Black Friday na Logística: como a Gestão de Pátio pode ajudar a vender mais

black friday na logística de pátio
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A Black Friday tá chegando e nada melhor do que falarmos um pouco sobre o que isso significa para o profissional de logística.

Afinal, a gestão de pátio tem real impacto dentro das estratégias operacionais e na Black Friday na logística? A resposta é sim! E você vai saber o porquê disso nesse artigo.


1 → Porque a Gestão de Pátio é decisiva

Quando pensamos em Gestão de Pátio para o comércio online, é conveniente fazermos uma comparação mais bruta, mas que pode ajudar a entender melhor o quão importante é essa etapa da logística na Black Friday.

Pensar na Gestão de Pátio como algo isolado é errado, pois não nos dá uma real dimensão do impacto da Gestão de Pátio no e-commerce.

Pense em uma ponte. Por ela passam milhares de automóveis a todo momento, com o objetivo de chegar a um ponto específico, um destino final.

Antes desses automóveis passarem por essa ponte, eles tiveram seu percurso iniciado em outro lugar, seja saindo de uma garagem, seja vindo de outra cidade. 

A questão é que ali, no trajeto entre o ponto de partida e o destino final, a ponte é inevitável e completamente necessária para que esse trajeto chegue ao fim, certo?

Assim é a Gestão de Pátio.

Ela é a ponte que liga duas partes imprescindíveis da logística: o armazém e o transporte.

Não há como dar continuidade à cadeia de suprimentos sem que a Gestão de Pátio faça essa ponte entre essas duas etapas. E por isso, ela deve ser feita de forma competente, ágil e prática.

Se tratando da Black Friday, a Gestão de Pátio pode exercer uma influência ainda maior no sucesso das vendas, pois impacta diretamente no tempo de entrega.

Um pátio bem organizado, livre de filas e com agendamentos automatizados, pode acelerar muito a última milha da entrega.

Agora que entendemos a importância da Gestão de Pátio para a Black Friday, vamos nos aprofundar e ver quais as melhores formas de otimizar isso para tirar o melhor proveito na Black Friday.

2 → Como preparar o seu pátio para a Black Friday 

Conte com um YMS

Falar de gestão de pátio sem citar o YMS é impossível.

O sistema de Gestão de Pátio veio para ajudar o gestor e todos os responsáveis que atuam no pátio logístico a se organizarem de forma prática, economizando tempo e dinheiro.

Na prática, o sistema possibilita que o gestor tenha uma visibilidade completa de cada etapa da gestão de um pátio, desde o agendamento, até a organização das docas para entrada e saída de mercadorias e a emissão de documentos fiscais.

Já o gerenciamento das docas define boa parte da efetividade da sua gestão de pátio e se bem feito, pode ser a chave para uma produtividade sem desperdícios.

Com o YMS, independente do tamanho do seu pátio, é possível saber previamente:

  • quais veículos estão para chegar ao longo dos dias, 
  • quais passaram pelo pátio e já saíram, 
  • quais foram suas operações realizadas no pátio (carga ou descarga) 
  • e ainda ter um registro que gere estatísticas para analisar melhorias futuras.

Isso tudo graças à função de agendamento de carga e descarga (o nome pode variar, dependendo do YMS) que permite saber que horas um veículo chegará e já se preparar para deslocar as equipes entre as docas, caso seja necessário.

O principal ganho com isso, além da produtividade e economia de tempo, é evitar as filas de veículos do lado de fora do pátio, aguardando a entrada.

Faça um estudo sobre a demanda da empresa

Entender o mercado em que sua empresa atua é essencial, e ainda mais importante é compreender por meio de estudos a relação entre as demandas da sua empresa e a capacidade que ela tem de cumprí-las.

Essa é uma parte da gestão logística que independentemente de qualquer auxílio tecnológico, precisará de uma atuação direta dos responsáveis pelo planejamento.

Não é algo que possa ser automatizado, pois requer uma compreensão e um levantamento de diversas possibilidades.

Aqui, encarar o pior cenário hipotético não é ser pessimista, é garantir que não será surpreendido aos 45 do segundo tempo com problemas que poderiam ser evitados com um planejamento.

Encare as possibilidades. E se os caminhões quebrarem? E se a empresa não suportar o volume de cargas?

