A história da Trackage

A história da trackage dentro da logística
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Neste artigo, temos o orgulho de falar um pouco sobre a história da Trackage e como tem sido nossa trajetória dentro da logística desde 2013.

Vocês entenderão como a Trackage surgiu, o que motivou seu fundador a dar o pontapé inicial e onde ela pretende chegar nesse mercado competitivo e de constantes mudanças.


1 → Trackage: a ideia de um torcedor

Quando pensamos em histórias de sucesso no ramo empresarial, nos vem à cabeça números, análise de mercado, planejamentos dos mais diversos tipos e tudo que compõe o cenário corporativo.

Todas essas coisas fazem parte da trajetória de qualquer empresa, é fato, mas muitas vezes o início de tudo, aquele insight inicial, se dá das formas mais inusitadas.

E se disséssemos, por exemplo, que a história da Trackage nasceu da mente e do desejo de um empresário, torcedor e amante do futebol, de mudar o cenário logístico brasileiro e também a vida das pessoas?

Era 2013 quando o Clube Atlético Mineiro embarcou para Marrocos, levando nas malas do auxiliar técnico do time todas as informações táticas e técnicas dos adversários.

Ao chegar em Marrocos, para a surpresa da comissão técnica, a bagagem com as anotações havia sido extraviada.

A partir do episódio e de muitos outros casos similares, Victor Hugo Espírito Santo, CEO e Founder da Trackage, idealizou um projeto com foco em rastreamento de bagagens.

No decorrer de 2014, a ideia entrou em validação por meio de diversas pesquisas de mercado e da construção de um MVP (Mínimo Produto Viável). 

O pequeno dispositivo de rastreio ficou conhecido como Trackage, junção das palavras Track (rastreio) + Baggage (bagagem).

O negócio toma forma com programas de aceleração

Em 2015, com a ideia amadurecendo, a construção do dispositivo Trackage foi feita por meio de um protótipo chinês e um software voltado para o rastreio de malas. 

O dispositivo passou a ser usado no mercado de turismo, atendendo empresas de transporte aéreo, agências e outras desse setor.

2015 foi um ano importante para o desenvolvimento da startup, marcado por programas especiais de desenvolvimento de empresas emergentes, com o objetivo de facilitar o crescimento destas.

Esses eventos são conhecidos como programas de aceleração, e a Trackage participou de alguns, chegando a ser premiada entre as três melhores ideias de startups do mercado.

Estava mais do que claro que a empresa andava no caminho certo, e o ano de 2016 guardava ainda mais surpresas para o time.

O mercado logístico abre as portas para a Trackage

Com o serviço prestado ao setor de turismo, o projeto chamou a atenção da Latam que propôs um novo desafio ao time Trackage: o monitoramento dos ativos do aeroporto de Congonhas.

Isso incluía o rastreio dos tratores através de dispositivos móveis, como celulares.

Tudo em tempo real.

Depois do teste bem sucedido, o próximo desafio seria testar no aeroporto de Guarulhos, onde o fluxo maior provaria, de fato, a eficiência do dispositivo.

Mais uma vez o dispositivo Trackage provou ser uma solução para o mercado logístico.

A Trackage assinava, assim, seu primeiro grande contrato.

O dispositivo, chamado de Trackage Bags, e apelidado de Alfajor pelo seu formato, foi ao mercado em 2016 em projeto piloto na Latam Airlines.

2 → Do alfajor ao YMS

Quando 2017 chegou, trouxe com ele uma mudança que faria da Trackage o que ela é hoje em dia.

Victor Hugo inscreveu a Trackage no programa de aceleração Liga Autotech, onde haveria empresas mães que poderiam prover apoio para startups.

O interesse pelo projeto da Trackage veio por parte da Mercedes, que selecionou a Trackage e fez com que Victor Hugo percebesse que era hora de migrar de vez do mercado de turismo (onde o dispositivo Trackage ainda atuava), para o mercado logístico.

