com a realidade de cada empresa, mas serve para termos uma noção do quão importante o YMS Trackage Maestro é, quando o assunto é economia.

Eliminação de processos manuais exaustivos 

Com a implementação do YMS Trackage Maestro, é possível eliminar processos manuais exaustivos que tradicionalmente demandavam tempo e recursos significativos.

Anteriormente, o gerenciamento de pátios dependia de métodos manuais, como planilhas e comunicação verbal, o que resultava em uma série de desafios e ineficiências.

Esses processos manuais exaustivos frequentemente levavam a erros, atrasos nas operações e falta de visibilidade em tempo real sobre a localização e o status das mercadorias.

Como isso é feito?

O sistema permite o acompanhamento em tempo real do fluxo de mercadorias, desde a chegada até a saída do pátio, bem como o monitoramento de todas as atividades relacionadas, como carga, descarga, movimentação interna e armazenamento.

Tradicionalmente, o gerenciamento de docas de carga era realizado manualmente, com base em comunicações verbais ou registros escritos.

Com o YMS Trackage Maestro, o sistema pode atribuir automaticamente as docas de carga com base em critérios predefinidos, como tipo de mercadoria, prioridade ou disponibilidade.

Isso reduz a necessidade de intervenção humana e acelera o processo de carga e descarga.

Maior organização no fluxo de trabalho

O YMS Trackage Maestro desempenha um papel fundamental na obtenção de uma maior organização no fluxo de trabalho de uma organização.

Ao implementar o YMS Trackage Maestro, as empresas podem otimizar e coordenar de maneira eficiente as atividades relacionadas ao gerenciamento de pátios e áreas de carga e descarga.

Como isso é feito?

Uma das principais contribuições do YMS Trackage Maestro para a maior organização no fluxo de trabalho é a automação de tarefas e processos.

Anteriormente, muitas dessas atividades dependiam de métodos manuais, como preenchimento de planilhas e registros escritos. No entanto, com a introdução do YMS Trackage Maestro, esses processos manuais são substituídos por sistemas automatizados.

Essa automação reduz erros, atrasos e confusões que podem surgir devido a processos manuais, proporcionando uma maior organização em todo o fluxo de trabalho.

As informações são registradas e atualizadas automaticamente, garantindo uma visibilidade em tempo real sobre o status das atividades e das mercadorias no pátio.

Um exemplo de como essa automação de funções contribui para a melhoria do fluxo de trabalho, está no registro automatizado de entrada e saída de veículos.

A ferramenta da Trackage substitui o processo manual de registro de veículos que entram e saem do pátio por um sistema automatizado. Isso elimina a necessidade de preencher planilhas ou fazer anotações manuais, agilizando o processo, reduzindo erros e eliminando de uma vez por todas as filas de caminhões do lado de fora da portaria ou mesmo dentro do pátio.

Mais produtividade e agilidade no dia a dia 

A implementação do YMS Trackage Maestro, tem um impacto direto na produtividade e agilidade das operações diárias de uma organização.

Ao automatizar tarefas manuais exaustivas, a ferramenta libera tempo e recursos das equipes para se concentrarem em atividades de maior valor agregado, aumentando a produtividade geral.

Como isso é feito?

Com o rastreamento em tempo real fornecido pelo YMS Trackage Maestro, as equipes têm uma visibilidade instantânea do status das atividades, permitindo uma melhor coordenação e uma resposta ágil a qualquer evento ou situação imprevista.

Isso reduz atrasos e interrupções, melhorando a agilidade das operações diárias.

A atribuição automatizada das docas é um exemplo de como o YMS Trackage Maestro influencia diretamente na produtividade.

A ferramenta pode atribuir automaticamente as docas de carga com base em critérios predefinidos, como tipo de mercadoria, prioridade ou disponibilidade.

Isso evita a necessidade de atribuições manuais demoradas, melhorando a agilidade no fluxo de mercadorias.

Melhor comunicação entre áreas e equipes

A implementação do YMS Trackage Maestro simplifica e agiliza a comunicação ao fornecer um canal integrado e centralizado para troca de informações. As diferentes áreas e equipes podem compartilhar dados relevantes, atualizações de status e solicitações de suporte de forma rápida e eficiente.

Como isso é feito?

Com o YMS Trackage Maestro, as equipes podem se comunicar em tempo real, eliminando a dependência de comunicações verbais ou trocas de mensagens individuais.

Isso evita atrasos na transmissão de informações críticas e garante que todos os membros da equipe tenham acesso às informações necessárias para realizar suas tarefas de maneira eficaz.

Além disso, o YMS Trackage Maestro permite uma melhor coordenação entre as diferentes áreas e equipes.

Por exemplo, os departamentos de logística, transporte e armazenamento podem compartilhar informações sobre as necessidades de espaço, horários de chegada e partida de veículos e prioridades de carga.

Essa comunicação integrada facilita a tomada de decisões, agiliza as operações e reduz erros causados por informações desatualizadas ou desencontradas.

Redução do estresse operacional  

A implementação do YMS Trackage Maestro automatiza tarefas manuais e simplifica processos, o que reduz a carga de trabalho e o estresse associado a atividades repetitivas e demoradas. 

Como isso é feito?

O YMS Trackage Maestro registra automaticamente todas as atividades e transações relacionadas ao pátio, eliminando a necessidade de documentação manual extensa.

Isso reduz a carga de trabalho administrativa, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas mais importantes e urgentes, diminuindo o estresse relacionado a atividades burocráticas.

Além disso, o YMS Trackage Maestro envia alertas e notificações automáticas para as equipes sobre eventos críticos, como atrasos de veículos, mudanças de prioridade ou problemas de roteamento.

Essas informações em tempo real permitem que as equipes ajam prontamente para resolver problemas, reduzindo o estresse causado por situações imprevistas.


O YMS Trackage Maestro é referência quando se trata de Gestão de Pátio e traz inúmeros benefícios práticos, tanto para a gestão quanto para as equipes de operação, como vimos neste artigo.

Ter uma ferramenta como o YMS Trackage Maestro é não só automatizar tarefas e aumentar produtividade, como também se manter ativo em um disputado mercado como o da logística, evitando perder sua capacidade competitiva frente aos concorrentes.