A logística no metaverso é como utilizamos essa realidade virtual dentro do contexto logístico, ampliando ainda mais a capacidade de entrega, melhorando processos e elevando o nível de atendimento ao consumidor.
Entenda mais sobre como isso impacta a logística e que vantagens podemos tirar disso, aqui neste artigo.
1 → O que é metaverso?
Quando o conceito de metaverso veio à tona em 1992, com a publicação do romance cyberpunk (gênero que mistura distopia baseada em alta tecnologia e baixa qualidade de vida) Snow Crash, do autor Neal Stephenson, seu significado fez-se como uma realidade virtual que simularia a realidade em que vivemos.
Interações sociais, ações cotidianas e até mesmo problemas do nosso dia-a-dia seriam replicados no metaverso, chegando o mais próximo possível do que vivemos aqui do lado de fora.
No entanto, anos antes, algumas obras como Neuromancer – de Willian Gibson – já mostravam o metaverso de uma maneira não declarada, mas que fazia uma forte referência ao conceito de realidade simulada.
Pouco a pouco esse conceito se espalhou e passou a fazer parte de um desejo já não tão contido como antes, principalmente por parte dos jovens já tão imersos na tecnologia.
Hoje em dia, falar em metaverso já não causa surpresa, principalmente com o avanço dessa iniciativa por parte do facebook.
Dessa forma, um novo elemento passou a fazer parte do metaverso e expandiu seu conceito que antes se limitava apenas à simulação.
Agora, a integração também faz parte do metaverso e serve como um grande apoio para levá-lo a ser aceito pelas empresas e usuários comuns.
Se antes tínhamos o metaverso como uma realidade simulada, agora temos como uma realidade que simula e integra diversos aspectos do mundo aqui fora, podendo trazer melhorias para os processos.
É assim que o metaverso se encaixa na logística, como veremos nos próximos tópicos.
2 → Porque o metaverso está ganhando destaque nas empresas
Uma das principais vantagens do metaverso aplicado no mercado pelas empresas é a chance de se aproximar ainda mais do consumidor.
Se pararmos para pensar, nós passamos por diversas fases ao longo da evolução da logística e do mercado como um todo.
Houve a fase em que vender era a única prioridade. Houve a fase em que eficiência e qualidade operacional foi o grande destaque.
Finalmente, a época atual é onde o encantamento do cliente, ao lado de todas as características citadas anteriormente, passou a ser o grande diferencial competitivo nas mãos das empresas.
Além dessa proximidade, a praticidade econômica também se faz presente e é algo que não surgiu agora.
Você deve se lembrar do Second Life, famoso jogo de realidade virtual criado há mais de 20 anos onde iniciou-se todo um sistema de transação online, com moedas virtuais e benefícios agregados a isso.
Já tínhamos ali uma grande vantagem do metaverso aplicada, mesmo entre tantas limitações que hoje em dia já não são um problema.
Se antes o hardware era um entrave, hoje temos tecnologias que dão conta sem tantos gastos, graças à popularização e à inclusão digital.
E isso falando apenas do consumo doméstico, se partirmos para um nível mais amplo e industrial, as máquinas do passado não chegam nem perto das de hoje.
Basicamente, o metaverso se ampliou de uma forma que sua usabilidade passou a ser muito mais vantajosa para as empresas, por conta da evolução tecnológica nessas características:
- Software – com o avanço e a chegada de novas linguagens de programação.
- Hardware – além das máquinas com desempenho potencializado por processadores melhores, temos também o uso dos óculos de realidade ampliada (VR/AR);
- Telecomunicações – tecnologias de alcances maiores e mais rápidos como o 5G são um exemplo;
- Segurança e infraestrutura – Blockchain com o rastreamento de ativos em uma rede, garantindo segurança e facilitando meios de pagamento pelas criptomoedas.
3 → Vantagens do metaverso para o setor logístico
Saindo um pouco da parte conceitual e indo mais diretamente aos pontos práticos da logística no metaverso, listamos aqui as principais vantagens do metaverso em nosso setor.
Na visão do Desenvolvedor Gabriel Hipolito, é possível aproveitar o metaverso para revolucionar o gerenciamento logístico.
“Imagine ter um mapa 3D, uma cópia exata de um pátio de 500 m² e atualizada em tempo real. Tendo esse mapa embutido em um metaverso, você não poderá apenas visualizá-lo, poderá andar, saber onde cada caminhão e pessoa está, com a ajuda de monitores poderá interagir com o mundo real e com cada pessoa nele, ao mesmo tempo que interage com a simulação dentro do metaverso”, explica Gabriel.
Reuniões, simulações e treinamentos
Uma coisa interessante que já não é novidade, mas que anda sendo cada vez mais ampliada com a chegada do metaverso dentro da logística são as reuniões com os times dentro do próprio ambiente virtual.
Junto a isso, é possível usar o mesmo ambiente para treinamentos que simulem operações sem precisar, de fato, interferir nelas.
Isso adianta muito a parte prática dos processos sem precisar correr nenhum risco ao implementar novas ideias no ambiente simulado.
É possível, inclusive, projetar toda a realidade e o fluxo logístico de um centro de distribuição, sem que isso afete qualquer operação do CD real.
Esse tipo de vantagem garante assertividade na hora de investir em melhorias e mapeia gargalos de forma intuitiva.
Personalização do atendimento
O conceito de integração das lojas físicas com as virtuais vem sendo bastante explorado no mercado atual.
O consumidor de hoje em dia não é mais aquele que preferia lojas físicas e tão pouco se limita ao virtual, ele busca um poder de escolha que somente a ampliação desse universo digital pode dar.