Logo em seguida, surgiu a oportunidade de se inscrever no edital da primeira edição do programa Conexão Startup Indústria, promovido pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústria), onde a Trackage foi escolhida como a melhor startup brasileira de 2017.

Esse momento foi fundamental, pois a partir daí a Trackage teve seu primeiro contato com uma das suas principais clientes, a 3M, além da Votorantim Cimentos.

Com essas duas parcerias, foram iniciados alguns projetos focados em rastreabilidade de cargas, mas foi na 3M que o projeto piloto, que daria origem ao carro chefe da empresa hoje em dia, foi criado.

Entre 2018 e 2019, foi notado que uma mesma demanda de pedidos de várias empresas que eram atendidas pela Trackage se repetia: o monitoramento de tempo e movimentação dos ativos no pátio.

“Conversando com o Renato, um dos co-fundadores, falei pra ele que a gente já tinha uma base com tantos pilotos de sucesso aplicados ao longo do tempo. Foi quando a gente percebeu que dava pra juntar todas as funcionalidades que já tínhamos como a rastreabilidade de cargas, e colocar o que todos pediam, como portaria, liberação de veículos, direcionamento para as docas, entre outros”, relembra Victor Hugo.

Esse insight foi a virada de chave que faltava para que a Trackage abraçasse de vez a gestão de pátio como seu principal produto.

O YMS Trackage Maestro começava a tomar forma com uma gigante do mercado, mostrando ao setor logístico que a Trackage estava só começando.

E afinal, o que é um YMS?

Vocês talvez possam estar se perguntando o que é um YMS.

Isso porque aqui no Brasil, as ferramentas de gestão logística mais usadas e conhecidas são o WMS e o TMS, respectivamente voltados para gestão de armazém e gestão de transporte, além do ERP, como ferramenta de integração.

Quando se trata da gestão de pátio, o mercado logístico ainda carecia de uma ferramenta que proporcionasse um controle total nessa área.

Assim, Victor Hugo viu nesse gargalo da logística brasileira a oportunidade de consolidar um produto que fizesse a diferença para o mercado.

Em 2019 a Trackage venceu pela segunda vez o prêmio de melhor startup brasileira pela ABDI e também foi a única startup selecionada pela gigante DHL no programa Popup.

Isso estreitou a relação entre as empresas, possibilitando coisas maiores como:

  • aumento de capital;
  • comunicação amplificada;
  • aumento de produção;
  • ganho de experiência.

Foi nesse mesmo período que coincidiu de três empresas (DHL, Eurofarma e Mercado Livre) solicitarem demandas bem semelhantes, o que comprovou a real necessidade do mercado de ter um controle de ponta a ponta dentro do pátio logístico.

A própria necessidade do mercado se fez presente como um indicador para se guiar pelos próximos passos.

3 → A principal solução do mercado 

A Trackage se firmou como a principal solução para os gargalos da gestão de pátio quando resolveu focar nessa área que, até então, se mantinha sem auxílios.

Porém, nas palavras de Victor, é preciso mais do que ser um produto isolado para ser um produto único no mercado.

A solução para gestão de pátio não compreende apenas o espaço entre a portaria e as docas.

O YMS precisa ter e dar visibilidade de ponta a ponta na cadeia logística desde o momento em que um caminhão sai para coletar ou entregar uma carga.

Se esse veículo irá atrasar ou chegar dentro do prazo, até o momento em que ele realmente chegar no local designado, cumprindo ou não a janela de espera, entre vários outros dados que juntos, entregam tudo que o gestor precisa saber para controlar as operações de carga e descarga.

“O que torna o YMS Trackage Maestro único é a capacidade que ele tem de integrar dados de vários outros sistemas de gestão, para consolidar esse controle e dar uma visibilidade única para o gestor de pátio. O gestor não precisa abrir cada sistema de gestão separado, o YMS integra todas essas informações”, explica Victor Hugo.

A eficiência que o Maestro entrega, ao permitir que o gestor monitore de ponta a ponta a cadeia de suprimentos, ficou ainda mais evidente nas operações da DHL.

