Impactos e benefícios da Logística Verde

Logística verde nas empresas
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A logística evoluiu em conjunto com as necessidades da humanidade. 

Não se trata apenas de transportar, armazenar ou gerir mercadorias, hoje em dia a logística tem participação direta na preservação do meio-ambiente.

A Logística Verde veio para mostrar o quão importante e benéfico isso pode ser para você, sua empresa e todos nós. 

Entenda mais sobre ela, seus benefícios e seu impacto neste artigo!


1 – O que é logística verde e seus objetivos 

Dentro da logística, existe um conjunto de medidas usadas em prol da sustentabilidade que recebem o nome de Logística Verde ou como alguns chamam, Eco-logística.

O principal objetivo da logística verde é reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente, sem perder produtividade ou qualquer característica benéfica à logística de modo geral.

Não é uma tarefa fácil e necessita de uma colaboração conjunta entre empresas e pessoas, para que o termo sustentabilidade não fique apenas no papel, mas se bem planejada e aplicada, qualquer efeito negativo que a empresa ou indústria poderia causar durante a cadeia de processos logísticos, é minimizado ou até extinto.

E na prática, o que podemos fazer com a Logística Verde?

  • Medir a emissão de carbono nas operações logísticas;
  • Diminuir a poluição causa no ar, na água, no solo e também a sonora, medindo seus impactos na logística, principalmente aquelas ligadas diretamente ao transporte.
  • Racionar os recursos de forma consciente, evitando desperdícios e incentivando a reciclagem.
  • Tornar a sustentabilidade uma extensão da cadeia de suprimentos, e não apenas um apoio.

2 – Logística verde aplicada em cada etapa da operação 

Mesmo nas operações mais básicas do processo logístico, a logística verde pode ser aplicada, buscando um alinhamento entre a otimização de processos e sustentabilidade.

Empacotamento

No empacotamento, a logística verde age reduzindo ao máximo o uso de materiais na confecção das embalagens ou substituindo por materiais biodegradáveis, ou seja, que possam voltar à natureza após seu descarte.

Carga e descarga

Nas operações de carga e descarga, o propósito é parecido com a logística verde aplicada no empacotamento. 

Aqui nós também temos como objetivo reduzir o desperdício de materiais, investindo na redução ou substituição de máquinas obsoletas por máquinas mais modernas.

Um exemplo disso é o uso de máquinas que são alimentadas por combustíveis, por maquinário elétrico.

Armazenamento

O armazenamento quando alinhado com a logística verde, tem muito a ver com infraestrutura.

Isso porque as condições de armazenagem são a base para uma logística verde bem aplicada nessa etapa específica da cadeia de suprimentos.

Além da otimização com mercadorias alocadas sempre com o objetivo de facilitar sua entrada e saída, também leva-se em conta a circulação de ar no espaço físico do armazém, preservando a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho e também o estado das mercadorias.

Transporte

No transporte, o objetivo principal é a diminuição do carbono emitido pelos automóveis responsáveis pela movimentação de mercadorias de um ponto ao outro, através do uso de unidades alternativas de transporte.

Semelhante às operações de carga e descarga e a adoção de máquinas elétricas, já temos hoje em dia opções para o transporte, como caminhões e outros automóveis de transporte movidos por eletricidade.

Distribuição

Aqui nessa parte nós temos dois canais importantes que a distribuição na logística verde trata.

O primeiro é o processo do produto até o local de distribuição exato e todas as operações envolvidas nesse processo.

O segundo canal diz respeito ao descarte e reaproveitamento de materiais, além de cuidar dos resíduos e gases gerados pelo transporte citado acima.

A distribuição na logística verde é consciente e sustentável.

Gestão de informações

A gestão de dados ou informações dentro da logística verde acaba impactando em todas as outras aplicações dela dentro da logística convencional.

Isso ocorre porque com uma boa tecnologia e gestão de informações, é possível traçar rotas e estratégias mais econômicas e eficientes, economizando tempo, dinheiro e recursos que em outros casos seriam desperdiçados.

