Um dos eventos de logística mais importante da América do sul, o Intermodal 2023, chegou e trouxe com ele uma grande variedade de inovações e oportunidades únicas para quem se interessa pela logística.
A Trackage esteve presente como empresa expositora nesses três dias de evento e temos muito a falar sobre isso neste artigo, então, confira mais abaixo.
1 → Sobre o evento
Com um foco especial em logística, transporte de cargas, comércio exterior e nas empresas que contribuem para os setores, a Intermodal de 2023 contou com mais de 40 mil pessoas e 500 marcas expositoras distribuídas nos 40 km² de área dedicada à exposição.
A 27ª edição do maior evento de logística da América do Sul teve início no dia 28 de fevereiro e terminou ontem, 02 de março, proporcionando a todos os visitantes e empresas presentes nesses três dias, oportunidades únicas de negócios, networking e muita novidade.
2 → Uma melhor organização e estrutura
Um evento desse porte precisa de uma estrutura e uma organização bem alinhadas, visto que estamos contando com a presença de milhares de pessoas que podem ter as mais diversas necessidades.
Enquanto nós estivemos por lá, percebemos que entregaram exatamente o que propuseram.
A Intermodal 2023 ocorreu no São Paulo Expo, um centro de exposição de fácil acesso às margens da Rodovia dos Imigrantes, localizado no Jabaquara, bairro da zona sul de São Paulo.
Com três andares dedicados aos estacionamentos e 4.500 vagas cobertas para quem foi de veículo próprio, não faltou espaço e comodidade para poder desfrutar do evento sem preocupações.
Já dentro do pavilhão de exposições, em um amplo espaço de 40 mil metros quadrados, o evento disponibilizou diversas áreas de alimentação e opções de compra espalhadas nos quatro cantos, além de 8 sanitários disponíveis para o uso de todos presentes ali.
Algo muito interessante nessa edição da Intermodal foi a organização dos estandes de acordo com os segmentos dentro da logística.
Com uma melhor distribuição das empresas de acordo com a área em que estão inseridas, tivemos três divisões que agrupam empresas do mesmo setor.
Intralogística
Com foco na gestão dos fluxos de materiais, informações e processos dentro de uma empresa ou organização, a área de intralogística reuniu as principais empresas cuja atuação está na gestão das atividades logísticas internas.
Encontramos ali serviços e tecnologias de otimização logística interna, como:
- fluxos de trabalho;
- layout do armazém;
- gerenciamento de estoque;
- embalagem;
- movimentação de materiais;
- transporte interno;
- automação de processos;
- entre outras atividades referentes à intralogística.
Tecnologia
A tecnologia, como já sabemos, é o braço direito da logística nos dias de hoje.
Ter uma área reservada para as empresas cujo foco de atuação está na digitalização, automação e práticas que tornam a logística mais assertiva, ágil e econômica, foi ótimo para uma melhor organização de quem foi ali para conferir as novidades da tecnologia logística.
Pudemos conferir na área de tecnologia, ferramentas já citadas em alguns artigos nossos, como:
- sistemas de gerenciamento de armazém (WMS);
- plataformas digitais para e-commerce;
- sistemas de Gestão de Pátio (YMS);
- sistemas de rastreamento e identificação;
- automação de processos logísticos como Picking e Packing.
Transporte
No cenário pós pandêmico, o transporte de cargas vem se recuperando a passos largos, tendo uma grande importância na retomada econômica do país.
O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é o grande pilar dessa área no Brasil, sendo responsável por 67,4% da matriz de cargas no país.
Por isso, no espaço reservado para o transporte, não faltaram opções e novidades voltadas para:
- tecnologias de rastreamento de veículo;
- softwares de gestão de frotas;
- softwares de gestão de transporte (TMS)
- roteirizadores;
- sistemas de gestão de documentos fiscais;
- sistema de inteligência de transporte (ITS).
3 → Uma grande variedade dentro da logística
Nós da Trackage, tivemos o prazer de levar inovações e ver de perto as grandes novidades apresentadas nesta edição da Intermodal.
Com palestras e apresentações de peso, as empresas expuseram uma grande variedade de inovações, alguns tipos já conhecidos por quem atua na área, como sistemas de gestão logística, outras que despertavam curiosidade de quem passava por atenderem nichos bem específicos.
No estande da Brudam, vimos um TMS cuja plataforma é totalmente web, sendo responsável por um gerenciamento completo da frota e com uma integração com as principais seguradoras nacionais, além da esperada emissão completa de documentações como CTe, MDFe, CIOT, NFSe, Spedfiscal, entre outras.
Ainda no segmento de transporte, tivemos a presença da Cobli, prometendo descomplicar e potencializar a gestão de frotas com uma ferramenta bem completa.
Sua plataforma garante a eficiência do transporte e também a segurança e o comportamento dos motoristas, com recursos como relatórios de quilometragem.
Além disso, batendo papo com a equipe responsável pelo estande, vimos que novidades envolvendo reconhecimento facial no veículo estão a caminho, tornando a ferramenta bem atrativa para quem quer ainda mais dinamismo em um TMS.
Passando pela gestão de estoque e armazenagem, tivemos diversas empresas com interessantes propostas, entre elas, a Zion.
Conhecida pela especialidade em gestão de armazenagem, a empresa de origem genuinamente brasileira, apresentou seu WMS que faz integração com qualquer ERP e oferece torre de controle com KPI’s totalmente customizáveis.
