Com foco na otimização da Gestão de Pátio, o YMS Trackage Maestro foi idealizado para tornar os fluxos logísticos realizados dentro do pátio mais precisos e eficientes.
O sistema ajuda a eliminar gargalos comuns da operação, além de aumentar a produtividade e proporcionar maior visibilidade aos gestores sobre seus ativos e operações.
Neste artigo, tire todas as suas dúvidas sobre o YMS Trackage Maestro e entenda como a solução pode tornar sua operação mais preditiva e proativa.
1 → O que é o YMS Trackage Maestro?
É um software logístico com foco em Gestão de Pátio (Yard Management System), desenvolvido para monitorar, controlar e otimizar as atividades dentro de um pátio.
Com uma plataforma 100% online, a solução é projetada para gerenciar toda a movimentação de veículos e recursos dentro do pátio, proporcionando uma visão em tempo real das operações logísticas.
2 → Quais tipos de negócios podem utilizar a solução?
A ferramenta pode ser utilizada por empresas logísticas de todos os tamanhos e segmentos e das pessoas envolvidas na cadeia de suprimentos.
Dessa forma, podem se beneficiar da solução:
- Operadores e gestores logísticos;
- Indústrias;
- Embarcadores;
- Varejistas;
- Agronegócio;
- Transportadoras;
- Fornecedores;
- Motoristas.
3 → Como o YMS Trackage Maestro funciona?
Por meio da coleta e análise de dados em tempo real, o YMS Trackage Maestro coordena e monitora todas as movimentações dentro do pátio logístico, otimizando a Gestão de Pátio, além de disponibilizar dados e informações de cada etapa do processo.
Esse monitoramento pode ser realizado por meio da integração com hardwares como um RFID (identificação por radiofrequência), por exemplo, ou apenas pelo YMS Trackage Maestro.
Com isso, o software permite uma visão completa para:
- Agendamento de carga e descarga;
- Registro de check-in de veículos;
- Direcionamento para as docas;
- Monitoramento de todas as movimentações no pátio;
- Comunicação com motoristas;
- Comunicação automatizada entre equipes (portaria com financeiro por exemplo);
- Relatórios e análises.
4 → Quais são os principais benefícios de implementar a ferramenta?
Ao fornecer uma Gestão de Pátio mais dinâmica e centrada em dados, o YMS Trackage Maestro proporciona mais fluidez aos processos e gera informações valiosas de possíveis gargalos na operação.
A partir disso, a ferramenta oferece uma série de benefícios para operações logística, como:
- Visibilidade em tempo real;
- Redução de custos;
- Eficiência operacional;
- Otimização de espaço;
- Economia de tempo e recursos;
- Previsibilidade de demanda;
- Satisfação de clientes;
- Melhoria contínua.
5 → Quais são as principais funcionalidades e recursos do YMS Trackage Maestro?
O YMS Trackage Maestro é, atualmente, o sistema de gestão de pátio mais completo do mercado, podendo ainda ser parametrizado de acordo com as necessidades da empresa, e contando com uma série de funcionalidades e recursos como:
- Dashboard e KPIs em tempo real das jornadas ativas;
- Relatórios de check-in e agendamentos;
- Visualizações em card e lista das jornadas (painéis);
- Localização em tempo real;
- Gestão de usuários e grupos de permissões;
- Cadastro de motoristas e transportadoras;
- Agendamento de carga e descarga;
- Gestão de regras de Agendamento Personalizadas;
- Alertas de agendamento via e-mail;
- Anexos de documentações;
- Gestão de direcionamento e ocupação de docas;
- Aplicativo para check-in de motoristas;
- Restrição de uso dos motoristas por cerca virtual;
- Comunicação via notificações de jornada no app;
- Check-in via totem;
- Gestão dos processos logísticos via status;
- Segmentação de etapas e ações dos fluxos de jornada;
- Envio de alertas via SMS*;
- Gestão de manobras via fluxos de engate e desengate* ;
- Integrações com sistemas*.
*Funcionalidades contratadas por demanda.
6 → Quais são os desafios comuns da implementação do sistema?
Embora o YMS Trackage Maestro seja a melhor solução do mercado, alguns desafios externos ao sistema podem surgir na hora da implementação.
O primeiro é a falta de processos internos bem definidos. Segundo Lorena Martins, Product Designer da Trackage, sem processos claros é difícil estabelecer uma base sólida para integrar a plataforma de forma eficiente.
“Nesses casos, é essencial realizar uma revisão dos processos existentes ou criar novos fluxos de trabalho para garantir uma integração adequada e aproveitar ao máximo os recursos do sistema”, explica.