Reciclagem e reutilização

Por fim, a aplicação da logística verde na reciclagem e reutilização de materiais é mais do que esperada.

É importante que a reciclagem e a reutilização seja algo rotineiro nas empresas, só assim a sustentabilidade vai, de fato, ocorrer da forma certa e trazer resultados positivos à empresa e ao meio ambiente.

Uma forma de fazer isso está em modificar processos que desgastam rápido demais os materiais e produtos.

Vale lembrar que aqui isso não diz respeito apenas à sustentabilidade e à preservação do meio-ambiente, mas também impacta diretamente na economia da empresa, que evitará desperdícios de materiais e consequentemente gastar menos a médio e longo prazo.

3 – Principais processos de logística verde nas empresas

Roteirização

De forma prática, podemos dizer que uma boa roteirização além de impactar economicamente nos custos de transporte de uma empresa, reduz o tempo de trajeto e permanência de motoristas nas estradas e consequentemente reduz bastante a emissão de gases na atmosfera.

Percebe? 

Existe toda uma cadeia de processos que fazem parte de uma mesma corrente, provando que o conceito de cadeia de suprimentos quando bem utilizado pode ser produtivo sem impactar no meio-ambiente. 

Além disso, com o roteirizador é possível obter uma precisão maior quanto aos gastos, pois ele cruza dados coletados sobre a frota e sobre a rotina de entregas, mostrando gargalos na operação e se é viável ou não, adquirir ou abrir mão de determinados veículos.

Nesse artigo sobre logística de transporte falamos mais sobre ele e outros meios de otimizar essa parte da logística.

Logística reversa 

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer algo: logística reversa e logística verde não são a mesma coisa.

É fácil confundi-las, pois a logística reversa é uma das bases da logística verde.

Aplicada na área industrial, na prática, a Logística Reversa é um conjunto de procedimentos que visa recolher e encaminhar produtos, embalagens ou resíduos devolvidos, com objetivo de reaproveitá-los, evitando até mesmo custos futuros com matéria prima.

Além, é claro, do mais importante motivo que é proteger nosso meio ambiente e evitar desperdícios, podemos destacar mais alguns motivos bem úteis para seu negócio:

  • Melhora a imagem da sua empresa;
  • Melhora os processos;
  • Reduz custos;
  • Atende à legislação Nº 12.305;

Gestão de frotas

A gestão de frotas impacta diretamente na logística verde de uma empresa que busca medidas sustentáveis de se manter no mercado sem perder produtividade ou lucros.

Isso porque como já vimos antes, desperdícios com rotas mal feitas impactam tanto na economia de tempo e dinheiro da empresa, quanto nos resíduos gerados pelos automóveis e jogados na atmosfera.

É claro que nem toda empresa tem condições de adotar medidas sustentáveis como automóveis elétricos para reduzir a emissão de gases, mas há outras medidas mais acessíveis que fazem total diferença nessa etapa da logística.

Uma delas já citamos acima, que é o roteirizador.

Outra que é de imensa ajuda ao gerir a frota, é o TMS

Além do TMS gerenciar a frota de veículos, ele também te dá o controle de informações importantes relacionadas ao transporte, como: fretes, gestão de despacho, as entregas, rastreamento de cargas, custos, e vários outros aspectos.

Redução de embalagens 

Reduzir as embalagens plásticas (principal vilão do meio-ambiente) é uma das metas da logística verde e isso pode ser feito com a utilização de embalagens biodegradáveis, que retornam à natureza ou em alguns casos, podem ser reutilizadas pela própria empresa, influenciando na economia de materiais e fabricação.

Hoje em dia o consumidor não é mais o mesmo de duas décadas atrás. 

Temos um público mais consciente e exigente quando o assunto é preservação e isso pode ser usado como vantagem competitiva.

Fornecedores e parceiros 

E se estamos falando de vantagem competitiva, é importante citarmos os fornecedores como algo que pode ser sua cartada final ao garantir a fidelidade do cliente ou aquilo que, em alguns casos, pode prejudicar seu negócio.