Dentre as ferramentas com propostas no mínimo curiosas, vimos a Frota 162.
Com um software que basicamente centraliza e automatiza todo o processo burocrático e por vezes exaustivo, de gestão de multas, a empresa traz uma solução que se casada com um software voltado para o transporte como um TMS, pode ser de grande utilidade.
Já na Gestão de Pátio, quem fez valer seu domínio sobre a área foi a Trackage, como veremos no próximo tópico.
4 → Trackage deixa sua marca no Intermodal 2023
Durante os três dias em que estivemos no evento, pudemos desfrutar de uma grande troca de experiências com diversas pessoas do ramo, desde entusiastas até quem esteve ali para conhecer mais sobre a Gestão de Pátio.
O YMS Trackage Maestro marcou presença como o YMS de maior referência no país, apresentando aos que paravam no nosso estande a todo momento, aquilo que entregamos: uma visibilidade de ponta a ponta sobre o fluxo logístico e um sistema de Gestão de Pátio que entrega economia de tempo e dinheiro com agendamentos de carga e descarga.
O primeiro dia no Intermodal teve a presença de Igor Espírito Santo Moreira, co-fundador da Trackage e Diretor Comercial, como palestrante, apresentando os benefícios do YMS Trackage Maestro, e porque é essencial investir em um YMS no cenário logístico atual.
No segundo dia, foi a vez de Geovani Pereira de Carvalho mostrar mais um pouco da ferramenta para o público, que não tardou a lotar as cadeiras para conhecer mais sobre o YMS Trackage Maestro.
Sendo a única empresa com um YMS completo e consolidado no mercado, a Trackage aproveitou ao máximo os três dias de evento.
Segundo Ivanir França, gerente de Marketing da Trackage, o evento consolidou o YMS no mercado logístico.
“Estudos no mercado norte americano apontam que o YMS vai movimentar até 2030, mais de US$ 11 bilhões. Por aqui, pesquisas conduzidas pela Trackage mostram que o mercado ainda está maturando o uso do YMS, contudo, clientes da Trackage já comprovam resultados importantes, como aumento de produtividade entre 13% e 25% e economia/ganho mensal que varia de R$ 25 mil a R$ 500 mil dependendo do tamanho da operação.”
5 → Nosso olhar sobre o evento
Estar no Intermodal nos permitiu não apenas vivenciar a experiência como empresa expositora, mas em um nível individual, também possibilitou para cada um de nós da Trackage enxergarmos o evento como uma pessoa com interesse em comum com todos ali: a logística.
Por isso, reunimos aqui um pouco da visão de alguns dos colaboradores da Trackage que puderam estar no Intermodal nesses três dias de evento.
“Eu percebi que existe um interesse muito grande das empresas em relação a Gestão de Pátio, principalmente quando se trata de veículos parados. Sabemos que são várias tecnologias no evento, mas somos atualmente a única empresa com um YMS completo e sentimos que tem um público específico que nos procura justamente para falar sobre Gestão de Pátio”, comentou Geovani, Executivo de desenvolvimento de negócios e palestrante da Trackage no Intermodal 2023.
“Participar do evento foi uma experiência incrível. É inacreditável como em três dias você consegue se inteirar sobre o mercado logístico fazendo networking, visitando os estandes e absorvendo o conhecimento gerado pelas palestras. Foi muito bom acompanhar todo o evento durante esses três dias e gratificante poder entrar em contato com outros segmentos da logística”, frisou Aline Saluotto, Estrategista de Mídias Sociais da Trackage que presenciou pessoalmente as inovações da logística no Intermodal.
“Conhecemos diversas formas de fazer logística através da visão de outras empresas sobre os processos logísticos. Em geral, foi muito positivo, recebemos no nosso estande potenciais clientes que já estavam de olho no YMS Trackage Maestro e pudemos estreitar essa relação. Foi gratificante a experiência”, frisou Thiago Humberto da Silva, Gerente de contas da Trackage que também marcou presença nesta edição do evento.
“Estamos fazendo parte de um movimento que está trazendo as tendências ao cenário logístico e temas que estão norteando as organizações, como ESG, Ecommerce, multimodalidade e pessoas. Para nós, é uma oportunidade de cooperar com o mercado e também absorver o que há de mais atual no segmento logístico”, disse Alice Balado, Analista de negócios da Trackage.
“Uma das coisas mais importantes do evento é justamente perceber o quanto nós, da Trackage, estamos no caminho certo. Se tem três palavras chave que mais vimos e ouvimos nesses três dias são: produtividade, eficiência e otimização. Outro ponto muito importante é ver o quanto os profissionais e empresas começaram a perceber o valor de entrega da Gestão de Pátio e procuraram nossos especialistas nesses 3 dias em busca de soluções para seus gargalos logísticos, tanto brasileiros quanto estrangeiros”, relembrou Isabela Midori Shibutani, Analista de Marketing da Trackage.
Nós, da Trackage, estamos satisfeitos em fazer parte de um grande evento como esse e ainda mais por podermos compartilhar e absorver experiências com tantas outras empresas, profissionais do ramo e pessoas igualmente interessadas nessa área que a cada dia mais tem se tornado essencial para todos.
É a logística como ferramenta e solução do mercado atual.