Essas e outras perguntas devem ser feitas com antecedência para que a resolução de problemas não seja um cenário de remediação, mas de prevenção.

Usar os dados do ano anterior em relação a essa mesma data sazonal, também é de grande utilidade para já ter uma base de dados que possa dar um caminho para o que pode ser melhorado e o que pode ser mantido.

Planeje a capacidade operacional

Um erro comum, por exemplo, no que diz respeito ao excesso de volume nessa época é aumentar o número de veículos na frota, algo que se em teoria resolveria o excedente de volumes, na prática gera gastos em cima de gastos.

Para isso, uma opção mais viável e econômica é a contratação de caminhoneiros autônomos.

Eles funcionam como uma frota virtual, livre de custos fixos e que pode ser acionada de acordo com a demanda.

Essa é apenas uma das opções entre vários cenários conflituosos e possíveis para a logística, em uma época como a Black Friday. 

Para ter mais assertividade, converse com os colaboradores, dialogue com as equipes e integre as atividades dos diferentes setores para que o negócio funcione e seja compreendido da mesma forma por todos.

Defina estratégias para mitigação de riscos

Uma boa forma de conciliar a eficiência das entregas com o atendimento ao cliente é traçar um paralelo entre a expectativa e o perfil dos pedidos.

Embora seja comum uma mesma empresa lidar com vários tipos de mercadorias, ainda sim, existe uma tendência no e-commerce para um tipo de item que costuma ser mais buscado, gerando um volume de pedidos alto.

Fazer essa análise (baseado obviamente no seu mercado de atuação) é importante, pois através dela é que são traçadas estratégias operacionais que unam performance e um bom atendimento.

Integrar todo o ecossistema da empresa

Ainda dentro das estratégias para mitigar riscos, está uma crucial para não só a resolução de problemas, como a predição deles.

A integração dos setores da empresa através de um ERP, torna a vida do gestor e a saúde do e-commerce da sua empresa muito mais tranquila.

Falaremos no próximo tópico sobre o uso específico do TMS e do WMS, respectivamente para o transporte e o armazém, mas a integração entre eles quando feita por um ERP, tende a ser muito mais prática.

Na prática, quais melhorias isso traz?

Muitas empresas, mesmo saindo dos tradicionais processos manuais e fazendo uso de softwares de gestão, ainda separam cada questão que precisa ser resolvida, para um programa. 

Seja o departamento financeiro, operacional ou pessoal; para pagar contas, gerar documentações ou analisar metas e desempenho.

Com o uso de um ERP, você pode ter um controle e uma visão muito mais clara de tudo que ocorre dentro da sua empresa e consequentemente, dentro da logística de suas operações.

Toda essa coleta de informações é reunida em um mesmo local, de forma centralizada, facilitando a troca de informações e gerando análises de forma automatizada e mais eficiente.

Ele organiza toda a rotina de trabalho de uma empresa e registra dados referentes a funcionários, clientes, fornecedores, produtos, impostos, compras, vendas, entre vários outros.

Essa integração entre várias áreas facilita a tomada de decisão e torna muito mais prático e rápido localizar dados necessários para aquele momento específico.

Conte com soluções para gestão de armazém e transporte

Se de um lado temos o uso do YMS para ajudar a lidar com a Gestão de Pátio, como forma de prevenir problemas, do outro temos outras duas etapas da cadeia de suprimentos que com a ajuda da tecnologia, podem obter o mesmo êxito em suas operações.

WMS para o armazém

Tendo um impacto direto na cadeia de suprimentos, esse sistema otimiza e integra todos os processos internos relacionados à armazenagem dos centros de distribuição.

Um sistema de gestão, além de auxiliar no gerenciamento de todas as tarefas daquela área, economiza um tempo que quase sempre é desperdiçado na tentativa de resolver problemas manualmente.

Falando especificamente da área de armazenagem, o tanto de tempo e consequentemente, de dinheiro que você perde a longo prazo por não integrar seus processos e automatizar as tarefas, impacta diretamente na qualidade do serviço aos olhos do cliente final.

Imagine você como consumidor, aguardando ansiosamente por uma entrega na qual você investiu dinheiro, o tempo de espera que continua contando e a expectativa da chegada do produto.

A entrega atrasa dois dias em relação ao tempo estimado. 