Com duas de suas plantas petroquímicas localizadas na unidade de Duque de Caxias (RJ), a operação da Braskem, líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, expede cerca de 3,4 mil toneladas por dia, utilizando uma frota de 136 veículos só na filial carioca.

Para isso, a empresa conta com os serviços da DHL, operadora logística que atende as operações de ensaque e expedição das unidades da Braskem no Rio de Janeiro e em Triunfo (RS).

E é na Baixada Fluminense que a parceria entre Braskem, DHL e Trackage iniciou, com a implantação do YMS Trackage Maestro, no início de 2022.

De acordo com Alessandra dos Santos Fortes, Supervisora de Operações da DHL, a aglomeração de veículos na entrada da unidade da Braskem, em Duque de Caxias (RJ), se intensificou com a pandemia e passou a gerar uma espera média de 40 a 50 minutos.

Com isso, além de afetar a segurança das pessoas envolvidas, a fila de caminhões também causava atrasos nas operações.

“Antes da implementação do YMS Trackage Maestro, localizar e entrar em contato com cada motorista era uma demanda DHL. E quando havia um atraso,  isso impactava desde o reagendamento ─ que dependendo da janela poderia ficar para o dia seguinte ─, até a jornada dos demais caminhões”, explica Alessandra.

A solução veio por meio de uma visita às operações de outro cliente da DHL, a L’oréal, que utiliza o sistema logístico da Trackage desde 2020 e alcançou resultados significativos na otimização de seus processos.

Ao conferir o desempenho do software na L’oréal, o mapeamento dos processos da Braskem deu o pontapé inicial para a implementação do YMS Trackage Maestro.

“Nossa equipe visitou as plantas para conhecer de perto a realidade da unidade. Dessa forma, foi possível entender melhor a demanda e como o produto poderia ajudar a operação”, conta Júlia de Araújo, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Trackage.

Em pouco tempo, de acordo com Alessandra, o sistema eliminou definitivamente a aglomeração de motoristas na entrada da unidade e ainda trouxe outros benefícios para a operação, como a visibilidade em tempo real e a possibilidade de trabalhar de forma antecipada. 

Com os resultados positivos obtidos em Duque de Caxias (RJ), o objetivo agora é rodar o YMS Trackage Maestro também na unidade que atende as plantas da Braskem em Triunfo, no Rio Grande do Sul.

De acordo com Júlia de Araújo, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Trackage, o próximo passo é conhecer o fluxo da unidade para iniciar a implementação do software com base no que foi criado para as plantas de Duque de Caxias.

A ideia é padronizar toda a operação com o auxílio do YMS Trackage Maestro, tornando a gestão de pátio em ambas as unidades muito mais eficiente.

Segundo Alessandra dos Santos Fortes, Supervisora de Operações da DHL, a implementação do software na unidade da Braskem é considerada um case de sucesso dentro da própria DHL.

“É uma ferramenta muito simples e intuitiva de usar e entrega o resultado que esperamos. Ela veio para agregar e isso é só o início”, finaliza Alessandra.

4 → Rumo ao topo 

Quando colocamos em números o quão prático o YMS Trackage Maestro é como solução, entendemos o motivo da Trackage chamar a atenção de inúmeros clientes dentro e fora do Brasil.

Além da DHL, 3M, Coca Cola, Lego, ArcelorMittal, Whirlpool e Latam, outras 500 organizações utilizam a Trackage para otimizar suas operações de pátio (docas, portaria, agendamento, gestão de recursos, etc).

De acordo com estudos da Fourkites, a gestão de pátio é uma dor para 92% das empresas nos EUA, contudo apenas 25% possuem um YMS para minimizar os problemas.

No Brasil, não há dados sobre a gravidade do problema. Por outro lado, números da Trackage mostram que o uso do YMS para gestão de pátio, entre outros benefícios, reduz em até 60% as filas de veículos na portaria

Já para a gestão de ativos, o aumento de produtividade pode chegar a até 13%.

Com o uso do YMS dentro do pátio, todos os processos ficam mais precisos, eliminando gargalos comuns e ainda prevenindo que qualquer contratempo se torne algo maior, dando tempo ao gestor para pensar e agir com mais eficiência.

