fbpx

Por que a gestão de docas é essencial para a otimização logística

A gestão de docas é um dos temas que mais merecem a atenção de operadores logísticos na área da gestão de pátios. As docas são um grande desafio para o time de gestão, que precisa de tecnologia para suprir todo o supply chain, otimizar suas operações e ter uma visão abrangente da logística em tempo real.

Hoje, não investir em um modelo de gestão de docas pode ocasionar falhas e buracos na sua cadeia de suprimentos. Em efeito cascata, isso causa atrasos, falta de produtos e uma má experiência por parte do consumidor.

Por que a gestão de docas se torna tão importante?

Com o aumento do e-commerce e as novas práticas de venda, a logística vem sofrendo ajustes para se adaptar a novos processos de mercado. Com isso, a gestão das docas requer muito mais atenção e planejamento frente a práticas como:

  • Cross Docking: quando o produto é antes encaminhado a um armazém ou centro de distribuição, ao invés de sair diretamente do estoque do vendedor para o consumidor. Tais centros contam com sistemas avançados de organização e redistribuição, para somente então direcionar o produto ao comprador.
  • Drop shipping: quando a empresa realiza as vendas e as informa ao fabricante, que irá criar o produto e repassá-lo diretamente ao consumidor em nome da empresa.
  • Manufatura aditiva: se dá por tecnologias de impressão em 3D que juntas são capazes de produzir um objeto do zero, otimizando os recursos disponíveis.
  • Entrega de drones (ainda em implementação): essa é uma realidade ainda por vir, que tem sido estudada e está em testes nos EUA e outros países. O objetivo é chegar a um patamar em que as entregas possam ser realizadas via drone.
gestão warehouse de pedidos

Por que o gerenciamento de docas é vital para as companhias

Para o embarcador, é de suma importância que o mesmo tenha conhecimento do espaço preenchido e do espaço que se encontra vazio dentro do armazém. Isso acontece porque é nesse espaço que as transportadoras se baseiam para planejar e prever a quantidade de entrega a ser realizada.

Com a demanda atual, não há como realizar essa atividade apenas no papel ou usando planilhas. Hoje, a dinâmica desses processos necessita de digitalização em sistemas integrados, minimizando o gasto de tempo entre as partes. É também importante o acesso à informação em tempo real, evitando atrasos, desperdício de mercadorias e erros de comunicação.

Os softwares e sistemas de ERP servem para que tanto o embarcador quanto fornecedor terem informações sob o controle da capacidade de recebimento de carga, e não somente pelo espaço físico de armazenamento. Com o agendamento prévio de docas em mãos, a própria transportadora pode se preparar melhor quanto a prazos de entrega e volumes. Do outro lado, os colaboradores no armazém garantem o correto armazenamento de produtos sem que eles fiquem dias em paletes por falta de organização nas docas.

Benefícios da implantação do sistema de agendamento

Um sistema digitalizado garante a visibilidade de dados pelos gestores, de forma que todos conheçam os KPIs (indicadores chave de performance) da operação. Assim, podem acompanhar o trabalho, visualizar onde estão os gargalos e como resolvê-los. Isso acarreta em uma tomada de decisões mais rápida.

Desta forma, a gestão de docas proporciona organização tanto para quem fará as entregas, que pode trabalhar com uma escala prevista, quanto para quem as recebe e se organiza espacialmente para receber.

Para empresas que trabalham com e-commerce e sabem que as vendas não param, logo os colaboradores terão menos tempo ocioso e os gestores podem trabalhar com prazos de envio, recebimento e reabastecimento através dos indicadores de desempenho. Muito mais importante é o conhecimento dessas métricas pelos colaboradores que manipulam produtos nas docas, que também podem se organizar para melhor cumprirem estes prazos.

Outra vantagem que a gestão de docas permite é o conhecimento dos seus limites como empresa: paletes por hora/dia carregados/descarregados, contêineres liberados por dia, quantidade de tickets durante o expediente, entre outros fatores que se tornam passíveis de análise.

Plano Maestro: uma solução de YMS inovadora

A Trackage lançou o Maestro como um produto de YMS (gestão de pátios). Ele é uma inovação porque além de ajudar na transformação digital do operador logístico, pode ser integrado a qualquer sistema de ERP que a empresa já utilize previamente. O Maestro também traz uma versão em aplicativo para agilizar a comunicação e simplificar o trabalho dos motoristas.

O Maestro apresenta todos os principais KPIs em forma de dashboards, painéis resumindo números e gráficos que representam a operação. Seu sistema permite encontrar gargalos para uma rápida tomada de decisões e otimização de processos. Além disso, ele faz o elo da comunicação entre fornecedor/transportadora com os motoristas e operadores. 

visibilidade cadeia de suprimentos

Motoristas usando o aplicativo são previamente cadastrados no Maestro, e podem receber informações em tempo real sobre liberação em portarias, direcionamento para doca e quando está liberada a operação de carga/descarga. Quando os motoristas são informados em tempo real em seus smartphones, percebem um ganho de tempo imenso. Isso também é apontado nos dashboards dos gestores, que podem acompanhar todo esse fluxo e identificar problemas rapidamente.

Conheça mais sobre o Maestro agendando uma call conosco. Tire suas dúvidas e comece a otimizar seus processos logísticos. Não deixe também de acompanhar nossas novidades via Instagram e LinkedIn.

Deixe um comentário