Além disso, o ideal é que a empresa também tenha clareza do objetivo a ser alcançado com o YMS Trackage Maestro, ponto que também pode ser um entrave na hora da implementação.
Outros dois grandes desafios são a falta de infraestrutura de TI ─ que precisa estar preparada para suportar a plataforma, incluindo conexões de internet confiáveis e adequadas para lidar com o tráfego de dados necessário ─ e o engajamento dos usuários internos.
“Nem todos os funcionários podem estar familiarizados com a plataforma ou entender sua importância para suas tarefas diárias. É necessário investir tempo e recursos na conscientização e treinamento dos envolvidos para garantir a aderência”, ressalta Lorena.
Para auxiliar nesse desafio a Trackage produz e compartilha com a empresa materiais de capacitação. Outras ações que podem ajudar são a comunicação eficaz e demonstrações práticas dos benefícios da plataforma.
7 → Quais são os requisitos técnicos para a implementação?
Por ser um Software as a Service (SaaS), o YMS Trackage Maestro não exige infraestrutura de serviços ou banco de dados do cliente.
Os únicos requisitos técnicos necessários para a implementação da ferramenta são:
- Integração de sistemas já existentes via API;
- Conectividade de internet;
- Navegador web atualizado;
- Dispositivos com sistema operacional compatível para o acesso dos usuários.
8 → Quais são os custos envolvidos?
A depender de cada empresa, os custos de implantação do YMS Trackage Maestro podem variar de acordo com o tamanho e complexidade da operação, se todos os requisitos de implantação são atendidos e se há ou não customizações no produto.
Porém, os custos padrão da implantação do YMS Trackage Maestro são:
- Licenciamento do software;
- Customizações (contratação por demanda);
- Integração;
- Hardware e infraestrutura;
- Consultoria (contratação por demanda).
9 → Quais são as etapas para implementar o YMS Trackage Maestro?
Em geral, a implementação do produto passa por, no mínimo, sete etapas:
- Reunião de alinhamento: para que o time de Onboarding da Trackage possa compreender os processos da operação e criar um fluxo personalizado dentro da plataforma. Essa fase permite uma análise detalhada das necessidades da empresa, garantindo que a configuração da plataforma atenda às demandas específicas do negócio.
- Cronograma de entrega: elaborado pela equipe de Onboarding, define os prazos para a configuração, integração e treinamento, permitindo que o cliente tenha uma visão clara das etapas e dos prazos envolvidos.
- Treinamentos: com o objetivo de extrair o melhor desempenho da solução, são conduzidos treinamentos, ministrados pela equipe Trackage, para orientação dos usuários que irão utilizar a plataforma. Essa fase abrange todas as funcionalidades relevantes da plataforma, fornecendo conhecimento prático e orientações sobre como utilizar a ferramenta de maneira eficiente.
- Período de testes e validação do fluxo: após a configuração e treinamento, é estabelecido um período de testes e validação do fluxo no YMS Trackage Maestro. Esse período permite que os usuários experimentem as funcionalidades em um ambiente controlado, garantindo que o fluxo de trabalho esteja correto e atenda às necessidades operacionais.
- Análise do período de testes: essa etapa envolve a avaliação dos resultados obtidos e a identificação de possíveis melhorias. Com base nessa análise, ajustes e refinamentos podem ser feitos para otimizar ainda mais a utilização da plataforma.
- Utilização da ferramenta: após os testes e refinamentos, a plataforma está pronta para ser utilizada na operação e a empresa tem acesso a todas as funcionalidades e recursos disponíveis, permitindo o gerenciamento das suas operações logísticas com eficiência e rastreabilidade.
- Acompanhamento: por fim, a equipe de suporte e atendimento ao cliente está sempre disponível para fornecer assistência, tirar dúvidas e oferecer suporte contínuo para garantir que a empresa obtenha o máximo valor da plataforma ao longo do tempo.
10 → Qual é o tempo médio de retorno do investimento (ROI)?
Após a implementação do YMS Trackage Maestro, em geral, o tempo médio do retorno sobre o investimento (ROI) é de três meses.
É essencial destacar que o ROI irá depender da complexidade de cada operação e da adesão e uso da ferramenta pelas áreas envolvidas, em alguns casos, por exemplo, o ROI foi obtido em 30 dias e em outras operações o período foi mais extenso.
11 → Como a solução pode melhorar a eficiência e a produtividade da cadeia de suprimentos?
Por meio do controle e da visibilidade fornecidos pelo sistema, o YMS Trackage Maestro gera eficiência e produtividade em vários pontos da cadeia de suprimentos, como:
- Otimização do fluxo de veículos: em que permite o agendamento preciso de para carga e descarga, otimizando o fluxo de tráfego dentro do pátio. Isso reduz os tempos de espera, elimina atrasos e congestionamentos, resultando em maior eficiência operacional.