Com uma plataforma 100% online, intuitiva e plug and play, você monitora sua operação de qualquer lugar fazendo uma gestão muito mais preditiva e proativa.

No YMS Trackage Maestro, as informações estão na palma da sua mão, ampliando seu controle sobre suas operações em tempo real.

O YMS Trackage Maestro pode ser usado por:

  • operadores logísticos; 
  • indústrias;
  • transportadoras e fornecedores.

Benefícios da ferramenta

Alguns números importantes sobre o YMS Trackage Maestro

  • Mais de 180 milhões de volumes são monitorados em Centros de distribuição.
  • Mais de 10 mil motoristas têm seus agendamentos otimizados.
  • Mais de 500 empresas otimizam suas operações logísticas com o Maestro.
  • Mais de 1.1 milhão de check-ins de clientes e motoristas foram realizados.
  • Mais de 60 mil agendamentos foram realizados.

Características do YMS Trackage Maestro que permitem ter um controle de ponta a ponta da sua logística de pátio

  • Agendamento de carga e descarga;
  • Check-in de motoristas na portaria;
  • Gestão e otimização das docas;
  • Localização em tempo real da carga no pátio;
  • Comunicação via notificação com o motorista;
  • Gestão e digitalização de documentos;
  • Automatização de processos via integrações;
  • Aplicações com Inteligência Artificial.

5 → O futuro da gestão de pátio

Victor Hugo vê no mercado logístico um espaço sem fronteiras para melhorias.

A logística ainda está amadurecendo e a Trackage hoje em dia é um dos grandes players nessa evolução da área dentro do Brasil, tendo participação direta nesse amadurecimento do mercado.

“Como empresa, a gente quer ser tudo que um gestor logístico precisa para não se preocupar com gargalos nas suas operações.”

Patrícia Cicci, Diretora de Relações Institucionais da Trackage, entrou no time apenas um ano após Victor Hugo idealizar a empresa e tem sido, desde então, ao lado de Renato Vieira e Igor Moreira, peça fundamental para esse crescimento.

“Eu não vejo limites para a Trackage no futuro da logística, justamente por sermos uma empresa com uma metodologia orgânica e absorvermos as necessidades do mercado para fazermos aquilo que a gente propõe: resolver problemas e melhorar a experiência de todos os envolvidos.”

Quando fazemos um retrospecto da Trackage, percebemos que em poucos anos a empresa fez pelo mercado logístico o que foi postergado por muitos durante bastante tempo.

Identificar a gestão de pátio como uma dor do cliente a ser sanada, foi a peça que faltava para entrar nessa área com o pé direito, mas também compreender que fazer logística não é apenas resolver problemas, mas dar às pessoas opções de como resolvê-los.

Entregar para um gestor o controle de suas operações de forma intuitiva é mostrar a ele que abandonar processos puramente manuais e abraçar a tecnologia só traz benefícios.

Educar o mercado para que ele compreenda de forma ampla o que é a logística e como fazê-la de um jeito eficiente e prático, traz para a Trackage a satisfação de contribuir para esse avanço.

Por fim, imaginar que isso tudo é apenas a ponta de um grande iceberg de oportunidades que ainda surgirão ao longo dos próximos anos, faz a Trackage ter cada vez mais certeza de está no caminho certo e o futuro é promissor para a gestão de pátio.


A história da Trackage foi um grande laboratório que resultou em uma inovação do setor logístico da gestão de pátio, onde muita coisa mudou e continua mudando de acordo com a necessidade do mercado.

Entrar de cabeça na logística e contribuir para a melhoria do mercado e de todos os envolvidos nas operações, foi desafiador, mas promissor.

Hoje, aquela empresa que iniciou em 2013 pelas mãos de um torcedor visionário, é a grande referência da logística brasileira e continua almejando coisas maiores.

2023 vem aí e com ele novos desafios, novas oportunidades e a certeza cada vez maior de que o céu já não é mais o limite.