fbpx

Como a gestão de agendamento de carga logística melhora a eficiência do varejo

A relação entre o dinamismo do varejo com novos hábitos de consumo e a gestão de agendamento de carga e descarga está muito mais conectada do que você possa imaginar. Esse dinamismo pede que cada vez mais os lojistas se reinventem para atender as demandas do seu mercado e as necessidades dos seus consumidores, superando suas expectativas.

Como isso faz sentido? Em toda compra, o consumidor espera que o produto adquirido tenha estoque, chegue no prazo estipulado e nas condições que escolheu (variações de tamanho, cores, modelos, etc). Para isso, o lojista deve garantir que seu estoque esteja abastecido e atrasos de carregamento ou descarregamento podem acarretar em atrasos e, posteriormente, em uma má experiência de compra.

Como funcionam as operações de carga e descarga no varejo?

Os varejistas constantemente precisam repor seus produtos em estoque e realizar a distribuição nas lojas, o que por sua vez inclui fluxos de caminhões diariamente nos seus CDs. O desafio é receber e organizar esse fluxo para que as operações de carga e descarga sejam concluídas sem atrasos, o que muitas vezes não é a realidade.

O dia típico de um centro de distribuição com ausência de uma gestão de agendamento de carga acaba envolvendo filas de caminhões e esforços em direcionar as equipes para as operações de carregamento e recebimento de produtos e tudo isso corrobora em atrasos nas operações. 

Além de problemas com atrasos, a empresa cria uma má reputação para com seus fornecedores, que precisam esperar por muito tempo para realizar as atividades de carregamento e descarregamanto, e para a empresa esse tipo de situação gera perda de produtividade, uma vez que as equipes precisam sempre ser redirecionadas quando os caminhões chegam sem previsibilidade. Isso acarreta em atrasos com picking, com reposição de estoque e conferências de recebimento, dando espaço para erros em um efeito cascata.

operação de carregamento e descarregamento

A importância em investir em uma solução de gestão de agendamento de carga

Com a gestão de agendamento de carga é possível ter previsibilidade de chegada dos caminhões, controle e respeito ao horário da janela reservado para aquela operação, uma vez que os fornecedores e os caminhões para distribuição precisam agendar previamente suas operações no sistema.

Esse sistema permite o cadastro das transportadoras e fornecedores parceiros, logo os mesmos podem logar e realizar o agendamento no dia e horário disponíveis na agenda. Assim é possível que ele programe sua frota, suas viagens e as direcione dentro do horário combinado, otimizando seu tempo e da sua equipe. Assim como para o lojista, isso traz inúmeros benefícios uma vez que é possível trabalhar com a previsibilidade de chegada dos veículos, organizando a rotina de trabalho das equipes nos demais intervalos entre operações, ganhando em produtividade e mitigando aglomerações de caminhões, atrasos e erros.

Agendamento de carga e sua influência em cadências e fluxos logísticos mais eficazes

Um fluxo logístico que conta com uma gestão de agendamento de carga ganha otimização, agilidade e visibilidade nos seus processos. Conheça alguns desses benefícios:

  1. Previsibilidade na chegada de veículos: com o sistema é possível ver os veículos em rota e seu tempo estimado de chegada ao CD.
  2. Visibilidade: no sistema é possível checar todas as janelas de agendamento realizados e suas respectivas operações.
  3. Aumento de produtividade: com a visibilidade das operações que serão realizadas fica muito mais fácil separar equipes para o recebimento e conferência e equipes para realização de separação e picking, deixando-as sempre prontas para as próximas operações.
  4. Ganhos de tempo: graças ao controle das operações os atrasos tendem a diminuir e se resumir a fatores externos como trânsito, acidentes, condições de viagem, etc., logo assim que o veículo chega ao CD ele já é liberado e direcionado para doca ou espaço próprio destinado àquela operação. As operações de distribuição de produtos ficam ainda mais ágil uma vez que com sua operação finalizada no CD a garantia que os produtos cheguem nas lojas dentro dos prazos estipulados aumenta.
  5. Eficiência nos fluxos de trabalho: com cada uma dessas etapas mapeadas o gestor ou supervisor tem controle da gestão de agendamentos e passa a ter mais tempo para direcionar seus esforços no controle de estoque e giro de produtos, uma vez que o sistema permite que ele se programe para realização de compras para reposição de estoque, evitando buracos tanto no estoque quanto para o consumidor final, uma vez que o sistema permite que ele se programe.
  6. Garantia dos níveis de estoque: trabalhando com o controle de estoque e o agendamento é possível se programar para realizar o recebimento da carga e a reposição do estoque, o que garante a distribuição dos produtos nas lojas evitando buracos. Além disso, se a empresa também trabalha com loja virtual garante a satisfação do cliente com produtos sempre disponíveis e entregas dentro dos prazos.
sistema de agendamento de docas

Otimize sua operação hoje mesmo com o sistema de gestão de agendamento da Trackage e passe a garantir visibilidade, controle e mais eficiência na sua empresa.

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas nossas redes sociais e acompanhe notícias e tendências de mercado.

Deixe um comentário