Escolher um fornecedor que esteja devidamente alinhado com objetivos sustentáveis é importante, pois de nada adianta trabalharmos com esse objetivo, se nossos fornecedores vão por uma direção contrária, sem o menor esforço em medidas sustentáveis.

Lembrem-se: a imagem de sua empresa não é formada apenas pelas ações dela, mas também por todos os envolvidos em sua logística.

4 – Benefícios da logística verde 

Redução de custos 

É claro que proteger nosso meio-ambiente e automaticamente preservar nossa qualidade de vida é o principal objetivo da logística verde, mas em termos de negócio, os gestores querem saber como isso impacta na empresa frente aos concorrentes.

A economia de tempo e dinheiro quando se adota a logística verde e todos os processos e medidas que ela traz consigo, como roteirização, gestão de frotas (com TMS), entre outros, é evidente.

E junto à logística reversa, a economia prática de materiais se torna uma ferramenta de aproveitamento que a empresa tem nas mãos.

Credibilidade 

Credibilidade não é dizer que investe em medidas sustentáveis.

É mostrar ao seu público que isso, de fato, está acontecendo com sua empresa e com todos os que fazem parte da sua cadeia de suprimentos.

Como dissemos antes, é necessário que a empresa e os fornecedores estejam alinhados e entendam o conceito de logística sustentável de forma única.

Se feito dessa forma, as chances dos clientes virem sua empresa como exemplo, acaba impactando não apenas na fama, mas naquilo que todo mundo gosta: nos lucros e na fidelidade do cliente com sua marca.

Adequação à legislação 

Estar em conformidade com a lei quando o assunto é meio-ambiente é importante para evitar problemas que possam impactar na credibilidade da empresa e obviamente nas vendas.

Aqui, uma pequena lista de leis das quais todo gestor deve se atentar:

5 – Logística verde e ESG 

Você sabe o que é ESG?

A sigla ESG significa, em inglês, Environmental, Social and Governance e se refere a boas práticas empresariais que estejam em conformidade com os aspectos: 

  • Ambiental: relacionado à sustentabilidade e redução de impactos negativos no meio ambiente, como economia de água, eficiência energética e redução da emissão de carbono na atmosfera.
  • Social: no que diz respeito a responsabilidades trabalhistas e sociais das empresas, como segurança do trabalho e diversidade. 
  • Governança: referente à implementação de processos competentes de administração focados em transparência e ética.

Como já deve imaginar, o ESG acaba sendo também uma parte da logística verde, na parte que abrange os cuidados com o ambiente.

Essa regulamentação dos processos logísticos sustentáveis tem uma importância enorme dentro da logística verde e nós aqui da Trackage temos um papel importante dentro dessa logística sustentável.

Como o YMS Trackage Maestro colabora em ESG 

O YMS Trackage Maestro é um software de Gestão de Pátio que oferece o controle e a visão completa de toda a operação logística, desde a chegada de um veículo na portaria até sua liberação.

Ao integrar à estratégia ESG da empresa, a solução Trackage entra como aliada para reduzir complexidades e gerar eficiência, promovendo uma gestão mais inteligente, ambientalmente sustentável e socialmente responsável. 

Substituindo processos feitos manualmente, por exemplo, o YMS Trackage Maestro reduz drasticamente o uso de papel e demais materiais e, consequentemente, os custos da empresa com esses insumos.

E a economia não vem apenas do papel: com a automatização do agendamento e otimização das etapas dentro do pátio, também há a redução da emissão de CO² em função do uso eficiente de recursos como diesel, óleo, água, entre outros.


Houve uma época em que a adoção de medidas sustentáveis era vista quase como uma utopia, já que o próprio cliente não tinha uma real noção do quão importante era preservar nosso meio ambiente ou o quanto a logística impactava diretamente nisso.

Hoje, isso mudou.

Temos um perfil de cliente exigente, preocupado e consciente com o planeta por uma questão de preservação e sobrevivência.

Se antes era uma opção investir ou não em uma logística verde e sustentável, hoje é uma obrigação para quem quer se manter na disputa ferrenha do mercado e garantir a fidelidade de seus clientes.

Que essa exigência aumente cada vez mais, pois nosso planeta agradece.