Muitos são os que compram em lojas virtuais e retiram a mercadoria em lojas físicas.
Dar esse poder de escolha ao consumidor final é, sem dúvidas, uma vantagem, mas e se dissermos que essa experiência de compra do cliente pode ser elevada ainda mais com o metaverso logístico?
A criação de um ambiente virtual personalizado na forma de loja, oferece não só uma adaptação mais íntima para o consumidor, como também uma forma sutil da loja testar novas mercadorias e estratégias de venda, preparando para um futuro lançamento oficial de um produto.
Segundo uma pesquisa realizada pela Spiceworks em 2021, 89% das empresas já estavam investindo em atendimentos personalizados.
Entregas mais rápidas
Com o cliente final sendo o grande alvo da logística eficiente hoje em dia, a Last Mile é com certeza uma das etapas da logística que mais podem tirar proveito do metaverso dentro do setor.
O metaverso traz melhorias, mas também traz um grande desafio que pode ser transformado em vantagem se bem feito: a última milha.
Vamos a um exemplo prático: você visita uma loja virtual e faz a compra por ela, escolhendo retirar o produto em uma unidade física mais próxima de onde você está.
Lembra da integração entre o virtual e o mundo real? É aqui onde ela é posta à prova.
É necessário que a loja virtual esteja perfeitamente alinhada com a logística de entrega da empresa, para atender de prontidão aquele pedido.
Em uma época onde empresas como Mercado Livre garantem uma entrega no formato same day delivery, o mínimo que se espera é que não haja diferenças entre a eficiência da loja virtual para a entrega do produto.
Para isso, ter ferramentas como um YMS para ajudar no fluxo logístico do pátio é de grande importância, se o objetivo é maximizar a experiência de compra do cliente final.
Na Trackage, o YMS Trackage Maestro é responsável por aumentar a eficiência da Last Mile começando pelo pátio logístico.
Nele, é possível:
- Entender o tipo de veículo;
- Controlar o melhor horário para carregar ou descarregar uma carga específica;
- Definir a doca adequada para cada veículo ou carga;
- Distribuir equipamentos, equipes e recursos de forma adequada dentro da operação.
Aperfeiçoamento das torres de controle
Outra parte da logística moderna que pode ser aprimorada com a chegada do metaverso são as tecnologias das Torres de Controle.
Como já falamos aqui no Blog, as torres de controle são centrais de informações utilizadas por vários tipos de programas de gerenciamento logístico para monitorar processos e dar assertividade aos gestores nas tomadas de decisões.
Estima-se que com a chegada do metaverso, a agilidade dessas torres de controle sejam ainda maiores por conta da integração entre os ambientes virtuais e físicos.
4 → Como preparar a logística da sua empresa para o metaverso
Embora a tecnologia esteja aí para usarmos, ter uma tecnologia nas mãos e não saber o que fazer com ela, é mais arriscado do que não tê-la.
O metaverso traz inúmeras possibilidades e pode melhorar muito a logística, se a empresa tiver uma cultura organizacional em equilíbrio.
O metaverso na logística é algo que ainda está no início e tem muito a evoluir, por isso listamos aqui algumas das principais providências que você, como integrante do setor, pode se atentar para preparar sua empresa para a chegada do metaverso.
Aperfeiçoar o Omnichanell
O omnichanell é basicamente uma estratégia de vendas que integra vários canais de comunicação.
Aquele conceito de compra híbrida que nós fazemos hoje em dia, finalizando a compra pela loja virtual e retirando a encomenda em uma loja física, deriva disso.
É onde voltamos a mencionar a importância de alinhar perfeitamente a logística de transporte (e também a de armazenamento) com a rapidez da loja virtual.
Além do YMS, uma boa alternativa também é investir em um WMS.
Integração de sistemas
Facilitar a chegada do metaverso deixando o fluxo de informações dentro da sua empresa mais fácil, é uma tarefa importante que pode ser feita com o uso de um ERP.
A ferramenta centraliza todas as informações e o fluxo de dados que passam pela empresa, incluindo os financeiros, de uma forma que o acesso torna-se algo prático e sem tantas divisões.
Ferramentas de gestão como YMS e outras podem ser integradas ao ERP facilmente, tornando o monitoramento ainda mais prático.
Investimento na automatização dos processos e em inteligência artificial
Ligado ao uso das ferramentas de gestão que já falamos aqui, como o YMS para a gestão de pátio, o WMS para gestão de armazém e ainda o TMS para a gestão de transporte, a automatização de processos e a IA estão conectadas através de tecnologias como o machine learning.
Investir nisso é investir no futuro das suas operações com máxima eficiência.
Modernização das frotas
Parte vital da logística de transporte que liga a logística ao cliente final, a frota de veículos precisa se adaptar ao momento logístico atual.
Para isso, novas tecnologias como veículos autônomos e veículos elétricos são uma forte tendência para os próximos anos, embora ainda tenham um custo elevado, dependendo do porte da empresa.
Em uma escala de gastos menor, temos ferramentas como o já citado TMS que auxilia na gestão de transporte, incluindo a parte burocrática, e também o roteirizador, ferramenta que literalmente automatiza as rotas e evita sérios problemas já conhecidos na logística de transporte, como roubos e acidentes.
O universo digital está cada dia mais próximo da nossa realidade que, se um dia esteve separada, agora se integra ao ambiente virtual para facilitar cada dia mais nossas vidas.
Entender como isso afeta o mercado e a logística é essencial para se preparar, já que a onda tecnológica não para, independente do setor de atuação em que estamos inseridos.
É a inovação dando as caras e mostrando para nós que o céu já não é mais o limite.