Você, consumidor, por mais paciente que possa ser, não tem a menor obrigação de saber ou se importar com o porquê e onde aconteceu o problema que resultou nesse atraso.

Na Black Friday, pior do que perder vendas, é perder a oportunidade de fidelizar um cliente por conta de um problema perfeitamente evitável como esse.

TMS para o transporte

Podemos definir o TMS como o software de gestão e organização dos transportes, suprindo todas as necessidades associadas a eles.

Além do TMS gerenciar a frota de veículos, ele também te dá o controle de informações importantes relacionadas ao transporte, como: fretes, gestão de despacho, as entregas, rastreamento de cargas, custos, e vários outros aspectos.

A emissão de documentos necessários para o transporte de cargas, como CTe e MDFe também é feita por ele.

No TMS geralmente temos dashboards que possibilitam o monitoramento de todo tipo de informação relacionada ao transporte de cargas.

Não é de hoje que temos falado sobre a importância que um sistema de gerenciamento tem dentro da logística.

Se de um lado temos o YMS e o WMS otimizando a gestão de pátio e de armazém, agindo na organização das docas com competência, do outro, nós temos o TMS monitorando e otimizando uma das partes mais importantes da cadeia de suprimentos: o transporte.

3 → Tendências para a Black Friday 2022

Alta do comércio online  

A pandemia potencializou algo que já vinha ganhando força nos anos anteriores: as compras online.

O isolamento social trouxe novas necessidades e com elas, também novos costumes para o consumidor brasileiro.

Se antes nós recorríamos aos sites para comprar livros, calçados ou móveis, nos últimos dois anos descobrimos uma realidade onde também era possível fazer compras de mercado e tantos outros ítens comuns ao nosso dia-a-dia, sem sair de casa.

Para termos uma noção, usando a Black Friday de 2021 como base, houve um faturamento de 5,8% em relação ao ano anterior, o que traduzido em números dá por volta de 5,41 bilhões de reais a mais.

Já em relação às plataformas de acesso, os dispositivos mobile lideraram os acessos com 61,1% das visitas.

Podemos entender isso como um indicativo de que os consumidores tendem a comprar mais por dispositivos móveis como celulares e tablets, ainda que notebooks e desktops tenham sua parcela de acessos.

Foco na experiência do consumidor e entregas rápidas 

Outro dado interessante que mostra um avanço considerável em comparação às quatro sexta-feiras que antecederam a BF de 2021, é em relação aos deliverys.

Foi um aumento considerável de 13,3%.

Dentro dessa porcentagem, as categorias que lideraram foram pizzarias (27,16%), comida japonesa (21,85%) e hamburgueria e hotdogs (18,84%).

Do ponto de vista regional, o Sudeste continuou liderando em 2021 como região com maior número de vendas, correspondendo a 60,6% dos pedidos, distribuídos entre os quatro Estados da região.

No entanto, a região Sul foi a que teve um maior crescimento, com 22% de aumento nos pedidos.

E por que analisar esses e outros dados de campanhas passadas?

Com dados sólidos de uma Black Friday que passou, podemos tirar insights e encaminhar uma estratégia logística voltada para o e-commerce na próxima edição dessa data tão importante para o comércio eletrônico.

Por fim, o cliente como centro de tudo e a entrega rápida como principal foco nas vendas, é o que falta para a logística eficiente se concretizar na Black Friday.

A gente sabe muito bem que uma primeira compra em um site pode definir permanência de um cliente, ou sua desistência e em casos piores, a informação de que não é uma boa loja para outros clientes em potencial.

Tendo isso em mente, a modalidade de entrega em 24 horas ou menos acaba pegando o cliente pelo seu ponto fraco: o prazo.

É claro que o preço é importante, mas desde que não haja exageros, muitos clientes estão dispostos a pagar até mesmo um pouco mais caro em comparação aos correios, por uma entrega muito mais segura e rápida.

A Last Mile é a cartada final para fidelizar um cliente.


A Black Friday é uma ótima época para colocar em prática os estudos feitos ao longo do ano com base na edição passada.

Analisar os dados e o próprio negócio, conciliando a estratégia de vendas com a eficiência do seu pátio logístico (sempre com o auxílio de um YMS), é o caminho certo para fazer dessa data tão esperada por comerciantes e compradores, a chance de se firmar no seu próprio nicho.