- Alocação inteligente de espaço: ajuda a alocar o estacionamento de forma eficiente, considerando fatores como prioridade, tipo de carga, tamanho do veículo e restrições operacionais para maximizar a utilização do espaço disponível.
- Rastreamento e localização em tempo real: com funcionalidades para rastreamento e localização em tempo real de veículos dentro do pátio, a solução permite uma visão completa das operações, facilita o monitoramento da produtividade e a tomada de decisões com base em informações atualizadas.
- Colaboração e comunicação aprimoradas: promove uma comunicação eficiente entre motoristas, operadores de pátio e equipes de planejamento, facilitando a troca de informações críticas e o compartilhamento de instruções precisas.
- Planejamento e programação otimizados: é possível priorizar tarefas, estabelecer rotas eficientes para movimentação de veículos, otimizar a sequência de atividades e minimizar tempos ociosos, melhorando a produtividade da cadeia logística.
- Monitoramento de desempenho e análise de dados: o sistema gera relatórios detalhados sobre o desempenho do pátio, tempos de permanência, utilização do espaço e outros indicadores-chave de desempenho. Essas informações permitem a análise do desempenho operacional, identificação de áreas de melhoria e implementação de estratégias de aprimoramento contínuo.
- Integração com outros sistemas: o sistema de gestão de pátio da Trackage também pode ser integrado com outros softwares de gestão, como WMS e TMS, para fornecer uma solução ainda mais abrangente.
12 → Como o YMS Trackage Maestro ajuda na tomada de decisões estratégicas e operacionais?
O YMS Trackage Maestro auxilia na tomada de decisões estratégicas e operacionais a partir do fornecimento de informações precisas e em tempo real sobre as operações do pátio.
Segundo Igor Espírito Santo Moreira, CCO da Trackage, além de uma visão mais gerencial, com relatórios e dashboards, o YMS Trackage Maestro também proporciona uma visão operacional do dia a dia.
“O sistema permite uma visibilidade de ponta a ponta da Gestão de Pátio para tomadas de decisão tanto emergenciais quanto de planejamento”, explica.
Dessa forma, alguns dos pontos onde o YMS Trackage Maestro auxilia na tomada de decisões são:
- Visibilidade completa e centralizada;
- Informações atualizadas em tempo real;
- Confiabilidade de dados;
- Relatórios segmentados e personalizados;
- Planejamento;
- Agendamento de carga e descarga otimizados;
- Colaboração e comunicação facilitadas;
- Monitoramento de indicadores de desempenho;
- Integração com outros sistemas.
13 → Quais são os recursos de rastreamento e monitoramento oferecidos pela plataforma?
Para fazer o rastreamento e monitoramento de cargas, o YMS Trackage Maestro oferece recursos e funcionalidades como:
- Mapa em tempo real: que permite a visualização da posição e movimentação atualizada de cada veículo, gerando um melhor gerenciamento das operações logísticas.
- Dashboard: que fornece alertas e informações em tempo real sobre o veículo, motorista e carga em todas as etapas durante o percurso interno.
- Relatórios de jornada: que oferece dados detalhados sobre o tempo de entrada e saída do veículo em diferentes etapas do percurso interno, tempos de carregamento e descarregamento, paradas realizadas, entre outros dados relevantes para uma análise completa da jornada do veículo dentro do pátio.
14 → Como o sistema contribui para o atendimento e satisfação de clientes?
A partir de uma melhor organização da operação, digitalização e agilidade nos processos logísticos dentro do pátio, o YMS Trackage Maestro possibilita:
- Redução no tempo de espera para carga e descarga;
- Precisão e confiabilidade dos dados e informações;
- Comunicação eficiente com motoristas;
- Comunicação eficiente com equipes internas e externas;
- Precisão no processo de agendamento de carga e descarga;
- Melhoria na rastreabilidade;
- Resolução rápida de problemas referentes ao pátio;
- Melhoria contínua da operação de pátio.
Ao agir sobre esses pontos, consequentemente o sistema auxilia no melhor atendimento ao cliente e em um maior nível de satisfação com o serviço prestado.
15 → Como funciona o suporte técnico do YMS Trackage Maestro?
A Trackage possui suporte 100% automatizado e eficiente, onde você pode:
- Fazer abertura de tickets;
- Relatar problemas no sistema;
- Fazer reclamações em nossa ouvidoria;
- Acionar o plantão telefônico de atendimento imediato (das 19h às 7h);
- Falar diretamente com um de nossos atendentes (das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira).